Athletico

Preparador físico do Athletico, Túlio Flores, dá detalhes sobre a pré-temporada do clube

FOTO: DIVULGAÇÃO/ATHLETICO

Em entrevista exclusiva para o Furacão Play, canal de conteúdo exclusivo para assinantes e sócios do clube, o preparador físico do clube, Túlio Flores, comentou sobre a preparação dos atletas para a nova temporada e sobre os treinos que estão sendo feitos no Vila Ventura Ecoresort, em Viamão (Rio Grande do Sul).

O elenco que está se preparando na cidade gaúcha consiste de 46 jogadores – 20 atletas do time principal, do técnico António Oliveira, e 26 da equipe de Aspirantes, comandados por Bruno Lazaroni – que já estavam se preparando de forma individual em casa, fazendo exercícios focados no fortalecimento e em trabalhos metabólicos, trabalho que facilitou a volta aos gramados no reencontro da equipe. De acordo com Flores, a preparação agora tem o foco de aliar as questões físicas com os comportamentos técnicos que o treinador, António Oliveira, quer complementar na equipe.

Na visão do preparador físico, o Athletico vê a pré temporada de uma forma diferente dos demais, utilizando ela como uma oportunidade de consolidar os comportamentos técnicos e táticos que o treinador visa durante o ano via exercícios específicos dentro do campo, tentando modular esse trabalho para que assim atinja as características que o elenco deve encontrar nos jogos.

Túlio também comentou sobre como era o modelo de funcionamento de uma pré temporada antigamente, que de acordo com ele seria uma semana ou até dez dias com o foco somente no trabalho físico, algo que o clube não faz mais, entendendo que o condicionamento físico dos atletas vem da mistura desse trabalho físico e tático que foi citado anteriormente. Tais mudanças foram facilitadas pela chegada da tecnologia, que consegue monitorar a evolução dos atletas de forma rápida e precisa.

O tempo em Viamão, de acordo com Flores, foi muito bem otimizado, conseguindo espaçar bem os períodos de treino para que não tenha um excesso de carga nos atletas e assim, também possam ter o devido tempo de recuperação com atividades na fisioterapia, para que assim o clube consiga diminuir as perdas que podem ocorrer ao longo da temporada.

O objetivo com essa pré temporada é conseguir atingir um nível de performance ótimo e tentar manter isso ao longo do ano, o que deverá ser possível com os períodos de recuperação e manutenção que foram definidos, e dessa forma sempre deixando o elenco nos padrões que o treinador exigir. Na visão do preparador, isso se torna primordial porque uma equipe bem organizada vai se desgastar menos, o que desencadeia em um ciclo virtuoso, onde a preparação física depende da preparação tática e vice versa.

O Athletico, que completou mais de um mês sem disputar um jogo oficial, volta aos campos no próximo domingo (04) contra o Cascavel, confronto que será válido pela 3ª rodada do campeonato estadual.

Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo