Atlético-MG

Pragmatismo ou falta de pontaria? Atlético-MG tem poucos chutes certos no Brasileirão

Pragmatismo ou falta de pontaria? Atlético-MG tem poucos chutes certos no Brasileirão
Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

O Atlético-MG vive grande fase na temporada. Após ser bicampeão mineiro e se classificar como o primeiro lugar geral da fase de grupos da Copa Libertadores, o time comandado pelo técnico Cuca perdeu na estreia do Brasileirão, mas já se reergueu com três vitórias, além de vencer as duas partidas contra o Remo pela terceira fase da Copa do Brasil. O Galo é o atual quinto colocado do Campeonato Brasileiro, com nove pontos.

Mesmo em boa fase, o Atlético-MG aponta algumas marcas que podem ser preocupantes no decorrer da temporada. Em todos os quatro jogos do Campeonato Brasileiro, o Galo finalizou certo apenas nove vezes, dando em uma média de 2,25 chutes em direção ao gol por partida. Nota-se os placares magros feitos pela equipe no decorrer da competição, sendo todos os resultados vencidos ou perdido apenas com um gol de diferença: derrota para o Fortaleza por 2 a 1 e vitórias pelo placar mínimo diante o Sport, São Paulo e Internacional.

Ao todo, o Atlético-MG é o quarto ataque que menos finaliza no Brasileirão, com uma média de apenas sete chutes por jogo. Números bem diferentes ao do Campeonato Brasileiro do ano passado, quando o Galo liderou as estatísticas de finalizações (média e 12,6 por jogo) e bolas na trave (22).

O técnico Cuca falou sobre esse ‘pragmatismo’ do Atlético-MG em vencer com placares curtos e se ele acha que a equipe atleticana pode render mais.

— Se você perguntar ao torcedor do Galo o que ele quer do time, 99% vai dizer que quer a entrega do espírito, da alma e coração, que representem ele com amor e dedicação. Isso é o que o torcedor quer e, depois disso, vem a técnica, a qualidade, o show, o espetáculo e que fazem um montante. Não é que seja secundário, é que primeiro, saber jogar um jogo decisivo. São três pontos que se tem que comemorar muito e a gente ganhou com dedicação, espírito e alma, além do jogo também, porque se defender, também, é bonito. Atacar é legal, fizemos mais gol que o adversário, por isso que ganhamos. Teve um pouco menos de posse de bola? Faz parte. Teve um pouco menos de finalização também? Faz parte. Agora, tivemos equilíbrio dentro da partida, com um time maduro. Quando você sente que é um time maduro, a evolução vem e nos tornamos um candidato a ganhar — disse o treinador.

O Atlético-MG terá a oportunidade de aumentar o número de finalizações e de gols no Campeonato Brasileiro na noite desta segunda-feira (21), às 20h, no Mineirão, quando enfrenta a Chapecoense, pela quinta rodada do Brasileirão. A Chape ainda não venceu na competição e é a 17ª colocada, com apenas um ponto conquistado. Pode ser um adversário bom para o Galo aumentar os seus números ofensivos.

Para a partida o Atlético-MG conta com 13 desfalques: Junior Alonso, Alan Franco, Eduardo Vargas, Savinho e Savarino (convocados), Igor Rabello, Nacho Fernández, Marrony, Nathan, Dylan Borrero e Micael (Covid-19), Rafael e Dodô por lesão.

Para ficar informado sobre tudo que acontece Atlético-MG e Chapecoense, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo