Campeonato Paulista

Pressionados, Vagner Mancini e Ariel Holan se enfrentam pela primeira vez

Corinthians Timão Santos Peixe Vagner Mancini Ariel Holan
Fotos: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians e Ivan Storti/Santos

Santos e Corinthians duelam no gramado da Vila Belmiro neste domingo (25), às 20h (de Brasília), pela oitava rodada do Campeonato Paulista. Com ambos os alvinegros pressionados neste início de temporada, o clássico promoverá o primeiro confronto entre os técnicos Ariel Holan e Vagner Mancini.

Contratado no segundo semestre de 2020, Mancini chegou ao Timão com a dura missão de tirar a equipe da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O comandante não só cumpriu o objetivo, como conseguiu fazer o time engatar uma boa sequência de resultados e sonhar com uma vaga na Copa Libertadores.

No entanto, o rendimento começou a cair nas rodadas finais da competição, e o clube do Parque São Jorge acabou ficando na 12ª colocação. As atuações fracas se estenderam até o início da temporada de 2021, o que virou motivo de críticas por parte da torcida e da imprensa. Neste sábado (24), inclusive, corintianos foram à porta do CT Dr. Joaquim Grava para protestar contra a diretoria, o treinador e o futebol apresentado.

Já Ariel Holan foi contratado pelo Santos no final do último mês de fevereiro, após passagem pela Universidad Católica, do Chile. O argentino de 60 anos desembarcou na Vila Belmiro para substituir Cuca, que, apesar das dificuldades financeiras e da situação política complicada do clube, conseguiu levar o Peixe à final da Copa Libertadores contra o rival Palmeiras.

Após estreia muito longe do ideal, em derrota por 4 a 0 contra o São Paulo, no Morumbi, o comandante superou Deportivo Lara-VEN e Cerro Porteño-PAR na Pré-Libertadores, garantindo um lugar na fase de grupos do torneio. No Campeonato Paulista, porém, o time da Baixada vive instabilidade. São duas vitórias, três empates e três derrotas em oito jogos, totalizando 37.5% de aproveitamento. O argentino vem usando o estadual como período de testes para a sequência da temporada.

A pressão em cima de Holan aumentou com a derrota para o Barcelona-EQU, na Vila Belmiro, por 2 a 0. Apesar de o clima ainda ser de começo de trabalho, torcedores picharam a fachada do estádio santista para demonstrar a insatisfação com o atual momento. O técnico pediu paciência com o panorama do Peixe, além de lembrar que o elenco não é o mesmo da final da Libertadores, o que gera preocupações com futuras saídas, como a de Soteldo para o Toronto.

Pensando no calendário apertado e nos próximos compromissos, ambas as equipes devem entrar no clássico com escalações reservas. Após o duelo deste domingo, o Santos tem pela frente o Boca Juniors-ARG, pela Libertadores, enquanto o Corinthians encara o Peñarol-URU, pela Copa Sul-Americana.

Desde que chegou ao Timão, Vagner Mancini, soma 37 partidas disputadas, tendo conquistado 16 vitórias, 12 empates e nove derrotas. Ariel Holan, por sua vez, comandou o Peixe em 11 oportunidades, com quatro vitórias, quatro derrotas e três empates.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo