Mais Esportes

Quadribol: Conhecendo o esporte

O que é quadribol?

Segundo a International Quidditch Association, o quadribol é um esporte de contato e de muita velocidade, criado em 2005 nos EUA e que hoje é jogado em mais de 40 países. Uma equipe de quadribol consiste em até 21 atletas, com sete jogadores por equipe em campo. Cada jogador deve manter um bastão entre as pernas o tempo todo.

Quadribol é um esporte inclusivo que não aceita nenhum tipo de discriminação. Todos os atletas de quadribol têm o direito de definir como se identificam e é esse gênero declarado que é reconhecido em campo. Muitos jogadores encontram, pela primeira vez, um esporte de equipe que os reconhece como são. A regra “no máximo quatro” do quadribol afirma que não pode haver mais do que quatro jogadores do mesmo gênero em campo ao mesmo tempo, garantindo que o esporte seja inclusivo para todos os gêneros e que a diversidade de gênero seja sempre mantida no campo de jogo.

Foto: Júlio César Cardoso/Acervo Associação Brasileira de Quadribol.

EXPLICANDO O JOGO

Nesta publicação vamos conhecer um pouco de como deve ser campo onde se pratica o Quadribol, as posições dos jogadores, as bolas utilizadas e as pontuações do esporte.

Campo de Jogo:

O campo é retangular com dimensões de 33 por 60 metros. Com marcações de linhas de gol, áreas dos goleiros, meio campo e linhas de limite. Ainda conta com duas áreas de substituição e bancos de reservas adjacentes a linha lateral da área do goleiro. A área de penalidade é para os jogadores que forem penalizados com algum dos cartões cumpram suas punições. Os cartões são: azul (1 minuto fora de campo ou levar um gol), amarelo (1 minuto fora de campo ou levar um gol) e vermelho (2 minutos fora de campo para outro membro da equipe e expulsão do jogador punido).

Imagem: Adaptado – IQA Rulebook 2018-2020

Posições, bolas e pontuações:

No quadribol existem 4 posições em um time e 3 tipos de bolas em jogo:

As posições dos jogadores são identificadas por testeiras com cores específicas:

E cada bola possui uma pontuação ou efeito específico:

Fotos: Iara Luiza F. Gomes/Acervo Associação Brasileira de Quadribol

Gostou? Quer conhecer mais?

Em breve o ENM trará novidades sobre o quadribol!

5 Comments

5 Comments

  1. Pingback: Quadribol: Diogo Broda conta a história do esporte no Brasil - Esporte News Mundo

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo