Outro lado

Record supera oferta do SBT e vira favorita para transmitir o Campeonato Carioca a partir de 2021

Divulgação/FERJ

A Record deve fechar acordo com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) para transmitir o Campeonato Carioca a partir de 2021. A emissora de Edir Macedo entrou de última hora nas negociações e atravessou o acordo encaminhando que a federação tinha com o SBT. As informações são do Lance! e do Uol Esporte.

É esperado que o contrato com a Record seja ratificado na próxima quinta-feira (11), em uma reunião com os clubes que disputam o torneio. O contrato valerá para duas temporadas, 2021 e 2022, e tem um valor acima do oferecido pelas concorrentes. Os quatro grandes Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense, deveram receber a mesma quantia.

O SBT estava com um acordo encaminhado para exibir a competição, em um esquema que combinaria transmissões em TV Aberta, no YouTube e a criação de um serviço de Pay-PerView do campeonato. Contudo, a proposta desagradava alguns clubes, como o Vasco, que não teria ficado satisfeito com os valores apresentados pela emissora, o que permitiu a virada nas negociações.

Os direitos do estadual fluminense eram da Globo até o ano passado, mas a emissora rescindiu contrato com a FERJ após o Flamengo, único time que não tinha acordo com a emissora carioca, exibir uma partida contra o Boavista em seu canal do YouTube. O Rubro Negro usou como pretexto a Medida Provisória 984, conhecida com MP do Mandante, que dizia que os direitos de transmissão de cada partida eram reservados ao time que jogava em casa. Antes da MP, (e depois dela perder validade), quem quiser transmitir um jogo de futebol precisa ter contrato com os dois times envolvidos. A Globo viu a exibição do jogo do Flamengo como uma quebra contratual, já que o acordo com os outros clubes foi assinado antes da publicação da medida.

Caso se confirme o contrato da Record com a FERJ, será a volta da emissora nas transmissões do futebol nacional. Desde 2006, ela não exibe jogos envolvendo clubes brasileiros, apesar de neste período ter mostrado outros eventos esportivos. É o caso dos Jogos Olímpicos de Verão e Inverno, entre 2010 e 2018, os Jogos Pan Americanos de 2011, 15 e 19 e a Eurocopa de 2008.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo