Athletico

Punido pela FIFA, Furacão pode buscar alternativas na base

Foto: Reprodução/Athletico

O Athletico enfrentou o Grêmio pela partida da volta das quartas de finais do Campeonato Brasileiro sub-17, no último domingo (22) no mini-estádio dentro do CAT Alfredo Gottardi. O Furacão havia vencido a primeira partida por 2 a 1, e hoje não deixou chances para a equipe gaúcha, derrotando mais uma vez o Imortal por 5 a 0, totalizando 7 a 1 no agregado, e carimbando a vaga para as semifinais da competição.

Além do time sub-17, o sub-20 do Furacão está em uma fase positiva, e ocupa a quarta colocação na tabela do Brasileirão da categoria, além de ser o time com mais gols marcados dentro da competição, foram 29 gols marcados a favor do Furacão.

Com o Athletico punido pela FIFA pelo caso da contratação do atacante Rony, o Furacão está impedido de contratar novos jogadores até julho de 2021. Mas parece que o rubro-negro nao precisara se preocupar tanto assim, pois a base mais uma vez, pode ser a solução para os problemas para a montagem do plantel enquanto a punição estiver vigente e até pensando nos times dos próximos anos.

A categoria tem algumas promessas, que podem segurar a barra enquanto o time está impedido de se reforçar via negociação com outros jogadores para o time titular, um dos jogadores mais observados é o zagueiro Luan Patrick, campeão da Copa do Mundo pela Seleção Brasileira sub-17. Além dele no time sub-17, outro destaque é o lateral-direito Léo Ataíde, que recentemente assinou o primeiro contrato definitivo com o Athletico, também tem grande potencial para ser destaque no time de cima.

Outro jogador que vem se destacando nas categorias de base, é o atacante Jajá, ele teve oportunidades no time principal no início do ano, mas acabou retornando para o time sub-20, e se tornou uma das esperanças para o futuro do ataque do Furacão, junto com o Vinicius Mingotti e Julimar seus companheiros do time da base. O goleiro Leo Linck também vem chamando a atenção, sendo convocado para a seleção brasileira sub-20.

O Athletico é um dos times que mais utiliza as categorias de base no Brasil, segundo o ranking da Pluri Consultoria sobre os times que mais utilizaram jogadores das categorias de base nos últimos anos, o Furacão aparece na segunda colocação com 34% de minutos jogados por atletas da base, ficando atrás apenas do time do Santos. 

Fruto desse planejamento e projeto de lapidação, o Athletico criou um histórico robusto com jogadores formados na categoria de base, que fizeram sucesso no time principal, e posteriormente foram para o futebol europeu e até a Seleção Brasileira. Mais uma vez as categorias de base do CT do Caju prometem e podem ser a solução para a montagem do elenco enquanto o time estiver punido.

Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo