Tênis

Rafael Nadal alcança a marca de 800 semanas seguidas no Top-10

Rafael Nadal
Divulgação/Facebook ATP Tour

Rafael Nadal está na lista dos maiores tenistas que passaram pelo nosso planeta. Os números do espanhol provam isso e ele atingiu uma sequência de 800 semanas consecutivas no Top-10. Sua jornada durou mais de 15 anos e continua contando – 5600 dias e 134.400 horas. A corrida do Toro Miura perdurou mais do que as Guerras Napoleônicas ou a Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Civil Americana juntas.

Nadal quebrou o recorde de Jimmy Connors de 789 semanas ininterruptas no Top-10 em novembro. Ele entrou pela primeira vez entre os 10 melhores do ranking em abril de 2005, aos 18 anos, um mês antes de conquistar seu primeiro Roland Garros.

Ao longo deste 15 anos, na maior parte do tempo se manteve entre o 1º e 2º lugar. Alguns momentos teve o risco de sair do Top-10, principalmente, por causa de lesões. No entanto, nestes períodos de oscilação, Nadal crescia e elevava o patamar do seu jogo. O espanhol já mencionou que duvidar dele mesmo era um fator importante do seu sucesso.

—  Acho que é bom para mim (ter dúvidas) porque então me sinto alerta. O tênis é um esporte em que as coisas podem mudar muito rapidamente — disse ele a Jon Wertheim ao programa de televisão 60 Minutos em julho.

Rafa atingirá 1000 semanas seguidas entre os 10 melhores? A meta será alcançada em 2024, quando fará 37 anos. É bem provável que ele consiga! Inclusive no Masters 1000 de Paris de 2020 foi questionado como permaneceu no topo ou perto dele por tanto tempo, Nadal foi humilde e atencioso.

— Eu enfrentei problemas em termos de lesões em diferentes partes da minha carreira. Mas sempre mantenho a paixão e o amor de continuar fazendo o que faço, que é jogar tênis. Portanto, tenho orgulho de que mesmo depois de conquistar muitas coisas, que em alguns momentos tenho conseguido continuar com fome, seguir em frente e ser humilde o suficiente para aceitar os desafios, aceitar que em alguns momentos as coisas não estavam acontecendo como o planejado. Sempre tive grande ajuda das pessoas ao meu redor. Sem eles, isso seria impossível — relatou na ocasião.

LEIA MAIS

Ranking ATP: Thiago Monteiro sobe uma posição e Wild desce

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo