Futebol

Portuguesa presta homenagem a Otto Glória, ex-treinador do clube

Parentes de Otto Glória acompanham homenagem ao ex-treinador da Lusa. Foto: Dorival Rosa/Portuguesa
Parentes de Otto Glória acompanham homenagem ao ex-treinador da Lusa. Foto: Dorival Rosa/Portuguesa

Na última semana, a Portuguesa completou 102 anos de fundação. Na data comemorativa, a Lusa venceu o Juventus-SP por 2 a 0, pela 7ª rodada da Copa Paulista, no estádio do Canindé. Os gols da “Barcelusa” foram marcados por Caio Mancha e Daniel Costa.

Com o resultado, a equipe paulista chegou a segunda posição do Grupo 3, com 12 pontos conquistados e briga por uma vaga na próxima fase da competição. Em sete jogos disputados são três vitórias, três empates e uma derrota, números que deixam o time com 57,1% de aproveitamento na competição.

Após o jogo, a Portuguesa fez uma homenagem a Otto Glória, considerado um dos maiores treinadores da história do clube paulista. O ex-treinador, que leva o nome do vestiário dos visitantes no Canindé, teve o rosto pintado no local.

O Museu Histórico da Portuguesa e o Acervo da Bola, plataforma comandada pelo jornalista Luiz Nascimento, descobriram uma história muito inusitada envolvendo o treinador e a Lusa. Em 1980, Otto Glória assumiu a Seleção da Nigéria, e ambos os times fizeram um amistoso.

Na época, o técnico recebeu uma homenagem no estádio, mas a celebração havia sido esquecida desde então. O gerente de marketing e comunicação da Portuguesa, Bruno Fernandes, falou sobre a ação envolvendo o ex-treinador.

– Nós tínhamos a ideia de fazer algumas melhorias e ações no estádio em torno do aniversário do Clube. Conversando com o jornalista e historiador Luiz Nascimento (do Acervo da Bola e da Paixão Lusa), ele nos trouxe essa história ocorrida em 1980. Essa homenagem ao Otto Glória e se encaixou perfeitamente na nossa ideia que era justamente revisitar e homenagear o passado da Portuguesa, mas em um novo contexto que são os grafites que vão servir de enredo – disse Bruno.

+ Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook. 

No confronto, a Portuguesa levou a melhor sobre a Seleção da Nigéria e venceu por 2 a 1. Os gols da Lusa foram marcados por Toquinho e Elias, enquanto Emanuel fez o gol de honra dos nigerianos. Além disso, o time do país africano tinha pouco jogadores profissionais e no elenco atuavam três engenheiros, dois advogados e um dentista.

Com a homenagem realizada, Bruno Fernandes destacou a alegria de encontrar familiares de Otto Glória e poder agradecê-los em nome do clube.

– O que mais nos alegrou foi ter conseguido localizar a família dele, entrar em contato com o neto que também se chama Otto Glória e conseguimos transformar a homenagem em algo ainda mais especial. Deixando de ser algo apenas interno do Clube, mas atingindo diretamente o próprio Otto com a vinda de seus familiares, a filha Sandra, sobrinho, afilhado – encerrou o dirigente.

Na Portuguesa, Otto comandou a equipe em duas oportunidades, somando sete anos de clube. Agora no aniversário de 102 anos da Lusa, a homenagem de 1980 será refeita.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo