Futebol

Presidente da LaLiga apresenta projeto de liga no Brasil

FOTO: DIVULGAÇÃO

O projeto da uma liga de futebol no Brasil parece que está tomando forma. Na manhã desta terça-feira, os representantes de clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro encontraram-se com integrantes da La Liga, organizadora do Campeonato Espanhol, para expor os planos para uma liga de futebol no país. A reunião aconteceu na sede da XP Investimentos, na Vila Olímpia, bairro da zona sul de São Paulo.

O encontro contou com a presença do presidente da La Liga, Javier Tebas, além de membros da XP Investimentos e da Alvarez & Marsal. Ronaldo, que entrou em processo de aquisição do Cruzeiro em SAF, também esteve presente na reunião. Dos 20 clubes da Série A, apenas Palmeiras não compareceu.

Em sua apresentação, Tebas detalhou o modelo de divisão das receitas com direitos de transmissão na Espanha e apresentou uma sugestão para a futura liga brasileira. Essa sugestão é para que as receitas com os direitos internacionais de transmissão também sejam divididas de forma igual entre os clubes.

Em comunicado à imprensa, o presidente da LaLiga disse que não entraria na parte financeira do projeto, mas o grupo espanhol iria avaliar o modelo a ser implementado no Brasil.

– Na La Liga, temos o objetivo de ajudar o desenvolvimento do futebol e sua indústria. Com a proposta que estamos fazendo em conjunto com a XP e a Alvarez & Marsal, queremos oferecer, no Brasil, todo o conhecimento que adquirimos ao longo dos anos para propor um modelo de negócio que seja financeira e administrativamente adequado para apostar no crescimento do futebol no Brasil. Hoje apresentamos aos clubes brasileiros uma proposta que inclui as melhores práticas da LaLiga e a forma como conseguimos ser uma das competições desportivas mais eficazes em termos de desenvolvimento de negócios e de estabilidade financeira – afirmou Javier Tebas.

– Dinheiro é sempre necessário. O ponto é: quando você fica só no dinheiro, ele não vem. Não vem um dinheiro robusto. Se você tivesse um dinheiro, compraria uma briga? Você tem que comprar o direito (de transmissão) de um por um? Acaba sendo fragmentado. O Tebas tem pilares que considera serem fundamentais: número 1, governança. Número 2, compliance. Para ter investidor robusto, precisa mostrar que usa bem o dinheiro. Número 3, controle. Não vamos deixar os clubes gastarem de qualquer maneira, porque deprecia o produto. Número 4: venda dos direitos em conjunto, porque estou vendendo um produto completo, um campeonato completo, é isso que gera valor a médio e longo prazo – disse Fred Luz, da Alvarez & Marsal.

A criação de uma liga parece que não está tendo entrave, pois na semana passada os times avançaram junto à CBF. Os times aceitaram a manutenção da distribuição do peso dos votos de cada categoria nas eleições da entidade. Em troca, a CBF se comprometeu a apoiar a criação de uma liga.

Sobre a XP​

A XP é a plataforma líder em serviços financeiros no Brasil. A empresa faz parte da XP Inc., que tem como propósito melhorar a vida das pessoas, promovendo educação financeira e democratizando o acesso a investimentos de qualidade. Fundada em 2001, a empresa criou um modelo inovador de assessoria de investimentos.

Sobre a Alvarez & Marsal

A Alvarez & Marsal (A&M) é uma consultoria especializada em gestão e reestruturação de empresas, posicionada de forma singular para elaborar e implementar soluções que melhoram a vantagem competitiva de clientes, atuando como um parceiro e como agente de mudança em períodos de transição e transformação. Seguindo sua posição inovadora no mercado, lançou a A&M Sportainment, área voltada para esporte e entretenimento, no intuito de utilizar as capabilities, adquiridas nas mais de três décadas de consultoria acumulada, para transformar o mundo esportivo no Brasil e na América Latina.

Sobre a LaLiga

LaLiga é uma organização global, inovadora e socialmente responsável, líder no setor de lazer e entretenimento. É uma associação desportiva privada composta por 20 equipes da LaLiga Santander e 22 da LaLiga SmartBank, responsáveis pela organização destas competições nacionais de futebol profissional. Na temporada 2019/2020, a LaLiga alcançou mais de 2,8 bilhões de pessoas em todo o mundo. Com sede em Madrid (Espanha), está presente em 55 países através de 11 escritórios e 46 delegados. A associação realiza sua ação social por meio de sua Fundação e é a primeira liga de futebol profissional do mundo com uma liga para jogadores de futebol com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo