Flamengo

Promessa de gols: Clássico dos Milhões reserva encontro dos artilheiros Gabigol e Cano

Fotos: Alexandre Vidal/Flamengo, DANIEL JAYO/POOL/AFP. Montagem: ENM

POR GABRIEL SIMÕES E HEITOR OLÍMPIO

Flamengo e Vasco entram em campo na noite desta quinta-feira (4), no Maracanã, pelo Brasileirão, com objetivos opostos. Se o Fla precisa da vitória para continuar sonhando com o título, o Vasco quer os três pontos para se distanciar da “zona da confusão”. E para isso, os dois clubes contam com seus artilheiros: Gabigol e Germán Cano.

Artilheiro, Garçom ou provocador? Qual Gabigol entrará em campo no “Clássico dos Milhões”?

Gabigol é o artilheiro do Fla no ano ao lado de Pedro. Foto: Alexandre Vidal/ Flamengo

Gabriel Barbosa, mais conhecido como Gabigol ou Gabi – como agora quer ser chamado, já tem o seu nome marcado na galeria de ídolos do Flamengo. E isso é cortesia do ano espetacular de 2019, quando além de ter sido artilheiro do título do Campeonato Brasileiro, foi o herói da conquista da Taça Libertadores da América com os dois gols feitos na épica final contra o River Plate. Gabigol até aqui já balançou as redes 66 vezes, em 97 partidas oficiais uma média de 0.67. Pelo Rubro-negro carioca, ele já fez dois gols no Vasco, e caso repita a dose, iguala ao Romário com 37 gols na quarta posição na artilharia do Flamengo em Campeonatos Brasileiros

Da magia a um ano difícil  

No ano passado, Gabigol teve o seu passe adquirido em definitivo pelo Flamengo, mas não conseguiu apresentar o mesmo faro de gol, além de conviver com lesões e Covid-19, o camisa 9 viu Pedro chegar a roubar o posto de titular e artilheiro do time. Contudo, nesta reta final de Campeonato Brasileiro, que ultrapassou 2020 e se estende até fevereiro de 2021, o atacante parece está recuperando a sua velha forma. Nos primeiros 5 jogos que o Flamengo fez até aqui no ano de 2021, ele fez quatro gols.

Na vitória de virada contra o Grêmio por 4 a 2, em jogo atrasado da rodada 23, Ceni não poupou elogios a Gabigol, autor de um gol e de duas assistências.

– São 16 jogos que eu estou aqui. Teve um jogo que o Gabriel não começou. Ele está sempre em campo, então não só conto com ele como tenho uma admiração por ele. Ele cresceu nos últimos jogos, dando combate na marcação, sempre intenso. Ele é um cara alegre, descontraído, bom de se lidar. 

Garçom 

Por ter uma característica de um jogador que se movimenta muito, sai da área procurando abrir espaços para os outros companheiros e tem um bom passe, Gabriel também pode ser chamado de “Garçom” já que tem até aqui 21 assistências.   

O jeito irônico por diversas vezes causou irritação nos adversários

Na final do Campeonato Carioca de 2019 em um lance curioso, os zagueiros do Vasco, Werley e Castan, se chocaram na frente do atacante rubro-negro, que saiu rindo. Na ocasião, tomou uma encarada do camisa 34 do cruz-maltino que não gostou nenhum pouco da ironia.

Lance de Gabigol com Castan e Werley no Carioca de 2019. Foto: Reprodução/ TV Globo

Por falar em Vasco da Gama, uma disputa marcará o ‘Clássico dos Milhões’. O atacante do cruz-maltino, o argentino Germán Cano, briga com Gabigol pelo título de artilheiro do Brasil na temporada, ambos têm 23 gols.    

ARTILHEIROS DO BRASIL NA TEMPORADA
(Apenas gols por times da Série A)

1º – Diego Souza – Grêmio – 26 gols em 49 jogos
2º – Gabigol – Flamengo – 23 gols em 38 jogos
Marinho – Santos – 23 gols em 40 jogos
Germán Cano – Vasco – 23 gols em 46 jogos
Pedro – Flamengo – 23 gols em 49 jogos
6º – Brenner – São Paulo – 22 gols em 44 jogos
Thiago Galhardo – Internacional – 22 gols em 51 jogos
Vina – Ceará – 22 gols em 54 jogos
9º – Luiz Adriano – 20 gols em 47 jogos
Nenê – Fluminense – 20 gols em 47 jogos
Luciano – Grêmio/São Paulo – 20 gols em 49 jogos

“La Máquina” é esperança de gols no Vasco e busca seu primeiro contra o Fla

Argentino é o grande nome do Vasco na temporada. Foto: Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

Gérman Cano foi anunciado como jogador do Vasco no dia 27 de dezembro de 2019 após muita expectativa do torcedor cruz-maltino com a contratação. O argentino chegou com a missão de tentar repetir seus bons números com a camisa do Independiente Medellín, da Colômbia. Em sua segunda passagem pelo clube, em 96 jogos com a camisa dos colombianos, Cano marcou 74 gols. Uma média de 0.77 gol por jogo. No total, Cano fez 129 gols com a camisa do Independiente e é o maior artilheiro da história do clube.

Porém, a idade e o histórico de sucesso feito, majoritariamente, em times colombianos, poderiam trazer uma certa desconfiança ao desempenho do jogador no futebol brasileiro. Entretanto, desde os primeiros jogos com a camisa do Vasco, Germán Cano mostrou seu faro de gol e a importância que teria na temporada.

Em sua segunda partida pelo clube, Cano marcou o gol da vitória contra o Boavista, no Campeonato Carioca. Algo que se repetiu nos jogos contra Portuguesa, Madureira e Macaé – onde o argentino fez os três gols do jogo. Terminou o Carioca com seis gols marcados.

No Brasileiro, o desempenho se mantém. Cano marcou, até aqui, 13 vezes e está entre os seis primeiros artilheiros do Brasileirão, mesmo com a campanha de luta contra o rebaixamento do Vasco. Isso ilustra a qualidade e a importância do camisa 14 para a equipe Cruz-Maltina – que poderia estar em situação muito mais complicada sem o jogador em campo.

Além disso, Germán Cano fez dois gols na Copa do Brasil e marcou mais duas vezes na Copa Sul-Americana, totalizando assim, 23 gols até agora com a camisa do Vasco – em 46 jogos disputados.

Em entrevista recente, o zagueiro Ricardo Graça elogiou seu companheiro e disse que é um dos melhores atacantes em atividade no futebol brasileiro:

– O Cano é um excelente atacante, já falei para conhecidos e até para ele mesmo. Nunca vi um cara com um poder de finalização para fazer o gol. Às vezes ele não precisa de nenhuma bola, ele mesmo cria a situação. Contra o Fluminense foi assim, o cara chutou, ele se jogou na frente e fez o gol. É um dos melhores atacantes do Brasil. De aproveitamento de finalização, para mim, é o melhor. É um cara chato, de muita movimentação, está sempre procurando espaço. Quando ele encontra, ele faz o gol. Admiro muito apesar de não ser da minha posição, eu o gosto muito dele.

Contra os rivais do Rio de Janeiro, o artilheiro apenas não marcou contra o Flamengo. O camisa 14 já balançou as redes de Botafogo e Fluminense – com um gol e cada. Porém, ainda não marcou contra o Rubro-Negro e terá sua última chance na temporada 2020/21, no jogo desta quinta-feira.

Flamengo x Vasco se enfrentam às 21h, no Maracanã, pela 34ª rodada do Brasileirão. Você acompanha tudo em tempo real no Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo