Basquete

Previsão da Conferência Oeste da NBA: Parte 1

A temporada 2019/2020 da NBA, totalmente atípica por conta da pandemia do coronavírus, terminou com o 17º título do Los Angeles Lakers.

E o que esperar da temporada 2020/2021? A equipe do Esporte News Mundo apresenta as projeções de cada equipe divididas em seis partes. Confira a primeira da Conferência Oeste!

PROJEÇÃO PARA O DALLAS MAVERICKS NA TEMPORADA 2020/2021

Os Mavericks chegam à nova temporada da NBA tendo sido eliminados pelo Los Angeles Clippers nos playoffs da temporada passada e depositando novamente as esperanças em Luka Doncic e Kristaps Porzingis.

Doncic e Porzingis devem ser os destaques dos Mavs (Kevin C. Cox/Getty Images)

Doncic teve impacto na liga desde 2018, ano em que foi draftado. O esloveno foi selecionado pelo Atlanta Hawks, mas trocado para Dallas em negociação envolvendo o armador Trae Young. Nesta temporada, Luka Doncic chega com expectativas de brigar pelo prêmio de MVP, dado ao melhor jogador da temporada.

Já Porzingis, que chegou ao Mavericks em fevereiro de 2019 (via troca com os Knicks), é esperança de ajudar Luka e companhia a uma campanha sólida na temporada regular e, embora sem perspectivas de título para Dallas, uma performance satisfatória nos playoffs.

Quem chegou?

Josh Richardson (Ala-armador)

James Johnson (Ala-pivô)

Draft

18ª pick: Josh Green (Ala-armador/ala)

31ª pick: Tyrell Terry (Ala-armador/ala)

36ª pick: Tyler Bey (Ala-pivô/ala)

Quem saiu?

Seth Curry (Armador)

Delon Wright (Ala-armador)

Justin Jackson (Ala-pivô)

Provável time titular

PG: Luka Doncic

SG: Josh Richardson

SF: Tim Hardaway Jr.

PF: Kristaps Porzingis

C: Dwight Powell

Técnico: Rick Carlisle

Reservas de destaque

Jalen Brunson, Dorian Finney-Smith, James Johnson, Maxi Kleber

Após sofrer uma grave lesão no tendão de Aquiles, Dwight Powell está de volta e já teve minutos nos jogos de pré-temporada. Além deste reforço interno, os Mavs contam com a chegada do ala-armador Josh Richardson, que teve bons números no Miami Heat e no Philadelphia 76ers, para ajudar no perímetro, tanto ofensivamente quanto defensivamente. Entre os novatos, Josh Green tende a ser o jogador com mais tempo de jogo nesta temporada dos Mavericks.

PROJEÇÃO PARA O DENVER NUGGETS NA TEMPORADA 2020/2021

Na temporada passada, resiliência foi a palavra chave dos Nuggets nos playoffs. Denver se viu atrás por 1-3 na primeira e segunda rodada dos playoffs, contra Utah Jazz e Los Angeles Clippers. Nas duas oportunidades, Denver fechou as séries em 4-3, com ótimos jogos da dupla Jamal Murray e Nikola Jokic, que devem ser os destaques da equipe novamente. Os Nuggets perderam apenas nas finais de conferência, para o Los Angeles Lakers, que posteriormente se sagrou campeão da NBA.

Com um time jovem e que está despontando, os Nuggets disputam forte novamente para chegar até as finais de conferência, apostando na manutenção da base da equipe do ano passado e contando com alguns reforços, via draft e agência livre.

Jamal Murray e Nikola Jokic: Pilares de Denver ( Douglas P. DeFelice/Getty Images)

Quem chegou?

Facundo Campazzo (Armador)

JaMychal Green (Ala-pivô)

Draft

22ª pick: Zeke Nnaji (Pivô)

24ª pick: R.J. Hampton (Armador/ala-armador)

Quem saiu?

Mason Plumlee (Pivô)

Torrey Craig (Ala/ala-armador)

Jerami Grant (Ala-pivô/ala)

Noah Vonleh (Pivô/ala-pivô)

Provável time titular

PG: Jamal Murray

SG: Gary Harris

SF: Michael Porter Jr.

PF: Paul Millsap

C: Nikola Jokic

Técnico: Michael Malone

Reservas de destaque

Facundo Campazzo, Will Barton, JaMychal Green

Denver busca boas atuações vindas do banco de reservas para manter boas chances na temporada. Campazzo, vindo do Real Madrid, assinou com os Nuggets e empolga para a temporada. Barton pode contribuir com bolas de três pontos, assim como JaMychal Green, que deve alternar minutos com Paul Millsap.

No geral, se Jamal Murray continuar evoluindo e Jokic manter as boas atuações tanto finalizando quanto armando as jogadas, e a ajuda dos outros companheiros se materializar, os Nuggets brigam forte novamente no lado Oeste.

PROJEÇÃO PARA O HOUSTON ROCKETS NA TEMPORADA 2020/2021

Um dos únicos times na NBA a contar com um brasileiro no elenco (Bruno Caboclo), o Houston Rockets chega com muitas novidades para a temporada 2020/2021, começando pelo comando técnico. O contestado Mike D’Antoni não resistiu e foi demitido do cargo de treinador. Para o lugar dele, Houston conta agora com Stephen Silas. Outra mudança importante veio na armação da equipe, em que Russell Westbrook foi trocado para o Washington Wizards, obtendo John Wall em troca do armador ex-OKC e agora ex-Rockets.

James Harden: Amado e odiado (Mike Ehrmann/Getty Images)

Muitas polêmicas envolveram a pré-temporada dos Rockets, envolvendo inclusive a principal estrela da equipe, James Harden. O “barba” foi envolvido em diversos rumores de troca, em que o próprio, inclusive, teria pedido para ser trocado e definiu “alvos” para onde queria levar os serviços. Seriam eles: Milwaukee Bucks, Miami Heat, Brooklyn Nets e Philadelphia 76ers. Até o momento, James Harden continua sendo a referência técnica da equipe e já fez jogos de pré-temporada pelo time.

Antes de chegar aos jogos de pré-temporada da NBA, Harden foi visto em casas noturnas, aniversários e eventos, sem o uso de máscara e adicionou mais polêmicas a lista.

Quem chegou?

John Wall (Armador)

DeMarcus Cousins (Pivô)

Christian Wood (Ala-pivô/pivô)

Sterling Brown (Ala/ala-armador)

Draft

52ª pick: Kenyon Martin Jr.

Quem saiu?

Russell Westbrook (Armador)

Robert Covington (Ala pivô/ala)

Jeff Green (Ala-pivô)

Austin Rivers (Armador)

Provável time titular

PG: John Wall

SG: James Harden

SF: Eric Gordon

PF: Christian Wood

C: DeMarcus Cousins

Técnico: Stephen Silas

Reservas de destaque

Danuel House, Gerald Green, Bruno Caboclo, P.J. Tucker

Após terem sido eliminados pelos Lakers nos playoffs da temporada passada, Houston chega bastante reformulado em 20/21. O encaixe entre John Wall e James Harden é algo a ser destacado, já que Wall é mais cadenciado em comparação com Westbrook. A aposta em DeMarcus Cousins também faz sentido para Houston, que jogava no small ball na última temporada. Cousins fez bons anos por Kings e Pelicans, antes de lesionar o tendão de Aquiles. Nas passagens por Warriors e Lakers, o pivô não se destacou.

Outro ponto é o novo técnico e como ele irá trabalhar com o Houston, que vem de uma linha de jogo explorando muito o perímetro e com um quinteto mais baixo. Com Silas, isso teve sinal de mudança, já que nas partidas até aqui, DeMarcus Cousins iniciou as partidas como titular.

PROJEÇÃO PARA O GOLDEN STATE WARRIORS NA TEMPORADA 2020/2021

Acabou a dinastia? Essa pergunta ronda torcedores do Golden State e da NBA em geral. O bicho papão do Oeste nas últimas temporadas nem chegou aos playoffs da temporada passada após perder as finais para o Toronto Raptors em 2019. Naquela final, o time sofreu com as lesões brutais de Kevin Durant e Klay Thompson, que lesionaram o tendão de Aquiles e o ligamento do joelho, respectivamente.

Temporada passada, os Warriors (que haviam perdido Kevin Durant para os Nets), ficaram sem o trio Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green por boa parte da temporada, devido a lesões. Com um elenco jovem e inexperiente, Golden State acumulou 50 derrotas em 65 jogos, conseguindo a segunda escolha geral no draft.

Chegada a pré-temporada 20/21, os torcedores estavam esperançosos em ver novamente os Splash Brothers em quadra. Mas, em um treinamento, Klay Thompson rompeu o tendão de Aquiles e está fora da temporada mais uma vez, a segunda consecutiva.

Stephen Curry: O Splash Brother solitário novamente (Ezra Shaw/Getty Images)

Quem chegou?

Kelly Oubre Jr. (Ala/ala-pivô)

Brad Wanamaker (Armador/ala-armador)

Kent Bazemore (Ala/ala-armador)

Draft

2ª pick: James Wiseman (Pivô)

48ª pick: Nico Mannion (Armador/ala-armador)

51ª pick: Justinian Jessup (Ala-armador)

Quem saiu?

Ky Bowman (Armador)

Dragan Bender (Pivô/ala-armador)

Provável time titular

PG: Stephen Curry

SG: Kelly Oubre Jr.

SF: Andrew Wiggins

PF: Draymond Green

C: James Wiseman

Técnico: Steve Kerr

Reservas de destaque

Brad Wanamaker, Erich Paschall, Marquese Chriss

Os Warriors podem demorar um tempo até o quinteto titular desenvolver entrosamento, já que Wiseman é calouro, Wiggins chegou na metade da temporada passada (em troca que envolveu D’Angelo Russell) e Kelly Oubre Jr. também está de chegada. Mas, embora o time não tenha a qualidade de temporadas passadas, principalmente vindo do banco, Golden State conta com Steve Kerr, um excelente técnico, capaz de levar o time aos playoffs e dificultar a vida dos outros times.

Curry é outro personagem. O já MVP da NBA volta de lesão e ainda é considerado um dos melhores armadores da liga e um dos melhores arremessadores da história, podendo conduzir os Warriors a uma boa e sólida campanha.

PROJEÇÃO PARA O LOS ANGELES CLIPPERS NA TEMPORADA 2020/2021

Após investirem pesado na contratação de Kawhi Leonard e Paul George na temporada passada, os Clippers viram uma vantagem de 3-1 desmoronar contra o Denver Nuggets nas semifinais de conferência do Oeste, nos playoffs da última temporada. A derrota para a equipe de Jokic, Murray e companhia culminou na demissão de Doc Rivers, que fechou contrato com o Philadelphia 76ers. Para esta temporada, os Clippers contrataram um técnico campeão. Trata-se de Tyronn Lue, que em 2016 conquistou o campeonato comandando o Cleveland Cavaliers.

Durante a temporada, além do bom time titular, os Clippers contaram com boas atuações vindas do banco de reservas, principalmente de Lou Williams e Montrezl Harrell. Por isso, acreditava-se que Clippers e Lakers, pelos elencos, disputassem o trono do Oeste, o que não veio a acontecer.

Para esta temporada, Los Angeles perdeu alguns jogadores importantes, mas conta com a manutenção de Kawhi Leonard e Paul George para desafiar os Lakers na conferência.

“The Klaw” e “PG13”: Dupla é a esperança dos Clippers (Harry How/Getty Images)

Quem chegou?

Luke Kennard (Ala)

Serge Ibaka (Pivô/ala-pivô)

Draft

33ª pick: Daniel Oturu (Pivô)

55ª pick: Jay Scrubb (Ala-armador)

Quem saiu?

Montrezl Harrell (Pivô/ala-pivô)

Landry Shamet (Ala-armador)

Rodney McGruder (Ala)

Justin Patton (Pivô)

Provável time titular

PG: Patrick Beverley

SG: Paul George

SF: Kawhi Leonard

PF: Marcus Morris

C: Serge Ibaka

Técnico: Tyronn Lue

Reservas de destaque

Lou Williams, Reggie Jackson, Patrick Patterson, Ivica Zubac

Antes do começo da temporada, a franquia renovou o contrato de Paul George, com um acordo de US$ 190 milhões até o ano de 2025, sendo que George tem uma player option para a temporada 24/25, em que pode renovar ou rescindir o contrato.

Embora a perda de Harrell (agora nos Lakers) e Shamet (nos Nets), o Los Angeles Clippers ainda tem ótima condição de brigar pela disputa da conferência Oeste com os Lakers. Os angelinos ainda contam com Kawhi Leonard e Paul George no elenco, e o bom banco de reservas tende a ser um fator importante para a temporada, visto que a Covid-19 pode, subitamente, tirar algum jogador de ação por algumas partidas.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo