Mais Esportes

Quadribol: Conhecendo o Araribolt #8

Imagem: Acervo Araribolt

O Esporte News Mundo continua a série sobre os principais times de quadribol do país. No oitavo episódio, vamos apresentar o Araribolt, único time de Niterói.

FUNDAÇÃO

Data: 04/03/2017
Cidade: Niterói-RJ

CORES E ESCUDO

Preto, Branco e Vermelho.

ENM perguntou a equipe sobre o nome deles, local de treino, o elenco atual, competições que participaram e curiosidades da equipe, confira as respostas:

EXPLICAÇÃO SOBRE O NOME E CRIAÇÃO DA EQUIPE

A equipe foi criada por um grupo que se conheceu em um evento de Harry Potter em 2016 e voltou com a ideia na cabeça de criar um time em Niterói. O grupo ficou 1 ano conversando e procurando membros quando finalmente, em 04 de março de 2017, conseguiram organizar o primeiro treino e de lá pra cá não parou mais.
A escolha do nome foi mais complicada, e até causou algumas rupturas na equipe recém iniciada. Queríamos que a equipe fosse lembrada e associada à nossa cidade, Niterói, e que ao mesmo tempo demonstrasse força. Escolhemos uma composição usando o nome de uma cobra, a Arabóia ou Ararambóia, que teria dado nome ao fundador da cidade, e que também representa resiliência e o “bolt”, um raio, para representar a nossa força.

LOCAL DE TREINAMENTO

A equipe nos contou que eles não tem um local de treino fixo, pois eles dividem o local com eventos públicos da cidade, mas eles tem o costume de realizar seus treinos no Caminho Niemeyer (no gramado ao lado do Teatro Popular), na Concha Acústica ou na Praia de Icaraí.

ELENCO ATUAL

Goleiros – Igor Souza, Luis Otávio Estrela, Sergio Ricardo de Freitas Junior, Wallace Santos de Souza.
Artilheiros – Bruno Luiz Gerloff, Caio Soares Perez, Dane Busmayer, Filipe Quintanilha, Isabella Mainart, Júlia Inês Nunes, Juliana Sato, Valter Matheus Souza, Victor Zanoni, Vitor Eduardo Bezerra, Ygor Cardoso.
Batedores – Adair Torres Neto, Alexandre Maciel, Carlos Henrique Ramos, Remy Barcellos, Maria Eduarda Fontenelli.
Apanhadores – Carlos Henrique Ramos, Dane Busmayer, Juliana Sato, Luis Otávio Estrela.

COMPETIÇÕES QUE A EQUIPE PARTICIPOU

Campeonato Carioca 2017 (3º lugar)
Campeonato Carioca 2018 (3º lugar)
Campeonato Brasileiro 2018 (4º lugar)
Campeonato Carioca 2019 (3º lugar)
Campeonato Brasileiro 2019 (3º lugar) *
*dividido com o Minerva, por não ter havido disputa de 3º lugar esse ano.

Ao serem questionados sobre algumas curiosidades do time, o Araribolt respondeu:

CURIOSIDADE SOBRE A EQUIPE

O Araribolt tem muitas histórias interessantes como, por exemplo, ter levado cartão pela regra de gênero nos CCQs 2017 e 2018 por ter colocado muitas jogadoras do gênero feminino (com o tempo a gente aprendeu – mais ou menos). Mas acho que a melhor história foi a do CBQ 2018, em que ficamos praticamente sem jogadores no segundo dia (logo no primeiro dia uma de nossas jogadoras sofreu um acidente no aquecimento e quebrou o punho). A Isabela
Mainart, que não ia jogar o campeonato, foi chamada às pressas e entrou como uma substituição, saindo direto de um plantão para o campo. Mesmo assim nossas jogadoras se machucaram e iríamos perder o jogo contra a UFRJ por W.O. porque não teríamos o número correto de jogadores pela regra de gênero. Então nossa administradora, Lívia Barcellos, mais conhecida como Mainha, pediu autorização para entrar em campo pela equipe. Foi feita uma consulta à organização e aos times e todos concordaram e ela, que nunca tinha sequer treinado quadribol
na vida, montou no bastão e entrou para defender a equipe. Nós não ganhamos, mas certamente foi um dos jogos mais emocionantes da nossa história.
E uma curiosidade mais atual foi o único jogo oficial de Quadribol em 2020, foi o amistoso entre Araribolt contra o Rio Ravens, com  vitória do Arari por 140* x 70 (* apanharam o pomo e garantiram mais 30 pontos para a equipe).

GALERIA DE FOTOS DA EQUIPE

ENM também questionou a equipe sobre suas expectativas para a próxima temporada e sobre o cenário brasileiro, as respostas foram:

EXPECTATIVA PARA O CRESCIMENTO DO QUADRIBOL NO BRASIL EM 2021

2020 foi um ano atípico, mas parece que deu mais gás ao esporte. Muitas equipes surgiram, ainda no virtual, e esperamos que se mantenham para o próximo ano. Esperamos também que possamos ter mais campeonatos regionais, como a tão esperada Copa Nordeste, e quem sabe um interestadual. Fora trazer a Copa del Sur para o Brasil, que ajudaria bastante na divulgação do esporte.

EXPECTATIVA DA EQUIPE PARA A PRÓXIMA TEMPORADA

O Araribolt é um time constante: tirando o CBQ 2018, em que tivemos realmente muitos problemas, sempre estamos no pódio, mas em 3º lugar.
Esse ano vamos investir mais nos treinos e buscar o lugar mais alto do pódio no Campeonato Carioca, no Campeonato Brasileiro e, quem sabe, na Copa del Sur.
Também queremos voltar com os projetos de levar o Quadribol às escolas da cidade e criar o time de base.

COMO NOVOS JOGADORES/TORCEDORES PODEM ENCONTRAR A EQUIPE

Podem nos encontrar através de nossas redes sociais, @araribolt no instagram ou
na nossa página do facebook, lembrando que o Araribolt não faz seletiva. Basta ter
disposição e ser assíduo aos treinos para conseguir uma vaga.

Fique ligado no ENM para mais informações sobre o quadribol!


Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo