Atlético-MG

Qual deve ser o ataque titular do Atlético-MG? Destrinchamos os jogadores e as opções de Cuca

Foto: Pedro Souza / Atlético

O Atlético teve um dos melhores ataques do Brasil na temporada 2020, mesmo não tendo no elenco um goleador máximo – Keno foi o artilheiro com 11 gols. Para essa temporada, o clube segue sem contratar um goleador, mas conta com a chegada de dois jogadores que podem fazer um enorme diferença: Hulk e Nacho Fernandez. O primeiro chega com status de titular, mas terá que disputar vaga no ataque, já o segundo chega praticamente com a vaga garantida no meio campo, sendo o cérebro da equipe, responsável por municiar esse ataque..

O ataque do Galo na temporada 2020 já contava com Keno, Sasha, Vargas, Savarino, Marrony e Savinho. Além deles, Diego Tardelli fazia parte do elenco, mas só conseguiu jogar nas últimas rodadas do Brasileiro. Com a chegada de Hulk, que chega com status de titular, a concorrência sobe alguns degraus. Confira algumas opções que o técnico Cuca pode utilizar ao longo da temporada, que tem pretensão de ser bastante extensa e por isso não deve contar um ataque titular definido.

KENO
Pelo que fez na temporada 2020, sendo o artilheiro, o líder de assistências e o desafogo do Atlético, Keno é o único que chega com a vaga no ataque 100% garantida. Mas não será fácil para ele manter, se não jogar o mesmo futebol (ou quem sabe até melhor), pode facilmente perder a vaga de titular para outros jogadores, como Marrony, Savarino e o próprio Hulk

HULK
Principal contratação para o ataque alvinegro, o experiente Hulk chega ao clube com uma bagagem e uma expectativa enorme. Famoso por sua velocidade e chute forte, é esperado que Hulk seja um novo desafogo do ataque atleticano, que ficou muito sobrecarregado com Keno em 2020. Com status e salários de titular absoluto, Hulk não terá vida fácil na disputa da vaga pelo ataque.

TRÊS ATACANTES
Com Keno sendo o único titular, o ataque ideal de muitos torcedores conta com: Keno, Hulk e Vargas ou Diego Tardelli. Vargas tem características de sair mais da área, sempre se destacou mais jogando um pouco mais aberto ou de segundo atacante, já Tardelli joga mais próximo do gol e há esperança de que ele volte a ser o goleador que um dia foi. Mas o atacante já não é mais um garoto e vem sofrendo com lesões – ainda não conseguiu jogar dois jogos seguidos. Além dos dois, Sasha também é uma opção, com características mais parecidas com as de Vargas, para jogar no centro do ataque. Em resumo, Vargas e Sasha devem ser os titulares ao longo da temporada, até por serem mais participativos para o time, o que será fundamental. Tardelli, por sofrer com as lesões e não conseguir ter jogos em sequência, pode ser a arma do Galo caso precise de um goleador.

As opções para as pontas, fora os citados Keno e Hulk, são Marrony, Savarino e Savinho. Marrony terminou a temporada 2020 e começou a de 2021 voando, inclusive é a principal aposta do principal investidor do Galo, Rubens Menin. Mas o atacante tem o azar de ter como preferência atuar justamente na posição que é de Keno. Apesar disso, pode se destacar também jogando centralizado, sendo uma arma caso Cuca deseje um ataque mais rápido, principalmente pensando em contra-ataques. A outra opção é o venezuelano Savarino, que fez uma excelente primeira temporada com a camisa do Galo e não vai vender fácil essa vaga para Hulk. O ponta de velocidade drible longo já mostrou que pode (e deve) ser muito importante para o clube, sendo também um excelente arma para um ataque mais rápido, contra defesas que dão mais espaço, mas ainda precisa demonstrar que pode ser um protagonista. Por último, o garoto Savinho, de apenas 16 anos, corre por favor, apesar de que ainda sim deve receber algumas chances ao longo da temporada, já que é uma joia do clube e está sendo lapidado aos poucos.

Opções com três atacantes
Ataque padrão: Keno, Hulk e Vargas/Sasha
Ataque rápido: Keno, Hulk/Savarino e Marrony
Precisa de gols: Keno, Hulk e Tardelli
Precisa muito de gols: Keno, Hulk, Tardelli e Savarino/Vargas/Sasha

DOIS ATACANTES
Apesar das muitas opções, há jogos e jogos, que merecem táticas diferentes. Por isso, talvez nem sempre Cuca utilize três atacantes. Às vezes será necessário ser mais cauteloso, por isso utilizar apenas dois atacantes e povoar mais ou meio campo ou a defesa. Vale lembrar que Keno (31) e Hulk (34) não são mais garotos e não aguentam defender e atacar o tempo todo. Cuca pode utilizar algumas opções caso necessite ser mais cauteloso.

O meia Zaracho é o principal jogador do início da temporada 2021 até o momento. Contratado a peso de ouro, o jogador não engrenou muito em seus primeiros meses com a camisa do clube, mas já mostra evolução no momento. Por isso, é uma ótima opção para Cuca, já que pode jogar mais aberto, pisando muito bem no ataque. Mesmo atuando com três atacantes, Zaracho também pode aparecer no time titular ao lado de Nacho Fernandez.

Números de Matías Zaracho nas primeiras rodadas do Campeonato Mineiro

Outro jogador que tem essa característica é Alan Franco, o equatoriano chegou até a jogar de ponta com Sampaoli, mas sendo mais cauteloso e sempre presente no campo de defesa para marcar. Caiu de ritmo após contrair a covid no fim de 2020, mas parece estar retomando a forma.

Os dois citados são as principais peças do elenco que Cuca pode utilizar para ser cauteloso mas ainda assim manter um time ofensivo. Como, geralmente, quando um time deseja jogar mais recuado ele opta pelo contra ataque, o ideal seria utilizar um time com dois jogadores mais rápidos – Keno, Marrony, Hulk, Savarino e Savinho – mais a adição de Zaracho ou Alan Franco. Ou seja, nessa formação, os “sacrificados” seriam os atacantes.

Como já citado, a temporada do Atlético pretende ser bem longa e recheada de jogos, por isso Cuca terá muitas opções de organizar o ataque do time, até, quem sabe, surpreendendo com uma formação não citada acima.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo