Coritiba

Follador admite a vergonha pela eliminação, mas afirma: “existem acertos também”; veja na íntegra o pronunciamento do presidente do Coxa

Follador Coritiba
Presidente Renato Follador (Foto: Divulgação/Coritiba)

Após a eliminação na primeira fase do Campeonato Paranaense – e depois de divulgar apenas uma nota dentro do site oficial, o presidente do Coritiba, Renato Follador, foi ao publico por meio de um vídeo oficial, na noite deste domingo (16), para falar à nação coxa-branca sobre a situação em que o clube se encontra após a pífia eliminação no Estadual. Follador em um vídeo de pouco mais de seis minutos, admite que o clube está em um processo de mudança e que necessita também ver o lado positivo – e reforça que mesmo na eliminação ainda há lado positivo – para seguir em frente na temporada.

Follador fala também que o clube que tem o planejamento máximo baseado no acesso para a Série A e a competição da Copa do Brasil – competição que irá disputar a terceira fase no inicio do mês de junho contra o Flamengo. A seguir, veja (em texto) o pronunciamento do presidente Follador.

Confira na íntegra (em texto) a declaração do presidente Follador:

“Olá, associado e associada coxa branca. Torcedores em geral. Eu estou aqui para conversar com vocês em um momento muito difícil para o clube. E lamento profundamente tratar desse assunto hoje com vocês, porque a torcida do Coritiba é uma torcida muito sofrida é uma torcida a quem nós não temos direito de pedir paciência, porque nós inclusive quando nos candidatamos prometemos a mudança radical de postura e de gestão do Coritiba.

Durante estes quatro meses e meio em que estamos à frente eu e a minha diretoria, nós temos feito uma transformação radical em todos os setores do Coritiba, desde o futebol até a parte administrativa. Desde a gestão da marca, até a gestão financeira e não imaginávamos e lamentamos profundamente não podermos entregar alegria e ‘cortar’; eu diria, até um pouco da esperança da torcida coritibana com relação ao restante da temporada.

Eu não vou dar justificativas, mas eu vou dar explicações porque acho que vocês merecem. E nós fazemos questão de dá-las. No futebol, nós quando assumimos fomos obrigados a mudar radicalmente radicalmente o plantel. Nós fizemos 25 demissões e começamos um time totalmente novo. Nós começamos do zero, com contratações em número de 15 e essas contratações passaram a ter um viés profissional com uma análise estatística e uma análise científica, além obviamente, do parecer técnico do futebol, para que a gente pudesse ter em campo um time competitivo. Um time que no mínimo se entregasse e tivesse uma postura diferente do time anterior.

Esse time ele ainda está sendo montado. Faz dois meses e meio e nós estamos à frente e todos vocês percebem que a cada semana há um anúncio de um jogador novo; como nós fizemos agora esta semana. A vinda do zagueiro Henrique do ‘Belenenses’, que é prata da casa, é guri do Couto e nós temos certeza absoluta que ele vai performar muito bem aqui, porque assim eu estava fazendo em Portugal.

Agora as mudanças que nós fizemos foram mudanças muito radicais que visam principalmente não se afastar um milímetro do planejamento estratégico e nós estamos certos do caminho que nós estamos seguindo os frutos não começaram a aparecer. Mas nós temos certeza de que ao longo do tempo vão aparecer, o Campeonato Paranaense era e sempre foi para nós, um laboratório. Porque a partir do momento que você monta uma equipe e você remonta uma equipe totalmente nova, nós precisávamos de rodagem, nós precisávamos de ritmo, precisávamos de partidas para que pudéssemos avaliar as contratações feitas e principalmente para ter um esquema tático definido.

Trouxemos também uma comissão técnica que olha muito para as categorias de base. Uma exigência que nós estamos todos os dias repetindo, porque o Coritiba é um clube formador e nós temos a certeza que ao longo dos próximos anos nós vamos formar grandes talentos na equipe do Coritiba.

Ficar em nono lugar em uma competição que tem 12 clubes, é vergonhoso para qualquer time. Mas isso não nos desanima. Isso não nos desestimula. E se é que a gente pode escolher um momento de tropeço e um tropeço muito grande, este tropeço ocorreu no momento certo. Porque a nossa intenção e a nossa prioridade sempre foi conforme já explanamos em vários pronunciamentos, a Série B, volta para a Série A e a Copa do Brasil.

Parece que está tudo errado. Mas se vocês lembrarem que há muito tempo o Coritiba não chegava à terceira fase da Copa do Brasil. Nós estamos na terceira fase da Copa do Brasil. Nós estamos com um time competitivo um time que tem uma postura completamente diferente de equipes anteriores.

Nós podemos discutir o resultado, mas nós não podemos discutir a postura da equipe. Entrega, luta, garra até o último minuto e é isso que nós vamos continuar fazendo. Eu vim aqui em nome da diretoria não para fazer promessas, mas para dizer para vocês que nós temos certeza da onde nós queremos chegar. Os resultados vão aparecer com o tempo. Mas eu não peço para vocês paciência. Eu só afirmo que nós teremos e vamos trabalhar muito. Como já estamos fazendo.

Esse final de semana passamos o final de semana inteiro em reuniões para verificar os erros que nós cometemos, para avaliar os acertos porque existem acertos também. Nós acertamos e erramos e olhando os erros nós vamos tentar corrigir a rota para o futuro. O futebol é a prioridade e você torcedor é a nossa prioridade. Eu garanto para vocês que não existe ninguém mais chateado e triste do que eu e minha diretoria neste momento. Porque eu jamais imaginei estar fazendo um pronunciamento deste, em tão pouco tempo de gestão.

Mas nós vamos chegar lá. Eu tenho essa certeza e a minha equipe tem essa certeza. E tenho convicção de que se eu estou no cargo hoje é para dar esperança, para trazer alegrias e principalmente trazer orgulho para cada um de vocês que torcem para este grandioso clube. Muito obrigado.”

Para ficar ligado em tudo o que acontece com o Verdão paranaense, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo