Ceará

Quem é Diego Rigonato? Veja como joga e a trajetória recente do novo reforço do Ceará

Foto: Reprodução/Globo Esporte

Na noite da última segunda-feira (20), o Ceará anunciou a contratação de Diego Rigonato até o final da temporada. O jogador, que estava atuando pelo Toluca do México, assinou contrato até o final da temporada. Anunciado de maneira surpreendente pelo Ceará, quem é o jogador e de que forma ele pode contribuir na equipe de Marquinhos Santos?

Bons momentos na França

O novo reforço do Ceará viveu seu auge atuando na França, chegando no Tours em 2010, e se transferindo para o tradicional Reims em 2012. Pelos rouges et blancs foram 162 jogos, com 27 gols, 33 assistências e o prêmio de melhor jogador da Ligue 2 de 2017-18.

Sendo escalado quase sempre como ponta ou meia esquerda, o paulista de Americana teve um rendimento bastante comum na primeira divisão da França, com sua melhor temporada sendo 15-16, onde somou 5 gols e 7 assistências em 31 partidas.

Diego conseguiu maior destaque na Ligue 2, segunda divisão nacional, sendo o principal responsável pelo titulo do Reims de volta a elite e, 17-18, com 9 gols e excelentes 12 assistências em 34 jogos. Essa foi a última temporada do brasileiro na equipe, se transferindo para os Emirados Árabes Unidos em seguida.

Meia não, lateral

Rigonato chegou ao Toluca, seu último clube, em julho de 2019, após uma rápida passagem pelo Al-Dhafra, dos Emirados Árabes Unidos.

Na sua primeira temporada, 19/20, Diego atuou majoritariamente como meia ofensivo ou como ponta esquerda, sendo o camisa 10 de um Toluca inconsistente que amargou a 17ª posição da Liga MX Apertura. Seu desempenho foi muito baixo no período, não conseguindo contribuir com nenhum gol ou assistência nas 13 partidas em que atuou.

A situação começou a mudar no Clasura de 20/21, onde Diego abandonou a camisa 10, recebeu a 33, e passou a jogar como lateral esquerdo em um Toluca que retornou aos Playoffs, caindo nas quartas de final. Atuando na linha defensiva, o rendimento de Rigonato subiu, e o brasileiro se viu efetivado como lateral esquerdo.

Desde então, o jogador não voltou a atuar como meia ou ponta, virando definitivamente um lateral. Foram 59 jogos com a camisa de Los Choriceros, sempre oscilando entre bons e maus momentos, e nunca chegando a concretizar as expectativas que os mexicanos depositaram nele em 2019.

O que esperar do jogador?

Nesse momento da carreira, Rigonato aparenta estar em claro declínio. O baixo rendimento como ponta esquerda e o fato dessa ser a posição do melhor jogador do time deve dificultar a escalação dele no setor. A sua disputa deve ser com Bruno Pacheco e Victor Luís na lateral esquerda.

Números de Diego Rigonato na Liga MX Clasura de 2022 (via SofaScore):

  • 9 jogos
  • 51 minutos por partida
  • 1 gol
  • 1 assistência
  • 80% de passes certos por jogo
  • 20% de cruzamentos certos por jogo
  • 1.7 interceptações por jogo
  • 1.4 desarmes por jogo
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo