Palmeiras

Relembre a última passagem de um treinador estrangeiro pelo Palmeiras

Foto: Divulgação/Palmeiras/Cesar Greco

O técnico português Abel Ferreira fez sua estreia no comando do Palmeiras na noite da última quinta feira (5). A vitória por 1×0 sobre o Red Bull Bragantino e consequente classificação para as quartas de final da Copa do Brasil já marcaram um começo de trabalho de Abel melhor do que o de Ricardo Gareca, último estrangeiro a comandar o Verdão.

Ricardo Gareca chegou ao Palmeiras em 2014, ano em que o clube completou 100 anos de existência. Além do centenário, 2014 também marcou o ano de retorno do Palmeiras à elite do futebol brasileiro, após o rebaixamento em 2012. O argentino chegou ao Verdão em um ano de crise técnica e instabilidade financeira.

Gareca substituiu Gilson Kleina no comando do time, que foi demitido na terceira rodada do campeonato brasileiro de 2014. O então interino Alberto Valentim comandou o time nos seis jogos seguintes, até a parada para a Copa do Mundo. Durante a Copa, foi anunciada a contratação de Ricardo Gareca, que iniciou os trabalhos em junho de 2014.

Ao todo, Gareca fez apenas 13 jogos no comando do Palmeiras, sendo quatro vitórias, um empate e 8 derrotas. O treinador foi demitido 78 dias após sua contratação, substituído interinamente por Alberto Valentim e posteriormente por Dorival Júnior. Ao fim do campeonato, o Verdão conseguiu se manter de forma milagrosa na Série A, evitando o que seria um dos maiores vexames da história do clube.

Abel Ferreira assume o Palmeiras em situações completamente opostas das que Gareca conviveu. O Verdão está financeiramente estável, tem um elenco estrelado, uma base sólida e bem preparada, além de viver um bom momento dentro e fora de campo. A estreia vitoriosa de Abel no Palmeiras é fruto também desse contexto, tendo em vista que o técnico possuiu apenas dois dias para trabalhar devido ao calendário apertado que o futebol brasileiro possui.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo