Z - Futebol Agência ENM

Rafinha é o novo caso de Covid-19 no PSG, diz jornal

O Paris St-Germain comunicou neste domingo, sem revelar a identidade do envolvido, que um de seus atletas testou positivo para Sars Cov2, causador da Covid-19, na reapresentação dos jogadores após o recesso para comemorações de natal e ano novo. Segundo o jornal “Le Parisien”, trata-se do brasileiro Rafinha.

O meio-campista, de acordo com o veículo francês, foi o único jogador fora da lista de lesionados que não treinou durante a tarde. No comunicado, o PSG informou que o atleta que contraiu a Covid-19 fará isolamento e estará sujeito aos protocolos de saúde pré-definidos.

Rafinha, segundo a coluna de Léo Dias no portal “Metrópoles”, foi um dos convidados dentre as centenas que compareceram a pelo menos um dos sete dias da festa de Neymar em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, entre 26 e 2 de janeiro.

O exame realizado em Rafinha, segundo o clube francês, foi o PCR – teste realizado na secreção nasal colhida por meio de cotonete nas vias aéres do paciente.

Segundo a médica Pamella Bertoldi, consultada pelo Esporte News Mundo, “recomenda-se que o PCR seja feito entre o terceiro e o sétimo dia do início dos sintomas, período em que aumentam as chances de que o teste dê positivo”:

– Conforme o Ministério da Saúde, o PCR permite identificar a presença do vírus SARS-CoV-2 até o oitavo dia após o início de início dos sintomas.

Para a médica, é provável que, se o paciente testou positivo neste domingo, ele tenha contraído o vírus entre 27 de dezembro e 01 de janeiro.

– Em relação à transmissão, o Ministério de Saúde diz que alguns pacientes podem transmitir a doença durante o período de incubação, geralmente 1 a 3 dias antes do início dos sintomas. Existe também possibilidade de transmissão por pessoas que estão infectadas e eliminando vírus, mas que ainda não desenvolveram sintomas – explica Pamella.

– Ou seja, se os sintomas começaram hoje, o paciente esteve transmitindo pelo menos desde ontem e possivelmente desde o dia 31. Em paciente assintomáticos é difícil predizer há quanto tempo este pode estar com o vírus – completa a médica.

Siga o Esporte News Mundo no FacebookTwitter e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo