Futebol Internacional

PSG x Istanbul é remarcado após caso de racismo da arbitragem na Champions

Reprodução / UEFA

A partida entre Paris-Saint Germain e Istanbul Basaksehir, válido pela UEFA Champions League, foi suspenso para quarta-feira (9) após injúria racial.

Segundo informações divulgadas pelo clube turco, o jogo foi paralisado após Pierre Webo, membro da comissão técnica do Istanbul Basaksehir, ter sido alvo de racismo pelo quarto árbitro Sebastian Coltescu na discussão com a direção técnica por reclamação de uma falta.

Na situação, Demba Ba acabou se irritando bastante com a situação e motivou a retirada dos jogadores das duas equipes de campo após muitas conversas com a equipe de arbitragem e delegados da partida.

Diante desta situação, os jogadores das duas equipes acabaram liderando um movimento de saída do campo em protesto desta situação de injúria racial.

O jornalista Emanuel Rosu descreveu na íntegra o diálogo entre os árbitros durante o incidente: “Chame aquele preto ali. Vá e verifique quem ele é. Aquele preto ali não pode agir assim.”, teria dito a equipe de arbitragem.

Em entrevista para uma televisão turca, o presidente do Istanbul Basaksehir afirmou que não voltaria à campo caso o quarto árbitro Coltescu fosse mantido na partida.

Após 40 minutos de paralisação, a UEFA informou que a partida seria reiniciada às 18h, pelo horário de Brasília. Apesar do jogo não ter sido retornado ainda, imagens da transmissão mostraram jogadores do PSG se aquecendo nos vestiários.

Em seguida, a UEFA divulgou uma nota oficial afirmando que havia combinado com as duas equipes o reinício da partida sem a presença de Coltescu, com outro quarto árbitro.

“Devido à um alegado incidente envolvendo o 4º árbitro, o jogo foi temporariamente suspenso. Após consulta a ambas as equipes, ficou combinado que a partida seria reiniciada com um 4º árbitro diferente. A UEFA irá investigar exaustivamente o assunto e serão feitas comunicações adicionais em devido tempo.”, afirmou em nota oficial.

Neymar e Mbappé, dois líderes do PSG, confrontaram a arbitragem e também ajudaram a liderar o movimento pela retirada dos jogadores parisienses do campo.

Rafael, brasileiro lateral-direito do Istanbul, confirmou em relato para o canal Esporte Interativo que o integrante da comissão técnica foi expulso pelo árbitro com as palavras “negro, saia daqui”, afirmando que a revolta começou a partir deste momento.

Recep Tayip Erdogan, presidente da Turquia, condenou a situação e pediu “intervenção” da UEFA em relação à este ocorrido com a equipe de Istanbul.

“Condeno veementemente as observações racistas feitas contra Pierre Webo e acredito que a UEFA irá tomar as medidas necessárias. Somos incondicionalmente contra o racismo e a discriminação nos esportes e em todas as áreas da vida.”, disse Erdogan em sua conta oficial no Twitter.

Segundo a emissora francesa RMC Sport, Demba Ba estava articulando um retorno do jogo com 22 jogadores voltando à campo as mãos dadas, em acordo feito com Marquinhos, capitão do PSG. Porém, diversos jogadores do Istanbul não estavam em condições psicológicas de voltarem ao jogo.

Após duas horas de paralisação, o staff voltou a entrar em campo para recolher todo o material esportivo de ambas equipes que ainda permaneciam em campo, confirmando o adiamento da partida.

Com a decisão tomada, a UEFA divulgou uma nota oficial: “A UEFA está ciente de um incidente ocorrido durante o jogo desta noite da Liga dos Campeões entre o Paris Saint-Germain e o Istanbul Basaksehir e vai conduzir uma investigação aprofundada. O racismo e a discriminação em todas as suas formas não têm lugar no futebol.”

A partida será reiniciada nesta quarta-feira (9) às 14:55, pelo horário de Brasília. O jogo será válido pela última rodada da fase de grupos da Champions League 2020/21. O PSG jogará pelo empate para garantir uma vaga nas oitavas de final.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo