Fluminense

Primeiro colocado do grupo e eliminado nas quartas: Relembre a última participação do Fluminense na Libertadores

Fluminense
FOTO - CELSO PUPO

Após ter sido tetracampeão brasileiro no ano de 2012, o Fluminense garantiu sua classificação para a disputa da Libertadores no ano seguinte (2013) – fatalmente, seria a última participação do clube na competição até 2021.

O sorteio da Libertadores 2013 que definiu os jogos eliminatórios (Primeira Fase) e da fase de grupos (Segunda Fase) da Taça Libertadores foi realizado em 21 de dezembro de 2012 no Centro de Convenções da Conmebol em Luque, na Grande Assunção, Paraguai. O Tricolor das Laranjeiras foi sorteado para configurar no grupo H, juntamente com Huachipato do Chile, Caracas da Venezuela e Grêmio.

Com o primeiro lugar na fase de grupos, o Fluminense teve 11 pontos conquistados: 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Marcou 5 gols e também sofreu 5, terminou com 0 no saldo de gols. Nos confrontos com o Grêmio foram 1 empate e 1 derrota. 2 vitórias diante do Caracas e 1 vitória e 1 empate contra o Huachipato.

Classificado para as oitavas em primeiro do seu grupo e em sexto na classificação geral dos primeiros colocados, o time carioca enfrentou o Emelec – terceiro melhor segundo colocado de todos os clubes da Segunda Fase. Depois de perder o jogo de ida por 2 a 1, fora de casa, o Fluminense se impôs no Rio de Janeiro, venceu por 2 a 0 e avançou para as quartas.

O adversário do Tricolor nas quartas de final foi o Olimpia-PAR – vice-campeão daquela edição. O primeiro jogo aconteceu em São Januário e terminou num empate sem gols. Uma semana depois, no Estádio Defensores del Chaco – no Paraguai – o Fluminense não conseguiu superar a catimba paraguaia e saiu derrotado de virada por 2 a 1 (Rhayner marcou para o Flu), consequentemente foi eliminado da competição.

Olimpia x Fluminense – Libertadores 2013

Oito anos depois o Fluminense volta a participar do torneio mais importante do continente e estreia na próxima quinta-feira (22), diante do River Plate, às 19h, no Maracanã.

+ Confira todas as estreias do Fluminense na Libertadores

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo