Coritiba

Análise: Quais as peças que Morínigo poderia usar na partida da Copa do Brasil contra o Flamengo

Valdeci Moreira Coritiba Morínigo
Valdeci Moreira camisa 56 (Foto: Coritiba/Divulgação)

O técnico Gustavo Morínigo vive um momento delicado como comandante do Coritiba; mas tendo em vista o momento – que também é delicado – que o próprio Coritiba vive como instituição, o clima ‘pesado’ ter atingido os jogadores e comissão técnica, foi apenas questão de tempo. Para a partida de hoje (16), às 21h30, contra o Flamengo, fora de casa, pelo jogo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil, ao que tudo indica, o técnico Gustavo Morínigo deve trabalhar com uma equipe diferente daquela que vem atuando habitualmente.

Mas o que causou essa mudança repentina no formato técnico? Vamos ao decorrer desta matéria, entender um pouco mais sobre as causalidades e peças que o Morínigo poderá usar contra o Flamengo, nesse jogo decisivo para o Verdão na temporada.

Relacionados do técnico e as coletivas do Morínigo

O Coritiba levou 22 atletas para o Rio de Janeiro; contando com seis jogadores que estão seus dois primeiros anos de profissional, após ascender das categorias de base; treze jogadores que foram recém-contratados (entre eles, Willian Farias e Henrique, que também são crias da base do Coxa) e apenas três jogadores que são remanescentes da temporada passada do Verdão. Seguem os relacionados:

  • Goleiros: Marcão e Wilson
  • Defensores: Guilherme Biro, Igor, Henrique, Luciano Castan, Marcio Silva, Natanael, Romario e Wellington Carvalho;
  • Meio campistas: Bernardo, Matheus Sales, Robinho, Val, Valdeci e Willian Farias;
  • Atacantes: Dalberto, Igor Paixão, Léo Gamalho, Rafinha, Tailson e Waguininho.

Ao que tudo indica, o Coxa deve começar a equipe titular com algumas novidades; Morínigo deve escalar o time desta maneira: Wilson; Igor, W. Carvalho, Castán e Romário; Willian Farias, Matheus Sales e Val; Waguininho, Igor Paixão e Dalberto.

Menção honrosa para a situação de dois contratados do Coxa: Lucas Nathan e Jhony Douglas, ambos não foram relacionados para a partida por estarem no Rio Grande do Sul, com a equipe que disputará o Brasileiro de Aspirantes.

Pensando na equipe que disputou a primeira partida de ida contra o Flamengo – partida que terminou com 1 a 0 para o Flamengo, dentro do Couto Pereira, na última quinta-feira (10) -, o Coxa tem ao menos 5 mudanças significativas: Robinho, Léo Gamalho e Rafinha saem do time titular; Nathan Ribeiro está suspenso; Mudança no esquema tático; Dalberto iniciando de titular e o time com outra postura dentro de campo.

Mas claro que a possível ida ao banco de Léo Gamalho e Rafinha causou uma estranheza dentro dos arredores da bolha do Couto Pereira, afinal, são dois jogadores de destaque dentro do time. Mas como vimos na semana passada contra o Flamengo, a utilização com o esquema tático visando a posse de bola contra o Flamengo, parece não ter funcionado dentro de campo.

+ Thiago Gasparino de fora dos planos do Coritiba; entenda o caso

Morínigo sempre deixou explicito que seu time iria trabalhar se moldando as situações de jogo, uma vez que a equipe do Flamengo é uma equipe extremamente organizada e sabe como se portar dentro de campo. Morínigo declarou em inúmeras entrevistas que: ” — Utilizamos jogadores como Dalberto, Tailson e Waguininho por serem jogadores ambivalentes, que tanto ajudam a marcar, como também sabem ter seu poder ofensivo., logo, tendo em vista a deficiência técnica nesse quesito de Léo Gamalho baseando-se na característica do próprio jogador – e do Rafinha por ser um jogador de 37 anos e não conseguir acompanhar o ritmo de marcação e ataque -, é normal pensar em uma alteração tática com base no momento e a necessidade do Coritiba. Três volantes para a marcação forte e sair jogando e também três atacantes que possam fazer a função de marcação e chegadas ao ataque.

Opções de alternância no time titular

Valdeci Moreira

No setor ofensivo, o Coritiba não deve ter muitas novidades vindas do banco de reservas para apresentar diante do Flamengo. Mas o Morínigo deve fazer aquela substituição de praxe da segunda etapa: Valdeci Moreira. Para muitos torcedores, o jogador já está em ritmo de ser titular da equipe Coxa-Branca; tendo em vista as suas últimas atuações.

Valdeci Moreira Coritiba
Valdeci Moreia entrou muito bem nas últimas partidas do Coxa (Foto: Coritiba)

Desde o Campeonato Paranaense, o meio-campista canhoto vem se destacando no time quando é acionado. Valdeci ainda deixa a desejar em alguns pontos; talvez pela falta de confiança e ritmo de jogo, o camisa 56 em alguns momentos toma algumas decisões precipitadas com a bola no pé – com isso, alguns passes acabam saindo de forma errada.

Mesmo assim, com os poucos minutos que atua em campo, o jogador tem um média 80% dos passes certos dentro das últimas duas partidas disputadas. O que acredita-se é que o jogador possa, pouco a pouco, ser mais utilizado pelo técnico paraguaio na equipe titular, tendo em vista que atuou em apenas uma partida entre os 11 iniciais do Verdão na temporada.

Rafinha e Léo Gamalho

Ambos tem suas caracterizas técnicas inquestionáveis, logo, sabemos do que são capazes de fazer dentro de campo, mas pensar em entrar em campo com a mesma equipe que não conseguiu nem ao menos chegar ao gol do Flamengo na última partida, seria algo mais arriscado do que tirar os dois jogadores de confiança da torcida. Rafinha e Léo Gamalho devem seguir como opções para a segunda etapa e ao que tudo indica, para tais alterações, o técnico Gustavo Morínigo deve estar muito tranquilo com o elenco para assim utilizá-lo.

Você acompanha tudo do Coritiba e Flamengo na Copa do Brasil, aqui no Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo