Por Dentro do Jogo

Prévias táticas e palpites da 1ª rodada do Brasileirão 2020

Confira tudo sobre cada jogo da 1ª rodada do Brasileirão na visão do colunista Rodrigo Coutinho. Prévias das equipes, estratégias, possíveis escalações e o palpite para o placar

O Campeonato Brasileiro de 2020 enfim começa neste sábado. Com três meses de atraso, em virtude da pandemia da Covid-19, os 20 melhores times do país duelam até fevereiro de 2021 para ver quem será o grande campeão ao final de 38 rodadas. Quatro clubes serão rebaixados para a Série B, e os seis primeiros colocados têm vaga garantida na Libertadores da próxima temporada. Do 1º ao 4º na fase de grupos, e o 5º e o 6º na fase prévia.

                 

Ao longo da competição vou projetar cada duelo antes das rodadas. Detalhar os encaixes de estratégia e modelos de jogo, antecipar as prováveis escalações, e palpitar sobre o possível placar. Vale ressaltar que a 1ª jornada tem três jogos adiados em virtude do conflito de datas das finais de alguns Estaduais. Confira:

Fortaleza x Athletico Paranaense – Sábado – 08/08 – 19h – Castelão

O Leão do Pici recebe o Furacão na abertura do campeonato. Rogério Ceni tem todo o elenco a disposição, mas como costuma realizar um rodízio na equipe, é difícil cravar qual será a escalação inicial. É provável que Romarinho, Tinga e Wellington Paulista voltem ao time após ficarem no banco na semifinal da Copa do Nordeste.

O Athletico teve menos tempo de preparo e descanso para a partida. Venceu o Campeonato Paranaense diante do Coritiba na última quarta e ainda enfrentou uma longa viagem para o Nordeste. Dorival Junior não terá Erick e Marcio Azevedo. Adriano também não deve atuar, abrindo espaço para o jovem Khellven na lateral-direita, destaque na final de quarta-feira. Abner é o lateral pela esquerda.

A partida deve ser bem agradável. São duas equipes ofensivas e que têm organização coletiva para atacar. O Tricolor é mais vertical e até por isso pode optar mais pelos contra-ataques. O Furacão é mais técnico e constrói suas jogadas de forma mais pausada, então deve ficar mais com a posse de bola. Defensivamente falta mais intensidade aos paranaenses, algo que pode pesar, principalmente pelo fato de ter jogado no meio de semana.

As prováveis escalações.

Palpite Fortaleza 2×1 Athlético

Coritiba x Internacional – Sábado – 08/08 – 19h30 – Couto Pereira

O Coritiba não teve muito tempo para superar a ressaca de ter perdido o título estadual para o Athletico, nos minutos finais do jogo de quarta. Volta à elite do futebol nacional recebendo o Inter. O jogo também foi responsável por tirar do time o jogador com maior capacidade para desequilibrar. Rafinha sofreu fratura e só volta a jogar em 2021. O recém-contratado Neilton e Thiago Lopes disputam a posição.

No Colorado, ressaca também é a realidade. O time jogou muito mal e foi derrotado pelo Grêmio na final do 2º turno do Gauchão. Terá que juntar os ”cacos” e recuperar o bom desempenho que vinha apresentando antes. O técnico Eduardo Coudet deverá ter a volta do lateral-direito titular Saravia. Moisés pode perder espaço depois da péssima atuação no Grenal. Marcos Guilherme também não tem vaga garantida no time.

O duelo é outro jogo que gera uma expectativa positiva nesta 1ª rodada. Atenção para um detalhe: o Coritiba é muito forte na bola parada aérea ofensiva, o Internacional frágil na defensiva. Chance grande de um gol sair desta forma. No mais, o Colorado é mais técnico e deve ter a bola, o domínio das ações ofensivas. O Coxa também gosta de ficar com a posse e marca forte a saída adversária.

As prováveis escalações

Palpite: Coritiba 1×1 Internacional

Sport x Ceará – Sábado – 08/08 – 21h – Ilha do Retiro

O Sport não faz um bom ano em 2020. Teve péssimas atuações, disputou o ”quadrangular da morte” no Campeonato Pernambucano e caiu na 1ª fase da Copa do Brasil. Daniel Paulista vem tentando fazer a equipe crescer. Promoveu alguns testes nos últimos jogos e recebeu reforços que devem encorpar o plantel. Não tem nenhum desfalque tão relevante. Betinho pode ganhar chance no meio.

O Ceará chega com moral ao duelo. Sagrou-se campeão da Copa do Nordeste na última terça e tem uma equipe mais sólida, principalmente no ponto de vista defensivo. A tendência é que Guto Ferreira não faça mexidas no time que atuou no meio de semana, a não ser por condições físicas. Vina, destaque do Vozão, é dúvida, o que pode abrir espaço para Rafael Sobis. Charles disputa espaço com William Oliveira no meio-campo e Tiago deve voltar ao miolo de zaga.

São duas equipes que executarão uma proposta mais reativa na competição. Esperando o adversário tomar a iniciativa para encaixar contra-ataques. Por jogar em casa, é provável que o Sport seja mais agressivo. O rubro-negro tem problemas ofensivos e pode dar espaços perigosos ao Vozão, que sabe se fechar e explorar as saídas em velocidade com Leandro Carvalho e Fernando Sobral, além da ”bola direta” para Cléber.

As prováveis escalações

Palpite: Sport 0x2 Ceará

Flamengo x Atlético/MG – Domingo – 09/08 – 16h – Maracanã

Será a estreia de Domenec Torrent no comando do Flamengo. Após a histórica ”era Jorge Jesus”, o rubro-negro vai a campo sob nova direção. Veremos os mesmos conceitos de futebol que o português implementou? É uma grande incógnita. Certo mesmo é a altíssima qualidade técnica da equipe atual campeã brasileira. Rafinha pode ser o único desfalque. João Lucas seria o titular na lateral.

O Atlético já apresenta um bom padrão sob as ideias de Sampaoli. Falta manter a intensidade durante um período maior dos jogos, mas já se trata de uma equipe muito agressiva e organizada para atacar. O argentino gosta de mexer no time de um jogo para o outro e é difícil acertar exatamente a escalação, mas a base não deve ser tão mexida. Guga está de saída!

A expectativa é pelo melhor jogo da rodada. Há muita gente inclusive, este que escreve por exemplo, que acha que a disputa pelo título terá as duas equipes como protagonistas. Mesmo estreando um treinador, o Flamengo é favorito por toda a bagagem que traz nos últimos meses e por ter jogadores melhores, mas o Galo será um adversário bem duro. Promessa de muitos gols e jogadas bem trabalhadas de ataque.

As prováveis escalações

Palpite: Flamengo 3×2 Atlético/MG

Goiás x São Paulo – Domingo – 09/08 – 16h – Serrinha

Ao contrário do ano passado, a sensação inicial é que o Goiás não entra no Brasileirão com potencial para causar surpresas e fazer uma campanha tranquila. Além de oscilar na temporada, o time perdeu o volante Léo Sena e não conseguiu fazer contratações de maior impacto. Ney Franco ainda busca a melhor equipe para ser competitivo. Tadeu e Rafael Moura são os destaques.

O São Paulo começa o campeonato muito pressionado. Foi eliminado no Paulistão por um time ”remendado” do Mirassol e o técnico Fernando Diniz deve promover a barração de Alexandre Pato. Liziero entraria no meio-campo e daria mais liberdade a Daniel Alves, que pode jogar centralizado ou partindo da ponta-direita, revezando com Igor Gomes . Pablo deve ser o centroavante.

Certamente o São Paulo terá mais a posse de bola pelo estilo empregado por Diniz e pela supremacia técnica contra o Goiás. O Esmeraldino tem muita dificuldade na construção de jogadas, por isso ficará confortável adotando uma postura pautada em contra-ataques. Victor Andrade, Ratinho e Keko Villalva acrescentam neste aspecto. Perigo para o Tricolor, que tem uma transição defensiva problemática.

Prováveis escalações

Palpite: Goiás 2×2 São Paulo

Santos x Red Bull Bragantino – Domingo – 09/08 – 16h – Vila Belmiro

O Peixe é mais um grande clube em crise no início do Campeonato Brasileiro. Deve salários, tem muitos jogadores insatisfeitos com a situação, e o relacionamento com a diretoria azedou de vez. Dois deles, Everson e Eduardo Sasha, estão em litígio com o clube e não jogam. Seriam titulares normalmente. Para completar, o técnico Jesualdo Ferreira foi demitido esta semana. O time será comandado pelo interino Pablo Fernandez. Não há desfalques.

Em situação totalmente oposta chega o Red Bull Bragantino. O time teve um dos melhores desempenhos do Campeonato Paulista e possui um modelo de jogo bem entendido pelos atletas. Felipe Conceição não tem desfalques. Deverá escalar sua base do Estadual. Vitinho, Ytalo, Ligger e Júlio César retornam ao time titular. Sem pressão, pode surpreender.

Por mais que jogue em casa e tenha um material humano melhor, é difícil dar ao Santos a condição de favorito por tudo o que envolveu o clube nas últimas semana. A forma como o time se comportará é uma verdadeira incógnita. Já tinha dificuldades antes, agora tudo está indefinido. O Massa Bruta sabe trabalhar bem a bola e marca com intensidade a saída de bola rival. Tem organização!

Prováveis escalações

Palpite: Santos 1×2 Red Bull Bragantino

Grêmio x Fluminense – Domingo – 09/08 – 19h – Arena do Grêmio

O Grêmio recebe o Fluminense pela 1ª rodada do Brasileirão em boa fase. Venceu mais uma vez o Internacional no meio de semana, conquistou o 2º turno do Gauchão, e manteve a série invicta de oito jogos contra o arquirrival. A equipe jogou bem! Marcou forte e apresentou uma boa movimentação ofensiva. Renato quer que isso se repita neste domingo. O volante Matheus Henrique é dúvida e Lucas Silva pode assumir a vaga. Orejuela segue na lateral-direita e Everton não deve jogar mais pelo clube. Pepê é o substituto neste caso.

No Fluminense, Odair Hellmann deve promover a entrada de Igor Julião na lateral-direita. Gilberto foi negociado com o Benfica, mesmo destino de Everton. Fred é desfalque, assim como Ganso e Digão, mas o trio provavelmente seria reserva se estivesse em condições de jogo. O meio-campo deve ter novamente Hudson, Dodi e Yago Felipe. Nenê jogará mais adiantado, saindo da direita para o centro quando o time tiver a bola.

O Grêmio é favorito! Certamente terá mais a posse e as ações no campo de ataque, mas o Fluminense provou nas finais do Estadual contra o Flamengo que pode ser competitivo contra times assim. Melhorou o seu sistema de marcação e possui um contra-ataque perigoso com Evanilson e Marcos Paulo. Promessa de jogo bem disputado!

Prováveis escalações

Palpite: Grêmio 2×1 Fluminense

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo