Futebol Internacional

Presidente da Uefa explica decisão de anular sorteio da Champions

FOTO: DIVULGAÇÃO / UEFA

O sorteio da fase de oitavas de final da Liga dos Campeões foi realizado na última segunda-feira (13), mas pegou a muitos de surpresa quando se optou por anular todos os confrontos que já haviam sido determinados e realizar uma nova sequência. Desta maneira, um novo sorteio acabou sendo programado três horas depois do primeiro e definiu os jogos das oitavas de final. Na ocasião, a Uefa apontou que “problemas técnicos” foram a causa da anulação. Nesta quinta-feira (16), Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, explicou melhor a questão.

O mandatário da organização falou após o Comitê Executivo do seu órgão e explicou o que aconteceu no sorteio da Liga dos Campeões. De acordo com o presidente Ceferin, o software que auxilia no sorteio apresentou instabilidade e isso forçou uma nova realização desde o início, já que não se sabia quando o problema havia começado.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

— Algo estava errado com o software. A UEFA contactou o seu fornecedor de software e foi decidido que todo o sorteio tinha de ser repetido porque não se sabia exatamente quando o erro ocorreu. Nossa decisão foi ser transparente. É muito cedo para falar sobre as consequências. Temos aprendido. Obviamente, é uma decisão da UEFA. Éramos dependentes de tecnologia e talvez devêssemos ser menos dependentes. Lamentamos o erro. São falhas que ocorrem. Não são falhas humanas, mas falhas tecnológicas — explicou o presidente Aleksander Ceferin.

Após o primeiro sorteio, alguns clubes se manifestaram cobrando uma nova realização, entre eles o Atlético de Madrid, que percebeu um grande erro quando o seu nome acabou sorteado. Na ocasião, o Liverpool acabou entrando no pote como possível adversário, algo que não poderia, visto que ambos estavam no mesmo grupo. Além disso, o Manchester United, potencial adversário, ficou de fora.

O Real Madrid também se manifestou e chegou a pedir para que o seu primeiro sorteio, aonde encararia o Benfica, fosse mantido. O clube merengue foi o primeiro a ser sorteado inicialmente. No entanto, como a Uefa optou por fazer uma nova rodada de confrontos, o clube merengue acabou caindo contra o Paris Saint-Germain.

Confira como ficaram os confrontos das oitavas:

Red Bull Salzburg x Bayern de Munique
Sporting x Manchester City
Benfica x Ajax
Chelsea x Lille
Atlético de Madrid x Manchester United
Villarreal x Juventus
Inter de Milão x Liverpool
Paris Saint-Germain x Real Madrid

A fase de oitavas de final da Liga dos Campeões terá início no dia 15 de fevereiro, estando ainda reservados os dias 16, 22 e 23 do mesmo mês para os primeiros jogos. As partidas de volta serão disputadas apenas em março nos dias 08, 09, 15 e 16. A grande decisão da Liga dos Campeões está prevista para o dia 28 de maio de 2022, na Gazprom Arena, em São Petersburgo, na Rússia.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo