Palmeiras

Quatro anos do enea: Relembre o Palmeiras de 2016

Foto: Divulgação/Palmeiras/Cesar Greco

No dia 27 de novembro de 2016 o Palmeiras batia a Chapecoense por 1×0 com gol de Fabiano e se consagrava campeão brasileiro pela nona vez. Com o título, o Verdão ficou isolado como maior campeão nacional. Comandados por Cuca e esbanjando jogadas ensaiadas, o elenco da época não era recheado de estrelas como é hoje e teve alguns heróis improváveis em sua trajetória rumo ao título.

“CUCABOL”

Falar do Palmeiras de 2016 e não falar de Cuca, hoje no comando do Santos, é impossível. O treinador não encontrou o time ideal logo no começo do trabalho e chegou a ser criticado pela torcida e pela imprensa. Todavia, Cuca soube usar muito bem as peças que tinha a sua disposição no elenco e formou um Palmeiras letal, em especial na bola parada. Seja com os laterais cobrados por Moisés em direção à área adversária ou com as jogadas ensaiadas em cobranças de faltas, o Palmeiras de Cuca sempre chegava com perigo à meta adversária.

ALÔ, MÃE

Outro personagem marcante da caminhada rumo ao título foi o ainda garoto Gabriel Jesus. O jovem, recém promovido ao time principal do Palmeiras, começou o campeonato com apenas 18 anos de idade, mas não tardou para encontrar seu lugar no time. Gabriel foi eleito melhor jogador do torneio pela CBF e pelos torcedores e ao fim do campeonato fez as malas rumo ao Manchester City da Inglaterra, clube que defende até hoje.

HERÓIS IMPROVÁVEIS

A lista de personagens do Palmeiras que se destacaram em 2016 mesmo sem “estrela” é longa. O goleiro Jailson recebeu oportunidade com a lesão de Fernando Prass e defendeu como poucos a meta alviverde. O polivalente Tchê Tchê, recém chegado do Audax-SP, também foi peça importante no título. Tchê Tchê atuou como lateral esquerdo, primeiro e segundo volante, meio campista e fez aparições até como ponta em determinados momentos.

Além deles, o volante Thiago Santos também foi essencial para a conquista. O “cão de guarda” do elenco ganhou sua vaga no time titular após a lesão de Gabriel e não saiu mais. Identificado com a torcida por sua raça e entrega em campo, Thiago deixou o Palmeiras no final de 2019 rumo ao FC Dallas-EUA.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo