Campeonato Paulista

Recusa de testes, quebra de protocolo e mais; Derby começa quente nos bastidores

Reprodução FPF

A segunda-feira (03), começou agitada para Corinthians e Palmeiras, os times fazem o Derby pela final do Paulistão 2020. Antes de entrar em campo, na quarta-feira (5), porém, os times duelam nos bastidores.

                 

Tudo teria começado em uma reunião na Federação Paulista de Futebol (FPF), em que Maurício Galiotte, presidente do Palmeiras, questionou Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, sobre a realização de testes e ouviu uma negativa.

Andrés justificou sua posição pois o time está concentrado há 14 dias e o protocolo médico da FPF– aprovado pelo governo do Estado – não exige a testagem quando se cumpre o isolamento.

Após a declaração, grande parte da imprensa esportiva criticou a atitude do mandatário do Corinthians, indagando o porquê de sua decisão.

O Corinthians se posicionou por nota oficial e além de negar a realização dos exames, ainda acusou o rival Palmeiras de descumprir o protocolo assinado pelos clubes junto a FPF.

“[…] o Corinthians cumpriu o confinamento de seus atletas e comissão técnica, seguindo à risca o acordo, diferentemente da Sociedade Esportiva Palmeiras que descumpriu e liberou seus atletas depois de cada partida, o que nunca foi permitido.”

Confira a nota oficial do Corinthians aqui.

Após a manifestação e acusação do Corinthians, a Federação Paulista de Futebol resolveu se manifestar de forma oficial. Assinado por Moisés Cohen, presidente da Comissão Médica da entidade, a nota alegou que o Corinthians não é obrigado a realizar os exames.

Além disso, a nota deixa claro que o Palmeiras, por não isolar os atletas, é sim obrigado a testar os jogadores. Confira a nota oficial:

“A Comissão Médica da Federação Paulista de Futebol vem a público esclarecer questionamentos sobre o protocolo do Campeonato Paulista – Série A1:

1) O protocolo da competição foi elaborado e aprovado por unanimidade pelos médicos dos 16 clubes participantes do campeonato;

2) O documento prevê que as delegações deveriam ser testadas e, após os resultados, se concentrariam para as partidas em locais previamente preparados e higienizados;

3) O Sport Club Corinthians Paulista atuou contra o Mirassol com toda sua delegação testada. Após a partida, o clube continuou com seu grupo isolado, o que, de acordo com o protocolo, não obriga realização de novo teste para o próximo jogo;

4) A Sociedade Esportiva Palmeiras optou por não manter os atletas confinados e concentrados após a partida contra a Ponte Preta. Assim, seguindo o mesmo conceito do protocolo, antes da concentração para a partida seguinte, a delegação deve ser testada;

5) A FPF informa ainda que, em comum acordo com os dois clubes, serão realizados testes de PCR-RT em ambas delegações, estando concentradas ou não, antes da partida decisiva, marcada para sábado, às 16h30. Os testes serão realizados pelo Albert Einstein, por meio de convênio que a FPF possui com o hospital.”

Depois da confusão, Andrés Sanchez afirmou que o Corinthians fará os testes no elenco. Serão examinados jogadores, comissão técnica e funcionários na manhã desta quinta-feira (06), um dia após o Derby e a primeira final do Paulistão.

O Portal ENM ainda entrevistou dois especialistas e ambos criticaram o protocolo da Federação Paulista e os clubes, reforçando a importância dos testes e do isolamento.

Corinthians e Palmeiras fazem o segundo e o terceiro Derby do ano pelas finais do Paulista 2020. No primeiro confronto, o Timão levou a vantagem e venceu o rival, na Arena Corinthians, por 1 a 0.

Para saber tudo sobre seu time, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Gabriel relembra polêmica no Derby e fala de crescente do Corinthians

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo