Flamengo

Protagonistas do futebol brasileiro, Atlético-MG e Flamengo decidem a Supercopa

Foto: Pedro Souza/Atlético-MG & Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Os dois últimos campeões nacionais são colocados frente a frente para a disputa do troféu que abre a temporada do futebol brasileiro em 2022. Atlético-MG e Flamengo se enfrentam neste domingo (20), às 16h (de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá, pela Supercopa Masculina do Brasil. Na temporada passada, o Galo conquistou o Brasileirão e a Copa do Brasil. O Rubro-Negro jogará a decisão por conta do regulamento, que indica que quando o mesmo time vence as duas principais competições do país, o vice-campeão do Campeonato Brasileiro é quem vai para a disputa. Os ingressos para a decisão estão esgotados.

                 

O clima quente nos bastidores ajudou a trazer ainda mais ingredientes para esse que é um dos maiores clássicos interestaduais do país. O duelo ganhou briga por escolha de sede e provocações de diretoriais, que alimentaram o tamanho do jogo deste domingo.

ATLÉTICO-MG

Atual campeão nacional e da Copa do Brasil, o Atlético-MG fez toda a sua preparação para o duelo contra o Flamengo, em seu próprio CT, em Vespasiano. Com isso, o clube ganhou tempo para recondicionar alguns atletas para a partida.

Entre os jogadores que estão de volta ao Galo, está o atacante Eduardo Vargas, que machucou enquanto defendia a seleção chilena pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Já o meia Zaracho, titular da equipe neste começo de temporada, ainda é dúvida para a partida, já que sentiu problemas na coxa e foi preocupação durante a semana.

O Galo leva pequena desvantagem contra o Flamengo na história. Com 80 jogos, foram 30 vitórias alvinegras contra 31 vitórias da equipe carioca. Entretanto, nos últimos cinco jogos, o Atlético-MG leva uma pequena vantagem, 3 vitórias e 2 derrotas.

O confronto deverá ser equilibrado dentro de campo, já que as duas equipes têm treinadores novos e, curiosamente, possuem a mesma campanha na temporada. Mesmo com a torcida em menor número na Arena Pantanal, o Galo terá todo o apoio para buscar mais um título nacional.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

+ Atlético-MG x Flamengo: cinco momentos históricos de um dos maiores clássicos interestaduais do Brasil

+ Supercopa: Atlético-MG e Flamengo se enfrentam com campanhas iguais na temporada

FLAMENGO

O técnico Paulo Sousa levou para Cuiabá todos os jogadores, exceto Thiago Maia, que ainda se recupera do corte profundo na perna que sofreu no início da semana. Apesar de constarem na lista de relacionados, Rodrigo Caio, ainda sem previsão de volta, e Gustavo Henrique, com dores no joelho, não vão para o jogo.

Ainda há dúvida sobre quem vai começar como titular no meio-campo rubro-negro. Andreas Pereira sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo e foi substituído ainda no primeiro tempo na vitória sobre o Madureira no meio de semana, pelo Estadual. Se não tiver condições de jogo, quem herdará a vaga será o jovem João Gomes, que começou a temporada com boas atuações.

O Flamengo é o atual bicampeão da Supercopa Masculina do Brasil. O Rubro-Negro conquistou o troféu em 2020, quando derrotou o Athletico-PR, e em 2021, quando bateu o Palmeiras nos pênaltis. Nas duas ocasiões, o time carioca se credenciou para a disputa por ter sido bicampeão brasileiro consecutivo – 2019 e 2020. Agora, o Fla chega para a decisão sem ter levantado nenhuma taça na temporada passada, mas como ficou com o segundo lugar no Brasileirão, garantiu a vaga.

Esta será apenas a segunda decisão entre Atlético-MG e Flamengo na história do confronto. Os clubes duelaram na final (a única) do Campeonato Brasileiro de 1980, quando o Rubro-Negro venceu seu primeiro título nacional. Porém, a rivalidade entre os dois clubes se fez presente em jogos eliminatórios da Copa Libertadores de 81, Brasileiro de 86, Copa União de 87 e Copas do Brasil de 2006 e 2014.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Para saber tudo sobre Atlético-MG e Flamengo, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook.

A Supercopa pode representar apenas o primeiro capítulo de uma disputa no topo das principais competições no Brasil e no continente. Saberemos neste domingo quem sairá na frente nesta briga pela hegemonia do futebol nacional.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo