Futebol Internacional

Portugal atropela a Suíça, vence a primeira e assume a liderança do Grupo da Nations League

Portugal atropelou a Suíça pela Nations League. Foto: Carlos Rodrigues/Getty Images.

Portugal goleou com facilidade a Suíça por 4 a 0 no Estádio José Alvalade, em Lisboa, na tarde deste domingo (5), pela segunda rodada da Nations League. Com um grande primeiro tempo, Cristiano Ronaldo marcou duas vezes, e William Carvalho e João Cancelo completaram a goleada portuguesa.

Com o resultado, Portugal assumiu a liderança do Grupo 2 da Liga A, com quatro pontos. Enquanto isso, a Suíça conheceu a segunda derrota na competição, e segue zerada na lanterna da chave.

Portugal volta a campo na quinta-feira (9), às 15h45 (horário de Brasília) quando recebe a República Tcheca também em Alvalade. Já a Suíça encara a Espanha no mesmo dia e horário, no Estádio de Geneva. Ambos jogos são válidos pela terceira rodada da Nations League.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

O JOGO

Primeiro Tempo

A partida começou com disputas duras entre os jogadores. Logo nos primeiros minutos, Otávio sentiu dores no tornozelo após dividir com Mbabu, enquanto Nuno Mendes reclamou de dores nas costas e precisou ser atendido.

Seferović chegou a balançar as redes para a Suíça aos cinco minutos após cobrança de escanteio que a zaga portuguesa não conseguiu afastar, mas o VAR reviu o lance e entendeu que Schär tocou com a mão na bola na jogada.

Se o gol suíço não valeu, Portugal respondeu com um legítimo. Aos 15 minutos, Otávio sofreu falta na entrada da área, Cristiano Ronaldo bateu forte e William Carvalho aproveitou rebote de Kobel para empurrar para dentro e abrir o placar.

A Suíça respondeu pouco depois em uma chegada rápida pelo lado direito. Mbabu cruzou à meia altura, Danilo Pereira afastou mal e Xhaka ajeitou para Ricardo Rodríguez, que chegou batendo forte, à esquerda do gol.

Otávio quase ampliou o placar depois que Nuno Mendes cruzou e Cristiano Ronaldo ajeitou de peito para o meia, que chegou batendo de primeira, dentro da área, mas Lomba conseguiu desviar e a bola foi para fora.

E levou 35 minutos até que o artilheiro Cristiano Ronaldo deixasse o seu. Cancelo deu lançamento longo, Bruno Fernandes cruzou rasteiro para Jota, que dominou, arrastou a marcação e deixou para o capitão bater firme e fazer o segundo de Portugal.

Quase imediatamente após o gol, Diogo Jota perdeu uma chance incrível. O atacante recebeu lançamento de Cancelo e saiu cara a cara com Kobel, mas demorou para finalizar e Mbabu apareceu de forma providencial para travar o chute.

Na cobrança de escanteio, a bola voltou a insistir em não entrar. Bruno Fernando bateu no segundo poste e Pepe desviou de cabeça, mas acertou a trave. Na sobra, o próprio zagueiro completou, mas Kobel defendeu.

E a pressão portuguesa deu resultado. Aos 40 minutos, em escapada rápida pela esquerda, Nuno Mendes cruzou para Jota, que bateu em cima de Kobel, mas a bola sobrou para Cristiano Ronaldo, livre na pequena área, só ter o trabalho de empurrar para o gol e fazer o terceiro.

Mesmo com os dois gols, Cristiano Ronaldo queria mais e quase atingiu o hat-trick. Cancelo achou lindo passe entre Rodríguez e Schär para o capitão e, apesar de estar a poucos metros do gol, não conseguiu completar como imaginava e mandou para fora.

Já no último lance da primeira etapa, nos acréscimos, Diogo Jota puxou contra-ataque pela esquerda, invadiu a área e rolou para Cristiano Ronaldo, que teve todo o tempo de ajeitar a bola, mas pegou mal e mandou à esquerda do gol.

Segundo Tempo

Na volta do intervalo, Portugal seguiu com a intensidade do primeiro tempo e chegou a fazer mais um gol, que foi invalidado. Cristiano Ronaldo fez jogada com Jota e bateu para defesa de Kobel, o craque aproveitou o rebote, mas o bandeirinha deu impedimento.

Bruno Fernandes teve uma boa chance de fazer o terceiro gol depois de limpar Mbabu bonito pela esquerda e bater dentro da área, mas colocou força demais e mandou por cima do gol.

Depois de o ritmo do jogo baixar, os técnicos fizeram trocas e Fernando Santos foi quem se deu melhor. Bernardo Silva, que havia acabado de entrar, achou belo passe para João Cancelo, que deu lindo drible no goleiro Kobel e empurrou para o gol vazio e fez o quarto de Portugal, aos 24 minutos.

Com a goleada praticamente consolidada, Portugal voltou a acalmar o jogo e cadenciar mais o ritmo da partida. Mesmo assim, Embolo deu uma chegada dura em Palhinha, que gerou uma discussão generalizada entre os jogadores, mas a arbitragem rapidamente acalmou os ânimos.

Portugal teve um pênalti marcado a favor depois que Nuno Mendes tomou uma chegada de Mbabu na entrada da área. Cristiano Ronaldo chegou a se posicionar para a cobrança, mas o VAR reviu o lance e entendeu que a falta aconteceu antes da linha. O próprio capitão foi para a batida e chutou forte, para grande defesa de Kobel.

Na parte final do jogo, Portugal seguiu melhor, mas se poupou fisicamente, apesar de estar com fôlego renovado pelas substituições, e conseguiu administrar o placar para sair com a vitória e os três pontos na frente de seus torcedores.

+ Gol contra de Yarmolenko decide e País de Gales retorna a Copa do Mundo depois de 64 anos

+ Com cinco gols em uma única partida, Messi ultrapassa Puskás em artilharia histórica por seleções

FICHA TÉCNICA

Uefa Nations League – 2ª Rodada, Liga A, Grupo 2

Portugal 4×0 Suíça

Data: 05/06/2022, 15h45 (horário de Brasília)

Estádio: José Alvalade, Lisboa, Portugal

Árbitro: Orel Grinfeld (ISR)

Gols: 1ºT – 15’ William Carvalho, 35’ e 40’ Cristiano Ronaldo (Portugal) 2ºT – 24’ João Cancelo

Portugal (4-3-3): Rui Patrício; João Cancelo, Pepe, Danilo Pereira e Nuno Mendes; Otávio (Rafael Leão), William Carvalho (Matheus Nunes) e Rúben Neves (Palhinha); Diogo Jota (Ricardo Horta), Bruno Fernandes (Bernardo Silva) e Cristiano Ronaldo. Técnico: Fernando Santos.

Suíça (4-3-2-1): Kobel; Mbabu, Lotomba, Schär e Ricardo Rodríguez (Okafor); Fabian Frei e Xhaka; Steffen (Bottani), Shaqiri (Freuler) e Sow (Gavranović); Seferović (Embolo). Técnico: Murat Yakin.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo