Futebol Internacional

Premier League é proibida de liberar público nos próximos seis meses

Abertura da Premier League 2019/20 - Tottenham Stadium
Divulgação / Tottenham

A Premier League sofreu um revés nesta terça-feira (22) após ter sido proibida de realizar jogos com presença de públicos pelo próximos seis meses.

Esta decisão foi anunciada pelo primeiro ministro Boris Johnson, que determinou uma série de novas restrições para conter o aumento de casos e mortes na Inglaterra.

— Temos o conhecimento de que há uma possibilidade enorme do vírus se espalhar em reabrir exibições, conferências e estádios esportivos. Por isso, não permitiremos que eventos tenham público em outubro, mas reconheço as implicações que isso trará para os clubes — afirmou Boris Johnson em coletiva de imprensa.

— Não pouparemos esforços no desenvolvimento de vacinas, tratamentos, novas formas de testes em massa, mas a menos que façamos um progresso palpável, devemos presumir que as restrições que anunciei permanecerão em vigor por talvez seis meses — completou o primeiro ministro.

Na Premier League, havia um planejamento em curso para liberar a presença de público nos estádios com capacidade limitada a partir de outubro.

Uma carta conjunta enviada por diversas organizações esportivas da Inglaterra (incluindo a Premier League) foi enviada ao primeiro ministro afirmando que a decisão é “devastadora” para os clubes esportivos em toda a região britânica.

O grupo também pediu urgência para que um fundo emergencial seja criado para ajudar o esporte nos efeitos prolongados causados pela pandemia do Covid-19.

— Exigimos um pacote de apoio abrangente para o setor esportivo e físico para ajudar na sua recuperação. Este pacote deve combinar investimento, incentivos fiscais e reforma regulatória. —

— A Covid-19 prejudicou nossos fluxos de receita comercial com estádios e instalações de lazer fechados ou com grande redução de capacidade. O impacto disso potencialmente levará a uma geração perdida de esportes e atividades — disse o comunicado enviado pela associação.

A Premier League também disponibilizou um comunicado oficial separadamente afirmando que medidas de segurança devem ser tomadas, mas contestando a decisão de manter estádios sem público por tanto tempo.

— A Premier League toma nota do anúncio do governo hoje e, embora a saúde da nação deva continuar sendo a prioridade de todos, estamos desapontados com o adiamento do retorno seguro dos torcedores aos jogos —

— Estamos certos de que, por meio de diretrizes para toda a liga e um código de conduta desenvolvido com especialistas científicos e aprovado pela Autoridade de Segurança do Campo Esportivo do governo, os torcedores nos estádios estariam tão seguros ou até mais seguros do que em qualquer outra atividade pública permitida atualmente. Isso já é evidente em outras ligas europeias —

— O futebol não é o mesmo sem os torcedores e a economia do futebol é insustentável sem eles. Na temporada passada, os clubes da Premier League sofreram perdas de £ 700 milhões e, atualmente, nosso jogo está perdendo mais de £ 100 milhões por mês. Isso está começando a ter um impacto devastador nos clubes e suas comunidades —

— Estamos confiantes de que os clubes da Premier League, usando formas inovadoras de trazer os torcedores de volta ao campo em segurança, permitirão que as receitas retornem a todos os níveis do jogo, bem como manterão acordos de solidariedade, contribuições fiscais atuais e apoio financeiro para as economias locais e nacionais —

Foi ressaltado pela Sky Sports que o departamento de cultura, mídia e esporte do parlamento inglês estava coordenando o retorno aos estádios de diferentes modalidades esportivas.

Dentre as medidas imediatas, a partida entre Bath e Gloucester pelo campeonato local de rugby (Premiership) terá que fazer devolução de ingressos, visto que estava previsto para receber pessoas na noite desta quinta-feira (24).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo