Flamengo

Quem é Bruno Viana? ENM entrevista especialistas e traça perfil do zagueiro perto do Flamengo

Foto: Divulgação/Braga

Por Heitor Olimpio e Rafael Bortoloti

Desconhecido para grande parte da torcida do Flamengo, o zagueiro Bruno Viana está muito perto do clube. Ele já está no Rio de Janeiro e pode assinar a qualquer momento o contrato de empréstimo pelo Braga, de Portugal, válido até o fim deste ano. Mas quem é ele? O Esporte News Mundo responde.

Ele tem 26 anos e é natural de Macaé, cidade do litoral do RJ. Ele terá seu primeira oportunidade de jogar por um clube do estado que de nasceu já que começou a carreira no Cruzeiro, em 2016. Lá, fez 20 jogos e foi vendido para o Olympiacos, da Grécia, por 2 milhões de euros (7,2 milhões de reais, na época). Em sua primeira temporada na Europa, fez 23 partidas, um gol e foi campeão grego.

Ao fim da temporada 2016/2017, foi emprestado para o Braga e depois de um ano, comprado em definitivo. Nessas quatro temporadas em Portugal, fez 150 jogos, quatro gols, chegou a ser treinado por Sá Pinto, ex-Vasco e Abel Ferreira, hoje no Palmeiras, e conquistou a Taça da Liga 2019/2020. No início deste ano, teve um desentendimento com o treinador Carlos Carvalhal, passou a treinar com o time B e desde então procura outro time.

– A porta está fechada para o Bruno e não vai fazer falta. Só faz falta quem está aqui. A diretoria está tratando disso e o jogador está prestes a ter uma colocação (transferência). O futuro dele não passa pelo Braga – comentou recentemente o técnico Carlos Carvalhal.

Opinião de quem sabe

João Vítor Castanheira, editor do ENM:

-Revelado na base do Cruzeiro, apesar da idade sub-20 dele estourou em 2015. Passou a fazer parte do elenco profissional em 2016 e parecia que ficaria em segundo plano, uma vez que era muito pouco badalado. Até a chegada de Paulo Bento, em maio daquele ano. Ele caiu rapidamente nas graças do técnico português que tentava implementar um estilo de futebol mais europeu, com a linha de defesa alta, e para isso precisava de defensores com mais recursos. Assim, Bruno Viana, com uma capacidade de passe muito acima da média, começou a tomar espaço de jogadores então consagrados no clube como Bruno Rodrigo e Léo.

-Na minha opinião, faltou paciência com Bento para que ele implementasse melhor o modelo, que privilegiava Bruno Viana. Paulo Bento caiu no fim de julho, para a chegada de Mano Menezes, que praticava um futebol que era quase uma antítese ao que propunha Paulo Bento, e escanteou Bruno Viana. Além das características mais facilmente perceptíveis, como a velocidade e a imposição física no chão e no ar, o que mais me chama atenção pelo no jogo do Bruno é a capacidade de quebrar linhas. Tem muita qualidade para passes verticais curtos e longos. Tem bola para ser titular.

André Gonçalves, do jornal português “Record”

-O Bruno foi sendo titular indiscutivel no Braga com os vários treinadores, primeiro Abel, mas depois Sá Pinto, Ruben Amorim, Custódio, Artur Jorge e Carlos Carvalhal também apostavam sempre nele. Teve jogos melhores que outros, alguns muito bons, outros maus, mas sempre era aposta dos treinadores. Até porque, o Braga nestes anos, tem sido sempre uma equipe que procura jogar bem, tentando construir bem as suas jogas desde trás. E ele é bom na saída de bola, muito solicitado pelos companheiros. Nesse período foi um jogador disciplinado em campo, com tantos jogos que fez não viu ele tomar assim tantos cartões durante os jogos como seria de esperar num zagueiro. Dos 150 jogos que fez pelo Braga, só recebeu 27 cartões amarelos e 1 vermelho. Para zagueiro não é nada mau, acho eu.

-Ainda assim, não foi um jogador consensual entre os torcedores, possivelmente por falhas de concentração que podem ter levado a más abordagens e erros em alguns lances, alguns que comprometiam a equipe. –

Mário Rui Ventura, do jornal “A Bola”

– A experiência do Bruno foi decisiva para o desenvolvimento do David Carmo e a seu lado o jovem zagueiro português da base do Braga chamou a atenção do Liverpool que tentou comprá-lo agora em janeiro. Mas, (o Bruno) parece muitas vezes desligar-se do jogo. –

Helder Santos, narrador do canal 11, de Portugal

-Ele é um zagueiro central poderoso (1,87). Forte nos lances aéreos fruto de uma boa impulsão. Jogador rápido. Fica beneficiado numa equipe que joga com uma defesa alta (caso do Flamengo). Tem bom toque de bola, mas nem sempre sai a jogar. Tem bom posicionamento, até no ataque. Bruno Viana é forte no 1 para 1. Gosta dos duelos. Não é fácil o atacante passar por ele e consegue igualmente ser solidário nas dobras. Pode fazer uma dupla interessante com Rodrigo Caio e, se vier motivado e com vontade, tem tudo para ser titular na defesa do Flamengo –

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo