Athletico

Quais as experiências e o papel de Ricardo Gomes como diretor executivo de futebol do Athletico

Foto: Fabio Wosniak/Athletico

Após ser anunciado na noite da última terça-feira (4), Ricardo Gomes é o novo diretor executivo de futebol do Athletico. O ex-jogador, treinador chega para substituir William Thomas, que deixou o Furacão, ao final da temporada de 2021. Ricardo tem 57 anos e como dirigente trabalhou como executivo de futebol no Santos e no Bordeaux, da França.

O cargo que Ricardo Gomes irá atuar no Athletico, envolve o relacionamento direto com o elenco, além de participar das decisões da direção e da presidência do Furacão. Ele também irá auxiliar o trabalho de Paulo Autuori, diretor técnico da equipe, seja como em movimentações de mercado ou em outras decisões. No Athletico, seguem os principais responsáveis pelo futebol sendo: Márcio Lara – diretor, Paulo Autuori – diretor técnico, Ricardo Gomes – diretor executivo de futebol e Paulo Miranda – gestor desportivo.

Carreira e experiência:

Como jogador, Ricardo Gomes foi zagueiro e atuou em apenas três clubes durante toda carreira, no Fluminense, Benfica e PSG. Além de passagens pela Seleção Brasileira. Após se aposentar, ele trabalhou como treinador no PSG entre 1996 e 1998, antes de voltar ao Brasil e passar por vários clubes, inclusive com uma passagem pela Seleção Brasileira sub-23 nos anos de 2002 a 2004.

Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Ricardo iniciou seus trabalhos como técnico no Brasil em 1999, quando comandou o Vitória. Ele passou por muitos clubes como, Fluminense, Flamengo, São Paulo, além de retornar à França para comandar o Bordeaux e o Monaco. Em 2011 levou o título da Copa do Brasil com o Vasco da Gama. Entretanto, em agosto do mesmo ano, Ricardo Gomes sofreu um AVC, durante a partida com o Flamengo, que fez com que o técnico se retirasse do futebol por quatro anos. Ele retornou em 2015, como técnico do Botafogo e foi campeão da Série B daquele ano. 

Em 2018, Ricardo Gomes se aposentou novamente das funções de treinador e começou a trabalhar fora de campo. Em junho daquele ano, foi anunciado como executivo de futebol do Santos. Permaneceu pouco tempo no cargo, pois em setembro aceitou uma proposta do Bordeaux, da França. O dirigente deixou o Bordeaux em 2019. Ricardo Gomes chegou a negociar com o Vasco, antes de ser apresentado no Athletico, mas como as conversas não andaram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo