São Paulo

Reformulação no elenco abre dúvidas para time titular do São Paulo nessa próxima temporada

São Paulo Rigoni Ceni
Rubens Chiri / saopaulofc.net

Projetando a temporada de 2022, a reformulação no elenco do São Paulo continua a todo vapor, com diversas saídas e chegadas. As mais notáveis, ou seja, as que devem impactar no time titular, são as chegadas de Rafinha, Patrick e a de um possível ponta de velocidade, além das saídas que também figuraram entre os utilizados por Hernán Crespo e posteriormente pelo atual treinador Rogério Ceni em 2021, como as de Benítez, Orejuela, e os possíveis empréstimos de Pablo e Liziero.

Em meio ao vai e vem, o time titular tricolor pode ser muito diferente do que terminou o Campeonato Brasileiro na derrota para o América-MG. Todos os setores passaram por mudanças que dão uma nova perspectiva para Ceni. Considerando os movimentos já feitos e os que estão a ser finalizados, o que pode mudar nos 11 iniciais do São Paulo?

+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

GOLEIROS

Desde sua chegada, Tiago Volpi nunca foi unanimidade entre os torcedores e nessa temporada passou por diversos altos e baixos, garantindo bons resultados no Brasileirão com defesas importantes, mas com atuações contestáveis nas eliminações da Copa do Brasil e da Libertadores.

A chegada de Jandrei, inicialmente, não deve impactar no time titular, e Volpi provavelmente será o goleiro titular no Paulistão e na Sul-Americana. A presença do ex-santista na Barra Funda, entretanto é uma sombra que incomoda mais que o antigo reserva Lucas Perri, goleiro da base são paulina que agora disputará a Série B pelo Náutico.

DEFESA

Na zaga, a dupla Arboleda e Miranda respondeu positivamente em 2021 e dificilmente sofrerá mudanças. O São Paulo liberou Bruno Alves para o Grêmio e procura mais um jogador para o setor, mas somente para compor o setor.

Nas laterais, a chegada de Rafinha deve impactar diretamente no time titular. Após a saída de Daniel Alves, o Tricolor revezou diversos jogadores no setor, como Igor Vinícius, Orejuela, e até improvisando Igor Gomes, Rojas e Galeano em algumas oportunidades. Destes jogadores, apenas Igor Vinícius e Igor Gomes permanecem no Tricolor, e o desempenho deles no setor não convenceu nem a torcida e nem a comissão técnica. Com Rafinha, apesar de ter sido rebaixado com o Grêmio, o jogador chega, na teoria, como titular incontestável, para resolver o problema da lateral-direita.

Na lateral-esquerda, Reinaldo, Wellington e Léo também alternaram bastante na posição durante toda a temporada, e considerando que o São Paulo não buscou novas peças para o setor, Rogério terá de decidir entre os três. Reinaldo disputou as duas últimas partidas da temporada e começa 2022 um passo a frente dos demais.

MEIO-CAMPO

De longe o setor mais afetado nessa pré-temporada, os titulares do São Paulo no meio campo ainda são incertos. Inicialmente, Luan é o único jogador que provavelmente tem vaga garantida entre os 11, por ser um volante com características de marcação, algo não encontrado nos outros atletas. Quanto aos outros, há muitas dúvidas sobre quem deve iniciar os jogos.

Entre os mais utilizados por Rogério Ceni, o Tricolor ainda conta com Liziero, Rodrigo Nestor, Igor Gomes, Gabriel Sara, Vitor Bueno e Gabriel. Liziero pode ser emprestado ao Internacional e Vitor Bueno também pode ser negociado. A adição de Patrick ao plantel dá a Ceni de seis a oito jogadores para disputar duas vagas restantes no time titular.

Sara foi constantemente elogiado por Rogério Ceni na reta final do Brasileirão por suas boas atuações e características físicas. Junto dele, Rodrigo Nestor oferece qualidade no passe para repor a saída de Benítez, e devem começar um passo a frente dos outros jogadores. A chegada de Patrick e a presença de Igor Gomes, no entanto, devem dar dor de cabeça a Rogério Ceni.

ATAQUE

Talvez o setor de mais confiança com Calleri, Rigoni e Luciano, o ataque tricolor ainda assim pode sofrer mudanças. Rogério Ceni já afirmou considerar o time paulista lento, e a adição de um jogador de velocidade é algo pedido pelo treinador.

Além da iminente saída de Pablo e o anúncio de Alisson, a chegada de um ponta de velocidade é vista como prioridade para a comissão técnica. As negociações com Soteldo, do Toronto FC, e com Douglas Costa, do Grêmio, embora tenham esfriado na última semana, provavelmente levaria um dos jogadores do trio de ataque atual para o banco de reservas.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo