Futebol Internacional

Quem poderá assumir o lugar de Battaglia no Boca Juniors

Photo by MUSTAFA ABUMUNES/AFP via Getty Images
Photo by MUSTAFA ABUMUNES/AFP via Getty Images

Diante da saída de Sebastián Battaglia do cargo de treinador do Boca Juniors, o vice-presidente do clube, Juan Riquelme colocará em prática uma lista de nomes de treinadores que vinha sendo elaborada em conjunto com o Conselho de Futebol para o tão aguardado momento de trocar o comando.

A demissão de Battaglia, acontecida em um posto de gasolina, escancarou a real face do Conselho de Futebol que tentou, a todo momento, minar o trabalho do ídolo a frente da Xeneize. Mesmo assim, alguns nomes são mais fortes do que outros internamente, o fator financeiro tem sido crucial nas avaliações.

Entre alguns nomes, um sonhos antigo e um pedido especial da torcida lideram a corrida para assumir o Boca, mas também aparece na lista alguns nomes surpreendentes que foram sondados pelo clube há alguns meses, quando Battaglia não havia assumido.

Veja os 5 nomes mais falados no momento;

1 – Ricardo Gareca

O argentino experiente, estiloso e atual comandante da Seleção Peruana, Ricardo Gareca lidera a corrida para assumir a Xeneize. Os dirigentes do Boca consideram o treinador, um nome forte e ideal para recuperar a temporada deixada por Battaglia. Gareca é um desejo antigo do Boca Juniors, principalmente pelo passado ligado ao clube.

Ainda assim, o treinador assumiria para iniciar um processo de reformulação no elenco, algo tentado por Battaglia mas que ficou pelo caminho devido a necessidade de resultados. Gareca, que está receoso em assumir um novo vínculo com o Peru, pediu um tempo para a Federação do país andino na intenção de reavaliar sua carreira.

Gareca trabalhou no Brasil em uma rápida passagem pelo Palmeiras, onde teve bons resultados, mas inesperadamente deixou a equipe alviverde em 2014. É treinador do Peru desde 2015, onde levou os peruanos novamente a um Mundial em 2018 e a final da Copa América em 2019, os melhores resultados da seleção em 40 anos.

2 – Jorge Sampaoli

Recém-saído do Olympique de Marselha, o argentino Jorge Sampaoli ainda não tem a direção para novos ares, recentemente foi sondado por um clube da Itália mas acabou declinando de abrir conversas. O veterano comandante teve seu nome levantado por um jornalista argentino no Boca. Jorge teve seu nome pedido por torcedores nas redes sociais.

Porém, Sampaoli deixou o Marselha após divergência no número de reforços, uma crítica muito comum de dirigentes sobre o treinador. Após ter pedidos recusados pelo clube francês, o técnico decidiu encerrar o vínculo. Se vier ao Boca com essa mentalidade, será um grande problema para o Conselho de Futebol.

3 – Fabián Bustos

Recém-demitido do Santos, onde foi eliminado pelo Deportivo Táchira na Vila Belmiro, Fabián Bustos foi avaliado pelo próprio Riquelme, que o considera um bom profissional. Apesar de pouco vitorioso na carreira de treinador, o ex-Guayaquil tem campanhas interessantes para se orgulhar, como a que levou seu antigo clube, o Barcelona (EQU) até a semifinal da Libertadores de 2021.

O técnico tem como seu grande aliado o fator financeiro, o Boca avalia que um vínculo curto e sem a necessidade de uma multa rescisória seria interessante para ambas as partes. No entanto, o professor não é uma unânimidade.

4 – Martín Palermo

“Administrar o Boca é um desejo, é um sonho pelo fato de estar no clube novamente, de outro lugar, poder trabalhar e fazer o que gosto. E certamente esse momento pode vir para realizar o desejo”, Foram com essas palavras que Palermo definiu seu sonho de treinar o clube em que é ídolo durante uma entrevista a Tyc Sports, antes da demissão de Battaglia.

Mas mesmo com a admiração dos torcedores, o ídolo não desempenha uma campanha razoável a frente do Aldosivi, pequeno clube argentino que está na lanterna do campeonato nacional. Ainda assim, é um nome trabalhando internamente, devido a identificação com a torcida.

5 – Eduardo Rodríguez

O treinador que marcou história no Colón ao conquistar o primeiro e único título da equipe profissional em mais de 100 anos de história, foi colocado nas possibilidades pelo próprio Riquelme. O atual comandante do Indepediente tem agradado a imprensa nas exibições do heptacampeão continental.

Desconhecido de grande parte do país e do continente, Riquelme trata a escolha do treinador com cuidado e não vê margem para erros, mas o nome de Rodríguez é forte devido ao peso de opinião que o ídolo tem dentro do Conselho de Futebol. É bem provável que caso Gareca decline da oferta, ele se torne o alvo principal.

As principais notícias envolvendo o mercado da bola você acompanha no Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo