Futebol

Preparador físico se destaca com trabalho de prevenção para atletas durante a pandemia

FOTO: DIVULGAÇÃO

Para quem acompanha diariamente os programas esportivos é comum ouvir que o futebol está cada vez mais nivelado e que a parte física tem feito toda a diferença, principalmente quando se leva em consideração o calendário do futebol brasileiro. Dessa forma, é cada vez mais comum encontrar atletas que buscam profissionais de educação física para complementar o trabalho que é realizado nos clubes que defendem. Muitas vezes esses profissionais oferecem um treino individualizado visando, acima de tudo, a prevenção de lesões e fortalecimento muscular. Diante desse cenário que se apresenta no Brasil, o preparador físico Ricardo Danng, tem se destacado.

O profissional já é bastante conhecido no meio do futebol e realiza trabalhos com jogadores como: o zagueiro Ruan Renato da Ponte Preta; o campeão mundial de futevôlei, Bruno Barros, jogadores que atuam no futebol carioca, além de atletas de outros esportes como vôlei, basquete e atletismo. Por conta da pandemia, o calendário do futebol brasileiro ficou ainda mais apertado e os jogos com intervalos mais curtos, aumentando o risco de lesão nos atletas. Sobre seu trabalho com os jogadores, Ricardo Danng explicou o que procura trabalhar com os atletas.

— Meu trabalho visa manter o desempenho atlético de cada atleta no mais alto nível, sempre ajustando uma valência física: seja força, potência ou resistência, sempre fazendo um trabalho paralelo ao do clube. Eu sempre trabalho pensando em diminuir a incidência de lesões nos atletas de alto nível, fazendo um trabalho de base, que muitas vezes, em função da correria, acaba não sendo feito no clube — disse o preparador físico Ricardo Danng.

O profissional atende os atletas no centro de treinamentos do Recreio dos Bandeirantes e atua na prevenção de lesões com trabalho individualizado desde 2010. Antes disso, foi estagiário no Vasco e funcionário do Flamengo na área da preparação física. Recém contratado pela Ponte Preta, o zagueiro Ruan Renato destaca a importância do trabalho feito em paralelo ao clube.

— Tive uma evolução muito grande na minha performance e me senti muito melhor para fazer as ações em campo, fora que me ajudou muito em relação as lesões e recuperação. Procurei o Danng porque sentia muita dificuldade em algumas ações dentro de campo, como por exemplo explosão, agilidade e também sentia que precisava melhorar minha mobilidade. Foi muito importante para mim e depois que comecei os complementos eu vi meus treinamentos evoluírem cada vez mais e consequentemente a minha performance no jogo também melhorou muito — destacou Ruan Renato.

Outro nome que procurou Danng para aperfeiçoar a parte física na busca por melhores resultados foi o Campeão Mundial Sub-20 de Futevôlei, Bruno Barros. Com conquistas nas ligas Paulista, Carioca e nos Estados Unidos, o atleta apontou a evolução que vem sentindo na parte física.

— Esse trabalho é voltado para o que eu preciso no meu esporte e consequentemente na melhora dos meus resultados em quadra. Procurei o Danng quando tive uma lesão que me afastou alguns meses da quadra. Eu precisava do fortalecimento para poder voltar sem dor e sem risco de machucar novamente. Acho muito importante que os atletas façam esse tipo de complemento, principalmente para manter seu corpo apto a prática do esporte e prevenir lesões nos atletas de alto rendimento — finalizou Bruno Barros, campeão Mundial de Futevôlei.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo