Basquete

Premiação dos Melhores do Ano no NBB ocorre nesta sexta-feira

Montagem: Luís Fernando Tirone

Devido à pandemia da Covid-19, o Novo Basquete Brasil 12 teve o seu encerramento antes do esperado. Entretanto, a premiação dos Melhores do Ano é uma cerimonia marcante, feita pela Liga Nacional de Basquete (LNB) e este ano ela irá ocorrer, porém, de forma diferente. Desta vez serão realizadas duas lives, nesta sexta-feira (10/07) para a entrega dos vencedores: uma no Facebook e outra no Twitter, ambas no perfil oficial do NBB. A transmissão no Twitter terá início às 18h40 e no Facebook às 19h.

                 

Serão 25 atletas e três técnicos concorrendo em 10 categorias diferentes. Será montado o Quinteto Ideal da temporada (um armador, dois alas e dois pivôs), com o Sexto Homem e Melhor Técnico. Além disso, também terão: o Melhor Defensor, o Jogador que Mais Evoluiu, o Destaque Jovem, o Melhor Estrangeiro e o Melhor Jogador do NBB 12. As equipes que contém mais indicados são: Flamengo, com sete e Franca, com cinco.

Armador do Ano

O atual vencedor do prêmio, Franco Balbi, do Flamengo tenta defender seu título, mas a tarefa não será fácil pois a disputa esse ano está acirrada. Os outros indicados do prêmio são: Luciano Parodi, do Franca e Georginho, do São Paulo. Eles comandaram suas equipes à 2ª e 3ª colocação do NBB 12, respectivamente.

Alas do Ano

Como serão dois escolhidos nesta categoria, são seis alas que concorrem à uma vaga no Quinteto Ideal do NBB 12. Os indicados são: Alex Garcia e Leandrinho, ambos do Minas; Léo Meindl, do São Paulo; o também indicado à Melhor Jogador do Ano André Góes, do Mogi; e os atuais vencedores Marquinhos (indicado à Melhor Jogador), do Flamengo e David Jackson, do Franca.

Pivôs do Ano

Assim como os alas, nesta categoria serão escolhidos dois pivôs, portanto também serão seis indicados, que são: o atual vencedor Lucas Dias e Rafael Hettheimer, ambos do Franca; Olivinha, do Flamengo; Gerson, do Rio Claro; e os estrangeiros Devon Scott, do Minas e Nesbitt, do Corinthians.

https://twitter.com/NBB/status/1278438919407898632

Sexto Homem

Aqui são os três jogadores que mais contribuíram para a sua equipe saindo do banco de reservas. O armador Alexey, do Mogi, defende seu título na categoria contra o também armador Arthur Pecos, do Corinthians e o pivô Léo Demétrio, do Flamengo.

Técnico do Ano

O técnico do Botafogo, Léo Figueiró defende seu título na categoria após mais uma boa temporada, sendo o vencedor da Liga Sul-Americana e com a 8ª colocação no NBB 12. Mas não será uma tarefa fácil, pois os outros indicados são: Guerrinha, do Mogi das Cruzes, que fez uma campanha de recuperação com a equipe após diversas lesões de seus atletas, conseguindo se manter na 5ª posição; já o outro indicado foi o que comandou o líder Flamengo neste NBB 12, o jovem técnico Gustavo de Conti.

Defensor do Ano

O atual vencedor do prêmio, o ala Jimmy, do Franca concorre contra dois fortes candidatos: o ala Alex Garcia, do Minas, que é o maior vencedor do prêmio e o pivô Rafael Mineiro, do Flamengo, que contém a melhor defesa do campeonato. Talvez essa seja uma das categorias mais acirradas dentre todas.

Jogador que Mais Evoluiu

Nesta categoria será avaliado o jogador que mais melhorou seus números de uma temporada para a outra, os indicados são:

Vitão (pivô, Paulistano) – 2018/19: 4,4 pontos, 2,4 rebotes e 0,9 assistências, 2019/20: 9,0 pontos, 3,8 rebotes e 1,0 assistência;

Georginho (armador, São Paulo) – 2018/19: 8,9 pontos, 4,3 rebotes e 2,6 assistências, 2019/20: 15,5 pontos, 8,7 rebotes e 7,5 assistências;

Rafa Oliveira (ala-pivô, São José) – 2018/19: 7,4 pontos, 3,2 rebotes e 0,5 assistências, 2019/20: 16,2 pontos, 5,1 rebotes e 1,8 assistências.

Destaque Jovem

Apontados como promessas no início da temporada, quando entraram em quadra responderam e foram importantes para a suas equipes. Os indicados são:

Dikembe (pivô, Paulistano) – 23,5 minutos de quadra, 10,3 pontos, 7,8 rebotes e 13,8 de eficiência;

Buffat (ala, Pinheiros) – 20,1 minutos de quadra, 5,1 pontos, 3,1 rebotes e 1,3 assistências;

João Vitor (pivô, Unifacisa) – 18,9 minutos por jogo e de 10,2 pontos, 7,0 rebotes e 14,7 de eficiência.

Melhor Estrangeiro

Em todas as edições do NBB, sempre aparecem estrangeiros que se destacam e nesta temporada não foi diferente.

O atual vencedor do prêmio, o armador Franco Balbi, do Flamengo, também é indicado à Melhor Armador e é o líder de assistências da sua equipe.

Ele concorre contra o também indicado e atual vencedor do prêmio de Melhor Ala, David Jackson, do Franca, que foi o cestinha do clube paulista.

O outro indicado é o pivô Devon Scott, do Minas, que foi o maior reboteiro da equipe e por isso também é indicado ao prêmio de Melhor Pivô.

https://twitter.com/NBB/status/1276608324159578121

KING OF THE SEASON

Certamente o prêmio mais esperado de todos, o de melhor jogador da temporada 2019/20 do NBB. E essa disputa será muito acirrada, afinal os três indicados foram extremamente importantes para as suas equipes e merecem com certeza serem os vencedores.

André Góes, de 33 anos, foi um dos responsáveis pela recuperação do Mogi no NBB. Suas excelentes atuações lhe renderam a indicação ao prêmio de Melhor Ala do Ano e seus números foram muito bons – 14,6 pontos, 5,9 rebotes e 3,7 assistências e 16,8 de eficiência.

Georginho é um jovem armador de 24 anos, mas mostrou que é totalmente capaz de se tornar um excepcional jogador de basquete. Não atoa ele foi o jogador com mais indicações nesta edição do NBB, com três ao total. Além disso, seus números foram impressionantes – 15,5 pontos, 8,7 rebotes, 7,5 assistências e 24,1 de eficiência.

Marquinhos é o mais experiente dos três, mas isso não quer dizer que o jogador de 36 anos do Flamengo está atrás, muito pelo contrário. Ele foi um dos mais regulares deste NBB 12, com ótimos números – 17,3 pontos, 4,4 rebotes, 3,0 assistências e 16,5 de eficiência.

Fato é que esta foi mais uma ótima temporada do Novo Baquete Brasil e por isso todas a categorias estão muito acirradas. Por isso, não perca a premiação que ocorrerá hoje, sexta-feira (10/07), no Facebook e Twitter do NBB.

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Melhores do Ano do NBB anunciados - Esporte News Mundo

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo