Geral

Quais são os cenários? Fluminense decide vaga na Libertadores no último jogo do Brasileirão

fluminense libertadores brasileirão
FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Depois de ser derrotado por 2×0 para o Bahia em jogo válido pela 37a rodada do Brasileirão, no último domingo (5), o Fluminense desperdiçou a chance de confirmar sua classificação na pré-Libertadores e decidirá seu futuro na edição de 2022 da competição no Maracanã, dentre vários cenários existentes.

Agora, o Tricolor carioca precisa vencer na última rodada, em partida contra a já rebaixada Chapecoense, na próxima quinta-feira (9), e secar o Red Bull Bragantino caso queira garantir sua participação já na fase de grupos do maior torneio do continente. No entanto, depende apenas de si mesmo para a classificação na pré-Libertadores. Confira todos os cenários:

+ Campanha para se esquecer! Fluminense tem o pior desempenho como visitante pelo Brasileirão nos últimos três anos

EM CASO DE VITÓRIA DO FLUMINENSE

Com três pontos garantidos, o time das Laranjeiras alcança 54 pontos e atinge, no mínimo, a 7a colocação, menor posição necessária para assegurar a pré-Libertadores. Se houver um tropeço do Red Bull Bragantino (empate ou derrota) no jogo contra o Internacional, o Flu ficará no 6o lugar e entrará diretamente na fase grupos da Libertadores. Esse é o único cenário em que o Tricolor pode garantir sua participação já nessa etapa.

EM CASO DE EMPATE

Se o placar ficar igual no Maracanã, na quinta-feira, Fluminense terá que torcer contra os três times que atualmente estão nas posições abaixo dele na tabela: América-MG, Atlético-GO e Ceará (que enfrentam São Paulo, Flamengo e Palmeiras, respectivamente). A vitória de qualquer um deles faz o Flu ficar em 8o lugar ou abaixo, ou seja, fora da Libertadores e classificado para a Copa Sul-Americana.

EM CASO DE DERROTA DO FLUMINENSE

Caso o Flu tropece dentro de casa na última rodada, precisará ligar o secador assim como no cenário de empate: mas além de América-MG, Atlético-GO e Ceará, terá que torcer também para o Santos não garantir os três pontos contra o Cuiabá, pois assim perderia a 7a colocação e o sonho da vaga no torneio.

+ Pensando em 2022, Fluminense mira Cano e Gilberto como opções no ataque

POSSIBILIDADE DE CLASSIFICAÇÃO DE ACORDO COM VENCEDOR DA COPA DO BRASIL

Apesar desses resultados, o clube que terminar na 8a posição do Brasileirão ainda poderá ter uma vaga na pré-Libertadores mesmo após o fim do campeonato. Isso porque o campeão da edição de 2021, Atlético-MG, está na final da Copa do Brasil e enfrentará o Athletico-PR nos dias 12 e 15/12 para definir o vencedor. Se o desfecho for positivo para o Galo, mais uma vaga automaticamente se abrirá na tabela do Campeonato Brasileiro, e, consequentemente, privilegiará o time que estiver em 8o. Neste cenário, Fluminense, América-MG, Atlético-GO, Ceará, Santos, Internacional e São Paulo têm chances de pré-Libertadores, em cada caso dependendo de uma enorme sequência de resultados dos adversários.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook para acompanhar todas as informações do Fluminense no Brasileirão, na Libertadores, na Copa do Brasil e no Carioca.

O último confronto do Fluminense no Brasileirão 2021, contra a Chapecoense, acontecerá na quinta-feira (9), às 21h30, no Maracanã. O duelo, que promete ter grande presença da torcida, contará com transmissão em tempo real do Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo