Grêmio

Relembre a campanha do Grêmio na Libertadores antes da paralisação

Gremio Libertadores 2020
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

A campanha do Grêmio pela Libertadores da América de 2020 ainda é pequena. A Copa retorna oficialmente em 15 de setembro. Entretanto, a competição ainda está na fase de grupos, com apenas duas rodadas disputadas.

                 

O campeonato esta paralisado desde 12 de março, devido a pandemia do Coronavírus. A ultima partida do Grêmio também foi a última da competição, e foi o primeiro Gre-Nal da história da Libertadores.

O Esporte News Mundo relembra a situação do Grêmio pelo campeonato.

Chegando na Libertadores

O Grêmio chegou na Libertadores pelo Campeonato Brasileiro, finalizando a competição em 4º lugar, conquistando vaga direta para a fase de grupos da Copa. Entretanto, o time não fez uma boa campanha.

O Tricolor Gaúcho chega a quarta temporada consecutiva sob o comando de Renato Portaluppi. Desde 2017 a equipe gremista chega às semifinais, com bom rendimento durante o campeonato, tendo sido campeão na edição de 2017.

Entretanto, o que poderia ser uma injeção de boas energias, se tornou a principal desconfiança para os torcedores do Imortal. Apesar das boas campanhas, o Grêmio vinha de uma derrota história contra o Flamengo, tendo levado 5 a 0 no Maracanã, pela semifinal da edição de 2019.

Mas o Grêmio, que possuía um time desfalcado e desestruturado, não conseguiu segurar o time carioca, que vinha fazendo um excelente ano.

Já para a Libertadores 2020, porém, o Grêmio vinha com reforços. Para suprir as deficiências que causaram a derrota em 2020, o Tricolor Gaúcho abriu os cofres.

Para as posições de lateral esquerdo e direito, respectivamente, Caio Henrique (empréstimo) e Victor Ferraz (compra). Lucas Silva, volante que estava sem contrato, também chegou como reforço.

Diego Souza, atacante que já havia se destacado pelo Grêmio em 2007, retornou ao clube com contrato de um ano. Além destes, o desacreditado Thiago Neves, cercado por polêmicas em sua passagem pelo Cruzeiro, também desembarcou em Porto Alegre.

Fechando a lista de principais contratações, o Grêmio trouxe o goleiro Vanderlei, ex-Santos. Com o objetivo de construir uma campanha melhor que a de 2019.

O time gremista entrou no grupo E do campeonato, disputando contra América de Cali (Colômbia) , Universidad Católica do Chile e o rival Internacional.

América de Cali x Grêmio

Já na primeira rodada o Grêmio viajou para a Colômbia, para enfrentar o América de Cali. Apesar de estrear fora de casa, a equipe gremista suportou a pressão do estádio Pascual Guerrero e saiu com a vitória.

Com um gol do estreante na camisa 7, Matheus Henrique, e do novato Victor Ferraz, o Imortal carimbou a vitória.

O Grêmio iniciou o que poderá ser uma boa campanha pela Libertadores.

Uma atuação consistente, sob o comando confiante de Renato Portaluppi. Parecia o Grêmio dos “velhos tempos”, pronto para a próxima batalha.

GRE-NAL histórico

Gre-Nal 424 válido pela Copa Libertadores. (FOTO: LUCAS UEBEL/GRÊMIO)

E a próxima batalha seria histórica. Em mais de 60 edições da Copa Libertadores da América, muitas rivalidades foram construídas. Considerada por muitos como o maior clássico do Brasil, Grêmio e Internacional nunca haviam se encontrado na Libertadores.

O primeiro clássico válido pela Copa foi disputado na Arena do Grêmio. Havia mais de 50 mil pessoas na casa gremista, com uma expectativa enorme, mas sem saber o que o segundo tempo guardava.

A partida estava equilibrada, com chances de gol para os dois lados, mas não saiu do 0 a 0. O destaque do jogo, entretanto, foi a confusão generalizada no final do segundo tempo.

O confronto terminou com oito jogadores expulsos, quatro de cada lado. Luciano, Pepê, Caio Henrique e Paulo Miranda pelo Grêmio. Edenilson, Victor Cuesta, Praxedes e Moisés pelo lado Colorado.

A partida foi a última da Copa Libertadores antes da paralisação. O jogo de volta estava marcado para 8 de abril, mas foi suspenso.

A Conmebol anunciou a retomada da Copa para 15 de setembro, mas ainda não há data oficial para a disputa do segundo Gre-Nal. O Tricolor Gaúcho retorna para tentar manter a boa campanha na Libertadores.

O Grêmio volta a treinar em 13 de julho, e retorna aos gramados também para a disputa de um Gre-Nal, desta vez válido pelo Campeonato Gaúcho.

Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo