Especial

Eterno capitão! Recorde todos os títulos conquistados por Fred em sua carreira

FOTO: LEONARDO BRASIL/ FLUMINENSE FC

Chega ao fim neste sábado, (09/07), o casamento entre Fluminense e Fred. O atacante fará seu último jogo como profissional com a camisa tricolor contra o Ceará, partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Como todo grande ídolo, ‘Dom Fredon’ coleciona diversos títulos pelos clubes em que passou, e o Esporte News Mundo te ajuda a relembrar todos os troféus conquistados pelo eterno capitão.

+ América-MG, Lyon, Fluminense, Seleção… Relembre a carreira do atacante Fred

+ Te pegou! As maiores vítimas do atacante Fred na carreira

+É mais um gol do Fred! Confira os recordes da carreira do ídolo tricolor

Lyon

Em sua única aventura pela Europa, Fred emplacou três títulos seguidos do Campeonato Francês pelo Lyon nas temporadas 2005/2006, 2006/2007, 2007/2008 e um título da Copa da França também na temporada 2007/2008.

Atlético-MG

Pelo Atlético-MG, Fred teve uma passagem de pouco sucesso na questão de títulos. Em 2016, quando chegou ao clube mineiro, não conquistou nada por ter chegado no meio do ano, e o Galo estar apenas disputando o Campeonato Brasileiro.

No ano seguinte, o jogador venceu o Campeonato Mineiro, o seu único troféu ganho no alvinegro.

Cruzeiro

Em sua primeira passagem pelo Cruzeiro, Fred não venceu nenhum campeonato, porém, ao sair do Atlético-MG e retornar para a Raposa em 2018, ganhou por duas vezes seguidas o Campeonato Mineiro, em 2018 e 2019, e a Copa do Brasil, também em 2018, em cima do Corinthians.

Fluminense

O primeiro troféu de Fred pelo Fluminense veio logo depois do milagre de 2009, onde o time carioca conseguiu escapar do rebaixamento mesmo com 99% de chances de cair para a Série B. O título brasileiro veio na 38ª rodada contra o Guarani, com um gol dramático de Emerson Sheik, colocando um fim de 26 anos de jejum sem um campeonato brasileiro para o clube.  

Depois de passar 2011 em branco no quesito de títulos, Fred teve um ano de 2012 mágico. Tudo começou com a conquista da Taça Guanabara em cima do Vasco, em que o atacante marcou 2 gols na vitória por 3×1 sobre o cruzmaltino. Logo depois veio o Campeonato Carioca, troféu conquistado contra o Botafogo, em um jogo marcado por um golaço de bicicleta do artilheiro, considerado um dos mais bonitos de sua carreira. 

E para finalizar veio o segundo título brasileiro em um intervalo de 3 anos, onde foi o protagonista do tetracampeonato tricolor, marcando 2 gols contra o Palmeiras, no jogo que confirmou a conquista, e artilheiro do campeonato com 20 gols marcados. 

Em 2016, conquistou o título da Primeira Liga, uma espécie de Liga Sul-Minas-Rio, porém ficou de fora do resto da competição cumprindo suspensão, devido a sua expulsão no jogo de estreia do tricolor contra o Athletico-PR, onde agrediu um jogador do Furacão.

Após longos 4 anos longe de casa, Fred retornou para o Fluminense em 2020, e logo de cara conquistou seu primeiro título depois de sua volta. A vitória sobre o Flamengo nos pênaltis marcou a conquista da Taça Rio em cima de seu maior rival, mas o jogador não esteve em campo por estar com dores no pé direito. 

A presente temporada de 2022 começou com Fred como titular, porém ele foi perdendo espaço aos poucos para Germán Cano após lesão na coxa no jogo contra o Milionários, válido pela Libertadores.  

Mesmo após retornar, o continuou sendo banco de Cano. Foi discreto na campanha da Taça Guanabara, mas esteve na entrega da taça e levantou o título. Já na fase final do Campeonato Carioca, Fred também passou em branco nos gols, entretanto chamou a atenção pelas duas confusões arrumadas na semifinal e na final da competição.

Na semifinal, contra o Botafogo, entrou nos minutos finais, recebeu dois amarelos e foi expulso no último lance da partida por falta, após gol de Germán Cano. No entanto, o juiz da partida encerrou o jogo antes da cobrança, gerando revolta dos jogadores alvinegros e um riso de quem sabia que tinha conseguido o que queria.  

Já na final contra o Flamengo, o jogador voltou a entrar perto do fim do jogo e se envolveu em outra confusão, dessa vez com Bruno Henrique. Fred voltou a ser expulso, depois de ter ficado fora do jogo de ida cumprindo suspensão, mas não prejudicou o Fluminense, que confirmou o título carioca após 10 anos. 

O jogador comemorou bastante a conquista e levantou aquela que seria a última taça de uma carreira vitoriosa, tanto coletivamente, quanto individualmente.  

Seleção Brasileira

Pela Seleção, ganhou 4 títulos: A Copa América de 2007, o Superclássico das Américas em 2011 e 2012, todos em cima da Argentina, e a Copa das Confederações de 2013, em cima da Espanha. A partida contra a atual campeã do mundo na época ficou marcado como um dos melhores jogos de Fred como jogador profissional.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo