Geral

Raio-X Palmeiras e São Paulo: Quem você acha que leva? Compare os times

Isabela Savarezzi e João Victor Carneiro

Palmeiras e São Paulo se enfrentam pela final do Campeonato Paulista em duas etapas. A primeira delas será nessa quinta-feira (20), na casa alviverde, o Allianz Parque. Já os 90 minutos finais que decidirão o grande campeão de São Paulo, será na casa do Tricolor devido a melhor campanha na competição. Quem levará para casa a taça do Campeonato Paulista? Confira todos os principais pontos da partida e opiniões dos jornalistas do Esporte News Mundo.

FICHA DA FINAL

Jogo de ida

  • Palmeiras x São Paulo
  • Allianz Parque
  • Quinta-feira (20), às 22h (horário de Brasília)

Jogo de volta

  • São Paulo x Palmeiras
  • Morumbi
  • Domingo (23), às 16h (horário de Brasília)

COMO ENTRAM EM CAMPO?

Formação tática das possíveis equipes de Palmeiras e São Paulo desta quinta-feira (20).

PONTOS CRUCIAIS DA PARTIDA

Palmeiras, por Isabela Savarezzi

O Palmeiras de Abel Ferreira entra em campo com uma defesa estruturada e bem consolidada e com um ataque ofensivo e certeiro comandado pela dupla de Luiz Adriano e Rony. Os dois pontos cruciais e mais efetivos do clube sem sombra de dúvidas são o contra-ataque e a bola parada. Com uma defesa formada por Goméz, Renan e Luan, o Palmeiras tem bons lançamentos e contra-ataques rápidos abusando das melhores qualidades de Rony, Viña e Luiz Adriano: a velocidade. Em relação as bolas paradas, a comissão técnica dos portugueses tem o costume de apostar em jogadas ensaiadas que desestruturam a defesa adversária e já se mostraram muito bem sucedidas nesses oito meses no comando do Verdão.

São Paulo, por Gabriel Fuh

O jogo do São Paulo flui pelas laterais do campo e o que tem se mostrado efetivo em parar essa estratégia, é o aumento do número de jogadores em dois setores: no meio de campo, pressionando e tirando o passe da linha de zaga tricolor, como fez o Corinthians ou da defesa, expandindo uma linha com até seis zagueiros para cobrir a subida dos alas, como fizeram Rentistas e Racing. Dos últimos dez gols do São Paulo, oito saíram em cruzamentos (3 em escanteios) ou jogadas construídas pelos lados, como resultado, os três melhores assistentes do time são os alas Igor Vinicius (5), Dani Alves e Reinaldo (4).

DISPUTA DE POSIÇÕES COM VOTOS DOS EDITORES E SETORISTAS

(Participantes da votação de elenco: Isabela Savarezzi, Rafael Bastos, Gabriela Brizotti, Guilherme Colucci, Miler Alves, Rafael Nardy, Guilherme Tedesco, Gabriel Fuh, João Victor Carneiro e Victor Ferrage \ totalizando 10 votos)

  • GOL: Weverton 10 x 0 Volpi
  • ZAGA: Luan 2 x 8 Arboleda
  • ZAGA: Gustavo Goméz 8 x 2 Miranda
  • ZAGA: Renan 6 x 4 Léo
  • LATERAL DIREITO: Mayke 0 x 10 Daniel Alves
  • LATERAL ESQUERDO: Victor Luis 1 x 9 Reinaldo
  • MEIO CAMPO: Felipe Melo 2 x 8 Benitez
  • MEIO CAMPO: Patrick de Paula 7 x 3 Luan
  • MEIO CAMPO: Raphael Veiga 10 x 0 Liziero
  • ATAQUE: Rony 8 x 2 Luciano
  • ATAQUE: Luiz Adriano 10 x 0 Pablo

Para saber tudo sobre o Campeonato Paulista siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook.

QUEM LEVA A TAÇA?

Joao Vitor Castanheira, editor do Esporte News Mundo

“Palmeiras estar na final do Paulista mediante ao calendário desumano e inaceitável a qual o clube está submetido já é uma conquista que denota o tamanho do trabalho do Abel Ferreira. Dito isso, acho que o São Paulo chega em melhores condições para a conquista. Crespo conseguiu extrair o melhor de seus melhores jogadores, que estão com bem menos jogos nas costas. Diante de trabalho, treinador, elenco e condições do adversário, é a chance perfeita para o São Paulo sair da fila. Amanhã, empate em 1 a 1. No segundo jogo, SP campeão.”

Isabela Savarezzi, setorista do Palmeiras

“O jogo será bem equilibrado. Palmeiras está em ótima fase e o elenco já se acostumou com o clima de decisões e isso pode ser uma grande vantagem para o clube. Por outro lado, São Paulo fez ótima campanha no Campeonato Paulista e chega na final com mérito total de Crespo que soube organizar bem a equipe e aproveitar o melhor que cada um de seus jogadores tem a oferecer. Mesmo com esses pontos, ainda acredito no favoritismo alviverde pelo trabalho muito bem consolidado da equipe técnica de Abel Ferreira.”

Joao Vitor Carneiro, setorista do São Paulo

“Acredito que o Palmeiras seja o maior favorito ao título por estar mais acostumado a grandes decisões nos últimos anos e ter jogadores mais decisivos como Weverton e Rony. O Tricolor ainda é uma equipe em formação e sem tanta “casca” quanto o rival mas que faz um bom trabalho. Todavia, acredito que não seja suficiente para bater com a realidade que é o alviverde hoje.”

Guilherme Colucci, setorista do Palmeiras

“Pergunta difícil de responder. Acho o Palmeiras um time mais versátil e descansado, mas o São Paulo vive um momento ótimo, com atletas e comissão técnica iluminados. Fatores extracampo como pressão e experiência podem desequilibrar a favor do Palmeiras, mas, na bola, acredito que o SPFC tem um pouco mais de chance de ser campeão. Não vejo a decisão indo para os pênaltis, mas acredito em diferença mínima de gols no agregado a favor do São Paulo.”

Gabriel Fuh, setorista do São Paulo

“O São Paulo vive melhor momento na temporada do que o Palmeiras, mas ainda é inegável que o trabalho alviverde, que já tem mais tempo de construção, títulos e poder financeiro, é mais concreto do que o do tricolor. Acredito em um leve favoritismo palmeirense no Choque-Rei, porém é uma decisão quase 50/50, onde o São Paulo vem construindo um bom projeto e jogando bem, colocando algumas odds a seu favor.”

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo