Red Bull Bragantino

Quem é Fabio Matias o novo treinador do Sub-23 do Red Bull Bragantino

Em fase de reestruturação da base ele é mais um nome forte contratado pela Red Bull com objetivo de fortalecer a base

Foto: Facebook/Fabio Matias

Fábio Matias é o novo técnico do Sub-23 do Red Bull Bragantino (também do Red Bull Brasil), o clube ainda não fez o anúncio oficial, mas ele já tem treinado a equipe e o treinador mesmo compartilhou nas redes sociais que está trabalhando no clube. O treinador deixou o time Sub-20 do Flamengo para treinar o Massa Bruta. 

Do interior de São Paulo, nascido em Santa Bárbara d’Oeste, tem 42 anos, é formado em educação física, foi goleiro por um período, depois trabalhou como preparador físico até chegar a uma carreira de treinador onde está desde 2008 nas categorias de base. Está a mais de 20 anos no futebol. Começou no Guarani, depois passou por Desportivo Brasil, Grêmio, Figueirense e Internacional. Foi campeão da Copa São Paulo de 2020 vencendo o Grêmio na final, pelo Flamengo foi vice-campeão estadual. Já treinou o profissional do Figueirense de forma interina, o Internacional por três rodadas do Gauchão e o Flamengo em duas partidas do Carioca. 

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Divulgação/Flamengo

Na base é um dos profissionais de maior destaque na categoria. Como treinador concluiu o curso de Licença A da CBF, também foi auxiliar pontual de Guilherme Dalla Dea, na seleção brasileira sub-17, em 2016. Já chegou também a dar aulas dentro dos cursos da CBF. Segundo informações, a chegada dele no Bragantino se dá pelo projeto apresentado a ele. Além da chance dele crescer dentro da Red Bull como treinador e no futuro poder ser o técnico da equipe principal. 

“Eu tenho um carinho muito grande por vocês, temos um ano maravilhoso. O sofrimento faz parte do processo. Estou muito feliz por ter vestido a camisa do maior clube do Brasil. Não é qualquer um que pode vestir essa camisa. Vocês não sabem o quanto foi importante para mim, para a minha família e para as pessoas ao meu redor”. Disse em vídeo de despedida no Flamengo. 

Como treinador acredita muito num jogo propositivo, agressivo, jogo com intensidade alta e usa em alguns momentos até o futebol do Ajax como um modelo que gosta de equipe. “Tenho um DNA de jogo ofensivo. Historicamente, as minhas equipes têm alto número de gols marcados, é um jogo de posse e tentativa no campo adversário o tempo inteiro, de imposição técnica e tática”. Disse ao Lance quando treinava o Flamengo. O treinador acredita também que o grande desafio de um treinador é desenvolver uma identidade própria e é isso que ele tem buscado.  

Divulgação / Internacional

“Acho que nós treinadores temos um fator influenciador em relação à parte cognitiva, do desenvolvimento do atleta. Gosto desse futebol gostoso e prazeroso em que você consegue enxergar a equipe jogando, propondo e tendo intensidade”. Disse ao Ge em outra entrevista. 

Do elenco atual do Bragantino já trabalhou com o Praxedes no Internacional onde venceram a Copinha e também com o Ramon no Flamengo. O Massa Bruta pensa na base como um adicional ao time principal e tem apostado mais nela neste momento para poder incorporar melhor o time. Em Montevidéu, Thiago Scuro conversou com a imprensa e falou sobre o momento na base. 

“O projeto de médio prazo para que essa equipe [time profissional] possa se sustentar e ser competitiva, é essencial que o nível da base seja elevado. A forma de acelerar isso é a implementação do plano que nós desenhamos. Estamos buscando profissionais que atuaram nas principais bases nos últimos anos. Então o Artur Itiro, 7 anos de Palmeiras, agora veio o Fábio com o Internacional e Flamengo. O Vitor está na gerência da base que vem da nossa área de Scout. Estamos muito agressivos no mercado, buscando jogadores entre 15 e 18 anos e não tenho dúvidas que logo vocês vão começar a ver o reflexo disso na equipe profissional que é o que vai possibilitar um nível de qualidade maior quando a gente tiver esse monte de competição e jogos pela frente.” Afirmou o diretor do clube. 

Entre as mudanças que a base do Red Bull tem passado, Victor Passeri é o novo gerente das categorias de base. Victor já trabalha há cinco anos no clube na área de recrutamento, e agora muda de função. Além dele, o técnico Artur Itiro, que trabalhou por oito anos nas categorias de base do Palmeiras, assumiu o comando do time sub-20 e já venceu três jogos no Paulista com a equipe. 

Foto: Ari Ferreira / Red Bull Bragantino

+ Red Bull Bragantino se despede da Libertadores de modo decepcionante+ Barbieri fala de covid-19 e falta de equilíbrio em momentos importantes após eliminação de Red Bull Bragantino na Libertadores

Da base atual, Bruninho é considerado a grande estrela do clube no momento. Nascido em 2003 é um dos melhores jogadores brasileiros nesta idade. Já apareceu numa lista do The Guardian entre os melhores jovens do mundo e atuou algumas vezes no profissional com gol, inclusive, diante do Internacional. O atacante atuou pelo RB Brasil em alguns momentos e agora faz parte do time principal. Aos 19 anos, está no clube desde o sub-12. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo