São Paulo

Quantos pontos o São Paulo precisa para ir à Libertadores? Veja números

São Paulo Morumbi Libertadores
Rubens Chiri/saopaulofc.net e Staff Images/CONMEBOL

O São Paulo enfrenta o Bahia nesse domingo (07) pela 30ª rodada do Brasileirão. Atualmente 12º colocado com 37 pontos, não é segredo que o principal objetivo do time na temporada seja a conquista de uma vaga na próxima Libertadores. O campeonato nacional dá quatro vagas diretas e duas para a Pré-Libertadores, mas com as finais dos dois torneios internacionais sendo disputadas por clubes brasileiros somada à final da Copa do Brasil, o G-6 pode virar um G-8 ou G-9, gerando muitas vagas.

                 

Atlético-MG (Copa do Brasil), Palmeiras e Flamengo (Libertadores) e RB Bragantino (Sul-Americana) já se encontram entre os quatro primeiros colocados do Brasileirão e por isso, o G-8 já está praticamente garantido. O Athletico-PR (Copa do Brasil e Sul-Americana) atualmente está na 14ª colocação. Caso vença uma de suas finais ou as duas, o G-8 deve ser consolidado, e se perder os dois torneios, o Brasileirão deve levar os nove melhores posicionados para o principal torneio do continente.

+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

O São Paulo, desse modo, precisa ganhar pelo menos quatro posições para garantir sua vaga. Desde o Brasileirão de 2017, nenhum time que terminou na 9ª colocação fez mais de 53 pontos, e nenhum 8º colocado fez mais de 56. A média de pontuação de um 9º colocado desde 2014 é de aproximadamente 52,85, enquanto de um 8º é de aproximadamente 54,15.

Com 37 pontos e mais 27 a serem disputados, a tarefa é difícil, mas não impossível. O São Paulo precisa fazer algo em torno de 17 a 20 pontos nessa reta final para garantir seu objetivo, com um aproveitamento de pelo menos 62%. O aproveitamento atual do time no campeonato é de cerca de 42,5%, e estando para enfrentar três times do G-6 e mais confrontos diretos no caminho, os resultados precisam melhorar caso queiram estar na Libertadores do próximo ano.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo