Tênis

Quinze anos do primeiro Grand Slam de Rafael Nadal, dono de um dos maiores legados da história do tênis

Nadal com seu primeiro trofeu de grand slam
Primeiro troféu ganho por Nadal num Grand Slam Foto: Philippe Montigny/FFT

Vencer o Grand Slam de tênis é ter certeza de que sua história jamais será esquecida. Não à toa, o espanhol Rafael Nadal possui 19 Grand Slams, sendo o segundo maior vencedor do mundo, com 12 Roland Garros, dois torneios de Wimbledon, quatro US Open e um Australian Open. 

O jovem que se mostrou promissor desde muito novo, tornou-se profissional em 2001. Foram quatro anos até chegar ao seu primeiro titulo de Roland Garros. Ao longo dessa jornada, Nadal acumulou títulos e recordes.

2002

Em 2002, com apenas 15 anos, ganhou seu primeiro jogo em Maiorca, em um torneio ATP, ao derrotar Ramon Delgado, tornando-se o nono tenista a ganhar uma partida na Era Open com menos de 16 anos. No segundo semestre, chegou à semifinal de um Challenger, terminando o ano como número 200 do ranking.

2003

Em 2003, venceu dois Challengers e chegou à final de outros quatro, além da primeira semifinal de um torneio ATP, em Umag. Ao vencer o Challenger de Barletta, tornou-se o quinto tenista mais jovem a vencer um Challenger, aos 16 anos e nove meses. Neste ano, ele terminou na 49º posição do ranking.

2004

Em Março de 2004, Rafael Nadal e Roger Federer se enfrentaram pela primeira vez, pela terceira rodada do Masters de Miami, e o jovem promissor derrotou o então número um do mundo.

Em agosto do mesmo ano, Rafael conquistou o primeiro de uma longa série de títulos no circuito internacional, derrotando grandes nomes do tênis como o argentino José Acacuso no ATP 250 de Sopot, na Polônia, se tornando o mais jovem campeão de um ATP desde o australiano Lleyton Hewitt, em 1999.O título em Sopot foi apenas o primeiro passo para a hegemonia arrebatadora sobre as quadras de saibro.

Sobre a superfície, o “Rei do Saibro”, como ficou conhecido, obteve marcas insuperáveis de vitorias, invencibilidade e principalmente os doze troféus que já ergueu no Torneio de Roland Garros, número que nenhum outro jogador de tênis obteve num único Grand Slam. Seu sucesso nessas quadras levou os especialistas a considerá-lo o maior jogador da historia nesta superfície, superando ate mesmo Björn Borg.

2005

A fama chegou para Rafael Nadal em 2005. O tenista chegou ao top 5 do ranking após ter acumulado dez títulos, incluindo 4 ATP Master Series (Monte Carlo, Roma, Montreal e Madrid), derrotando Guilhermo Coria nas finais de Monte Carlo e Roma, Andre Agassi em Montreal e o croata Ivan Ljubičić em Madrid.

Com 19 anos, transformou-se no sexto mais novo vencedor de um torneio do Grand Slam e no quarto campeão mais novo de Roland Garros na era Open. Na final, disputada no dia 5 de junho, Nadal venceu Mariano Puerta, um grande jogador que tornou difícil a missão do espanhol, por três sets a um (6-7, 6-3, 6-1 e 7-5).

O espanhol se transformou no sétimo jogador a ganhar um torneio do Grand Slam na sua primeira aparição no evento, e o primeiro desde Andre Agassi no Open da Austrália de 1995. Tornou-se o primeiro adolescente a ganhar um Grand Slam desde que Pete Sampras ganhou os US Open em 1990 com 19 anos. Nadal também é o primeiro a ganhar seis títulos em um ano desde Agassi em 1998, com dezoito anos.

A frieza demonstrada pelo espanhol na dura partida que lhe deu seu primeiro titulo era uma previa do brilhante tenista que seria.

2006 e 2007

O Bicampeonato veio logo no ano seguinte. Se colocando novamente no caminho de Roger Federer, o espanhol venceu seu segundo Torneio de Roland Garros ganhando de 3 sets a 1. Com essa vitória, Nadal impediu que Federer conquistasse o quarto titulo de Grand Slam consecutivo e bateu o recorde de vitorias seguidas em quadra de saibro, que pertencia havia décadas, ao argentino Guilhermo Villas.

Em 2007, já no segundo lugar do ranking, venceu novamente Roger Federer jogando de maneira inteligente e ganhando seu terceiro troféu nas quadras de saibro.

Foto: COURINNE DUBREUIL/ FFT

2008

Em 2008, Nadal venceu Federer em Wimbledon e em Roland Garros. Na partida que ficou classificada como “a melhor partida de tênis de todos os tempos”,Rafael Nadal derrotou Roger Federer naquela que seria a final mais longa da historia de Wimbledon.

Já em Roland Garros, sem permitir que o suíço ficasse à frente no placar, ele derrotou o número um do mundo por 3 sets a 0, alcançando o tetracampeonato. Com essas vitórias,o espanhol alcançou duas marcas importantes.A primeira foi ter se tornado o primeiro tenista desde Björn Borg a vencer Roland Garros e Wimbledon na mesma temporada. A segunda foi igualar o feito de Borg de ser o único tenista a conquistar quatro títulos consecutivos no saibro parisiense (1978 a 1981).

2009

No inicio de 2009, Rafael Nadal voltou a desbancar Roger Federer e levou a taça do Australian Open para Espanha pela primeira vez na história, mostrando que sabe jogar em vários tipos de quadras sendo esse seu primeiro titulo em quadra rápida.

2010

Em 2010, o então primeiro do mundo, venceu o U.S Open, Wimbledon e Roland Garros passando a ter o chamado Career Golden Slam, ou seja, os quatro torneios mais importantes do circuito, mesmo em anos diferentes, e conquistou a medalha olímpica simples. Na historia do tênis, apenas Andre Agassi conseguiu tal façanha.

No seu oitavo Grand Slam, Nadal derrotou Tomas Berdych de forma contundente e voltou a saborear a gloria de se proclamar campeão em Wimbledon pela segunda vez.

Em Nova York, Nadal derrotou Novak Djokovic, o então segundo no ranking. Já em Roland Garros,ganhou de maneira brilhante Robin Soderling vencendo por 6-4, 6-2 e 6-4, em duas horas e meia.

2011

Sexto título em Roland Garros e recorde. Assim foi 2011 para Nadal. Com a vitória por 3 a 1 sobre Roger Federer, seu eterno rival, o espanhol igualou Björn Borg e, ao lado dele, se tornou o maior vencedor da história do Grand Slam francês. A soberania no saibro ainda lhe rendeu a permanência do topo do ranking. Esta manutenção deve-se a derrota de Novak Djokovic para Federer alguns dias antes.

Foto: FFT

2012

Roland Garros tem um rei e seu nome é Rafael Nadal. No saibro, Nadal ganhou pela sétima vez consecutiva e se tornou o primeiro tenista da era aberta a alcançar esta marca. O espanhol derrotou Novak Djokovic, em uma diferença de dois sets, quebrando a seqüência de sete derrotas consecutivas para o sérvio.

Devido a uma lesão no joelho, o tenista se retirou dos Jogos Olímpicos. Pouco depois, anunciou sua ausência nos torneios Masters Series de Toronto e Cincinnati, e para o Aberto dos EUA. Nadal não jogou mais nenhuma partida em 2012.

2013

Em 2013, o rei do saibro voltou a vencer Roland Garros e U.S Open. O então número 4 do mundo conquistou seu oitavo titulo no Grand Slam francês. Após derrotar Novak Djokovic na semifinal, ele enfrentou seu compatriota David Ferrer, e venceu o jogo e o torneio de Roland Garros por 6-3, 6-2 e 6-3, se tornando o primeiro tenista a ganhar o mesmo torneio de Grand Slam oito vezes.

No mesmo ano Nadal sagrou-se bicampeão do Grand Slam do US Open, após derrotar o então numero um do mundo Novak Djokovick por 3 sets a 0, em mais de 3 horas de partida. Com esse titulo Rafael chegou a 13 Grand Slams e é o único a ameaçar os recordes conquistados pelo americano Pete Sampras e o suíço Roger Feder.

2014

Rafael Nadal, o então número um no mundo, conquistou pela 9º vez o titulo no saibro de Paris, depois de vencer Novak Djokovic na final com um placar de 3-6, 7-5, 6-2 e 6-4, após três horas e meia de ação.

2017

Nadal voltou a brilhar no seu palco favorito depois de duas temporadas de jejum de grandes títulos. Sem dar chances ao suíço Stanislas Wawrinka (2-6, 3-6, 1-6) ganhou seu 10º Roland Garros, após duas horas e cinco minutos de partida. O espanhol tornou-se o primeiro homem da história a conquistar dez vezes o mesmo Grand Slam.

A campanha do espanhol nesta edição de Roland Garros foi praticamente impecável, sem perder um set sequer, repetindo o feito das conquistas de 2008 e 2010. Em relação aos games perdidos, ele anotou sua melhor marca, deixando apenas 35 pelo caminho, superando os 41 de nove anos atrás.

Somente a australiana Margaret Court, ganhadora de 11 abertos da Austrália entre 1960 e 1973 supera está marca.

O terceiro US Open de Nadal – o 16º Grand Slam – veio com a vitória sobre Kevin Anderson por 3 sets a 0. O tenista espanhol foi superior do começo ao fim e não deu chances ao rival que fazia sua estréia como finalista do Grand Slam.

Foto: NICOLAS GOUHIER / FFT

2018

“É mais que um sonho ganhar Roland Garros pela 11º vez”. Foi isso que disse o espanhol após ganhar mais um título no seu cenário parisiense preferido e posar para uma foto com todos os gandulas da partida. Nadal acumulava apenas duas derrotas no torneio francês enquanto somava 86 vitórias.

Ao ganhar mais uma Copa dos Mosqueteiros, o espanhol se igualou à australiana Margaret Court com 11 títulos em Paris, e se sobressaindo aos números de Grand Slams, tendo 17 e 79 títulos no total.

2019

Pela 12º vemos Rafael Nadal levantar a taça da Copa dos Mosqueteiros fortalecendo seu legado nas quadras de saibro. A vitória se deu em cima de Dominic Thiem numa partida que durou 3 horas, com parciais de 6-3, 5-7, 6-1 e 6-1. Com mais essa vitória, o espanhol chega ao seu 18º Grand Slam.

Numa partida que durou quase cinco horas, Nadal sagrou-se tetracampeão no US Open após vencer Daniil Medvedev por 7-5, 6-3, 5-7, 4-6 e 6-4. Aos 33 anos Nadal conquista seu 19º Grand Slam, o que o deixa a apenas um troféu do recorde entre os homens, que é de 20, não por acaso estabelecido por Roger Federer.

Agora com 34 anos completos, Rafael Nadal soma 85 títulos em torneios de nível ATP, sendo 19 deles em Grand Slams – o segundo maior vencedor na história, atrás apenas de Roger Federer, com 20. O tenista espanhol, atual número 2 do mundo, voltou a treinar em sua academia em preparação para o retorno das competições de tênis profissionais. Por enquanto, o circuito será retomado no início de agosto.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo