Botafogo

Recordar é Viver: Botafogo vencia a Juventus há 25 anos e se sagrava campeão

Botafogo Juventus
Foto: Reprodução/Botafogo

Hoje faz 25 anos que o Botafogo derrotou a Juventus e foi campeão do Troféu Teresa Herrera. No dia 10 de agosto de 1996, o Glorioso encarou a Velha Senhora, na época a campeã da Champions League, no Estádio Riazor, em Coruña, Espanha. O time italiano comandado por Marcello Lippi contava com elenco repleto de nomes consagrados, como Vieri, Del Piero e Didier Deschamps.

Os campeonatos de pré-temporada na Europa eram vistos como bons olhos pelos clubes brasileiros nas décadas de 80 e 90, que viviam constantemente com problemas financeiros e dificuldades de manter os salários em dia.

O Teresa Herrera é um torneio organizado pelo Deportivo La Coruña desde 1946 e reúne campeões convidados em um esquema de mata-mata contando com quatro clubes e depois de 2009, apenas dois times em jogo único. Em 96, os envolvidos foram o anfitrião Deportivo, Botafogo, Juventus e o Ajax.

MUDANÇA DE UNIFORME

O time brasileiro já sofreu um curioso desfalque antes da partida começar, como tinha um uniforme idêntico ao da Juventus, teve que trocar em cima da hora, mas o clube de General Severiano não havia levado uma vestimenta alternativa. A solução foi pegar as camisas emprestadas do dono da casa, o La Coruña.

O Botafogo que havia sido convidado por ter sido campeão brasileiro em 95, apostava suas fichas no folclórico atacante Túlio Maravilha, após eliminar por 2 a 1 o Deportivo, o clube carioca chegou a finalíssima como azarão do torneio.

FINAL BASTANTE DISPUTADA

Em jogo bastante disputado, o embate dos alvinegros encerrou em tempo normal empatado em 4 a 4, com destaque para os atacantes Túlio Maravilha pelo lado brasileiro e Nicola Amoruso pelos italianos, ambos marcaram um hat trick.
Nas decisões de pênaltis, o Botafogo venceu por 3 a 0 e conquistou o campeonato. Na partida que valia a terceira colocação, o La Coruña derrotou o campeão holandês Ajax por 2 a 0.

FICHA TÉCNICA

Botafogo: Wágner, Wilson Goiano, Wilson Gottardo, Grotto e Jefferson; Souza, Otacílio, Marcelo Alves (Marcos Aurélio) e França (Zé Carlos); Sorato (Mauricinho) e Túlio Maravilha. Técnico: Ricardo Barreto.
Juventus: Peruzzi, Ferrara, Torricelli, Porrini e Montero; Jugovic, Di Livio e Deschamps; Vieri (Boksic), Del Piero (Amoruso) e Padovano (Ametrano). Técnico: Marcello Lippi.
Árbitro: Antonio Jesús López Nieto (ESP).
Gols: Vieri aos 23/1ºT; Túlio aos 6/2ºT, Amoruso aos 30/2ºT e França aos 31/2ºT; Amoruso aos 5/1ºTP; Túlio aos 15/1ºTP, Amoruso aos 12/2ºTP e Túlio aos 15/2ºTP.
Pênaltis: Botafogo 3-0 Juventus (Wilson Goiano, Gottardo e Souza)
Expulsões: Torricelli, Montero e Otacílio.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo