Flamengo

Rafinha, Rivaldo, Zé Elias e mais: conheça os 10 principais brasileiros da história do Olympiacos

Rafinha colocou o seu nome na história do Flamengo. Seu nome sempre será lembrado por ter sido titular do time que rubro-negro que conquistou a cinco títulos da América ao Brasil. Afinal, o lateral-direito após vencer a Recopa Sul-Americana, a Copa Libertadores da América, a Supercopa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Carioca.

Nascido em Londrina, no Paraná, Márcio Rafael Ferreira de Souza Cunha, o agora ex-camisa 13, surgiu no Coritiba. Posteriormente, ele defendeu o Schalke 04 e Genoa.

Sua carreira só foi decolar na Alemanha quando vestiu as cores do Bayern de Munique. Por lá, o jogador de 34 anos, levantou 17 taças. Por isso e pelo espirito de liderança foi um dos maiores jogadores da história do clube Bávaro.

Agora na Grécia, Rafinha reforça uma ligação histórica: a adoração do Olympiakos por jogadores brasileiros. Atualmente, os ‘Thrylos’, a ‘lenda’ em português, conta com dois atletas nascidos em nossa terra: o volante Guilherme Torres, ex-Portuguesa (SP) e o meia Bruno Felipe, ex-União Mogi (SP).

+ Saiba tudo sobre o Flamengo no Esporte News Mundo

Dessa forma, o Esporte News Mundo relembra os principais jogadores que também fizeram o mesmo caminho de Rafinha. Ao todo, 22 atletas já passaram pelo clube grego. Juntos, eles disputaram 1096 partidas e marcaram 243. Na lista, tem ainda técnico, campeão mundial pela Seleção Brasileira e ídolo de grandes clubes brasileiros.

Resta saber, agora se o lateral fará no Olympiakos o mesmo sucesso que fez no Rubro-Negro. Confira a lista!

Diogo

Posição: atacante

Jogos: 72

Gols: 17

Ex-atacante de Flamengo, Santos, Palmeiras e Portuguesa, Diogo atuou por cinco temporadas pelo Olympiacos. Ele, nesse ínterim, conquistou quatro vezes o Campeonato Grego. Além disso, venceu em duas oportunidades a Copa da Grécia. Aos 33 anos, o centroavante é o craque do Johor FC, da Malásia.

Dudu Cearense

Posição: volante

Jogos: 87

Gols: 13

Revelado pelo Vitória (BA), Dudu construiu sólida carreira internacional após passar por clubes do Japão, França, Rússia, Grécia e Israel. Além disso, ele acumulou ao longo da carreira diversas convocações para a Seleção Brasileira. O volante, inclusive, marcou seu nome na história do Olympiacos. Em três temporadas, ele conquistou o Campeonato Grego e a Copa da Grécia.

Edu Dracena

Posição: zagueiro

Jogos: 10

Gols: nenhum

Multicampeão por Cruzeiro, Santos, Corinthians e Palmeiras, Edu Dracena teve passagem marcada por muitas lesões no Olympiacos. Por isso, ele disputou apenas uma temporada pelo clube. O zagueiro, porém, integrou o elenco que venceu o Campeonato Grego na temporada 2002/2003. Posteriormente, o defensor regressou ao futebol brasileiro.

Felipe Santana

Posição: zagueiro

Jogos: 8

Gols: Nenhum

Atualmente na Chapecoense, Felipe Santana teve passagem apagada pelo Olympiacos. Ele, inclusive, ficou apenas seis meses no clube após se transferie para o Krasnodar, da Rússia. O zagueiro, nesse ínterim, acumulou uma série de lesões musculares. Por isso, o jogador teve o contrato rescindido. Mas o becão teve tempo de levantar o caneco do Campeonato Grego.

Giovanni

Posição: meio campista

Jogos: 167

Gols: 68

Ex-jogador de Barcelona e Santos, foi ‘dez e faixa’ do Olympiacos de 1999 a 2005. Ele, nesse ínterim, venceu cinco vezes o Campeonato Grego. É, portanto, considerado o maior jogador estrangeiro da história do clube. De acordo com a imprensa local, Giovanni é tido como um dos maiores ídolos que já vestiu a camisa alvirrubra.

Júlio César

Posição: zagueiro

Jogos: 56

Gols: 11

Desconhecido por aqui, maranhense Júlio César Santos Correa deixou São Luiz, no Maranhão, sem nunca ter disputado uma partida profissional no Brasil. Ele, porém, teve importante carreira internacional. Mas viveu seu auge quando defendeu o Real Madrid, Milan e Benfica. Em duas temporadas no Olympiacos, o zagueiro venceu a Supertaça da Grécia, o Campeonato Grego e a Copa da Grécia.

Leandro Salino

Posição: Lateral direito

Jogos: 67

Gols: nenhum

Revelado pelo Cruzeiro, Leandro Salino ganhou projeção nacional quando atuou pelo Flamengo de 2007. Ele, nesse ínterim, conquistou o Campeonato Carioca. Posteriormente, o jogador atuou em Portugal. Logo depois, Salino foi contratado pelo Olympiacos. Pelo clube, ele venceu o Campeonato Grego e a Copa da Grécia.

Rivaldo

Posição: atacante

Jogos: 95

Gols: 43

O pentacampeão é considerado a maior contratação da história do Olympiacos. Ele chegou ao clube após brilhar por Deportivo La Corunã, Barcelona e Milan. E, claro, depois de vencer para o Brasil a Copa do Mundo de 2002. Pelo ‘Oly’, Rivaldo venceu três vezes o Campeonato Grego.

Zé Elias

Posição: volante

Jogos: 68

Gols: 2

Volante brucuto e de muita raça, Zé Elias atuou por duas temporadas pelo Olympiacos. Ele foi contratado pelo clube após passagem destacada por Bayer Leverkusen e Internazionale. O ex-jogador de Corinthians e Santos venceu três vezes o Campeonato Grego. Sua passagem é recordada com muito carinho pelos torcedores do ‘Oly’.

Zico

O maior ídolo da história do Flamengo, Zico foi técnico do Olympiacos na temporada 2009/2010. Ele, nesse ínterim, comandou o time em 21 partidas, conquistou 12 vitórias, obteve quatro empates, teve cinco derrotas e teve 63,4% de aproveitamento. Apesar do trabalho ter sido bem avaliado pelos dirigentes gregos, o ‘camisa 10 da Gávea’ foi demitido pela falta de títulos naquela temporada.

Siga o Esporte News Mundo nas redes sociais TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo