Esportes olímpicos

No topo! Relembre os atletas do Brasil que levam o ouro em Olimpíadas

No topo! Relembre os atletas do Brasil que levam o ouro em Olimpíadas
COB/Divulgação

Faltam 87 dias para os Jogos Olímpicos de Tóquio, após serem adiados devido a pandemia de Covid-19, os japoneses fizeram várias mudanças no planejamento inicial para evitar a disseminação da doença. O torneio será o 24º que contará com a presença do Brasil.

Leia Também: Confira as vagas confirmadas do Time Brasil em Tóquio até o momento

Na história da competição Mundial, o time verde e amarelo tem um total de 127 medalhas olímpicas, destas 30 são de ouro, 37 de prata e 60 de bronze.

Relembre todas as conquistas de ouro do Brasil em Olímpiadas:

1.   Guilherme Paraense

O brasileiro foi o primeiro a conquistar uma medalha de ouro em Jogos Olímpico. Atleta de tiro esportivo, ele competiu no torneio em Antuérpia, na Bélgica em 2 de agosto de 1920. Na época ele derrotou o norte-americano Raymond Bracken, medalha de prata e o suíço Fritz Zulauf, medalha de bronze. O esportista verde e amarelo é até hoje, o único brasileiro a garantiu a medalha de ouro na modalidade.

2.   Adhemar Ferreira da Silva

O paulista Adhemar Ferreira da Silva é considerado uma das lendas do atletismo nacional. Competindo no salto triplo, o brasileiro foi o primeiro bicampeão olímpico do Brasil. Suas conquistas foram nas edições de 1952, em Helsinque, na Finlândia e 1956 em Melbourne, na Austrália.

3.   Joaquim Cruz

O velocista Joaquim Cruz é um dos grandes nomes do atletismo nacional. A conquista da medalha de ouro foi protagonizada nos Jogos de Los Angeles, em 1984, na prova dos 800m. Até hoje é o último brasileiro da modalidade a subir no topo mais alto do pódio.

4.   Thiago Braz

O saltador brasileiro protagonizou uma das maiores surpresas dos Jogos Olímpicos Rio 2016. No Engenhão, Thiago Braz levou o ouro do salto com vara e estabeleceu um novo recorde olímpico na prova ao atingir a marca de 6,03m. Na competição, o saltador verde e amarelo desbancou o favorito Renaud Lavillenie da França, na época número um do ranking e recordista mundial da modalidade.

5.   Maurren Maggi

Em 22 de agosto de 2008, no Estádio Olímpico de Pequim, a paulista Maurren Maggi protagonizou um salto de 7,04m. Nos jogos de Pequim, a atleta do Brasil foi ao topo do pódio por alguns centímetros do salto da rival russa Tatiana Lebedeva. O feito a transformou esportista brasileira em uma das heroínas do esporte nacional e se tornou a primeira brasileira a subir no pódio olímpico em prova de atletismo.

6.   Robson Conceição

O boxeador brasileiro foi o primeiro medalhista de ouro da história do esporte nacional. O título foi conquistado, em casa, nos Jogos Rio 2016.

7.   Arthur Zanetti

Arthur começou no esporte aos cinco anos e, desde cedo, mostrou habilidade na prova das argolas, conquistando campeonatos infantis e juvenis. Sua maior glória na modalidade foi em 2012, quando Zanetti faturou a medalha de ouro nas argolas nos Jogos Olímpicos de Londres ao somar 15.900 pontos e vencer o chinês Yibing Chen. Foi a primeira medalha brasileira na ginástica na história dos Jogos.

8.   Rodrigo Pessoa

No hipismo, Rodrigo Pessoa estreou no pódio dos Jogos na edição de Atlanta-1996, quando faturou a medalha de bronze nos saltos por equipe, ao lado de André Johannpeter, Luiz Felipe Azevedo e Doda Miranda. Anos depois em Atenas-2004, nos saltos do individual, o cavaleiro conquistou a prata. Um ano depois, o irlandês que havia faturado o ouro, Cian O’Connor e Waterford Cristal, foi desclassificado dos Jogos por doping. Por isso, Rodrigo Pessoa ficou com a medalha dourada e se tornou o primeiro campeão olímpico da história do país no esporte.

9.   Aurélio Miguel

O judoca Aurélio Miguel entrou nos jogos de Seul-1988 embalado pelo bronze conquistado no Mundial da Alemanha um ano antes. Aos 24 anos, ele foi à final dos meio-pesados e conquistou o primeiro ouro olímpico brasileiro diante do alemão Marc Meiling.

10.Rogério Sampaio

O atleta do judô conquistou o ouro em 1992 nos Jogos de Barcelona na categoria meio-leve. A medalha foi o único ouro individual do Brasil na competição.

11.Sarah Menezes

Sarah Menezes chegou a Londres em 2012 como uma das promessas de pódio. Aos 22 anos e em sua segunda participação olímpica, a piauiense venceu por wazari a então campeã dos Jogos, a romena Alina Dumitru, e faturou o ouro. Com o resultado, a judoca do Brasil repetiu os feitos de Aurélio Miguel e Rogério Sampaio e colocou um fim no jejum de uma década do Brasil fora do topo do pódio nos Jogos Olímpicos.

12.Rafaela Silva

A judoca carioca que foi eliminada em desclassificada em Londres 2012, por um golpe ilegal. Entrou para os Jogos Olímpicos Rio 2016 com sede de vitória. Com cinco vitórias consecutivas, a carioca levou a medalha de ouro e se tornou a primeira judoca do país a colecionar tanto o título olímpico quanto o mundial na carreira.

13.César Cielo

O primeiro a brasileiro subir no lugar mais alto do pódio da natação foi o paulista Cesar Cielo Filho, em Pequim-2008. Nadando os 50 m livre, o nadador do Brasil bateu o recorde sul-americano com o tempo 21s3. A edição chinesa dos Jogos daria ainda o bronze nos 100m livre ao fenômeno brasileiro.

14.Alex Welter e Lars Sigurd

A vela é a modalidade que rendeu mais medalhas douradas para o Brasil em Jogos Olímpicos. Em Moscou 1980, o país trinfou e conseguiu conquistar duas medalhas de ouro. A primeira delas veio com Alex Welter e seu parceiro, Lars Sigurd Björkström, na classe tornado. A conquista marcou o primeiro ouro olímpico da vela brasileira.

15.Eduardo Penido e Marcos Soares

Aos 20 e 19 anos, a dupla competiu nos Jogos Olímpicos de Moscou-1980, na classe 470. Os dois não figuravam entre os favoritos, mas, ao fim, conquistaram a medalha de ouro que deu ao Brasil a segunda medalha dourada da história da vela na mesma competição de Welder e Sigurd.

16.Marcelo Ferreira

O velejador Marcelo Ferreira, foi medalha de ouro nas Olimpíadas na classe star nos Jogos de Atlanta-1996 e Atenas-2004, como proeiro de Torben Grael.

17.Robert Scheidt

O velejador brasileiro é ao lado de Torben Grael, o brasileiro com o maior número de vitórias na vela, com um total de cinco pódios. Competindo na classe laser, Scheidt faturou o ouro em Atlanta-1996 e Atenas-2004.

18.Torben Grael

A lenda da vela do Brasil Torben Grael é um dos grandes nomes do esporte nacional. Assim como Scheidt possui cinco medalhas nos Jogos Olímpicos.  Em Atlanta-1996 e Atenas-2004, conquistou o ouro na classe Star.

19.Martine Grael

Já Martine Grael honrou a tradição da família. Filha do bicampeão olímpico Torben Grael, a jovem conquistou a medalha de ouro ao lado de  Kahena Kunze.

20.Vôlei

O Vôlei de quadra do Brasil coleciona dez medalhas em Jogos Olímpicos. A seleção masculina possui três medalhas douradas conquistadas em Barcelona 1992, Atenas 2004 e em casa no Rio 2016. Já o feminino possui dois ouros Pequim 2008 e Londres 2012.

21.Vôlei praia

A primeira medalha de ouro foi conquistada no vôlei de praia foi conquistada por Jacqueline e Sandra, nas Olímpiadas de Atlanta 1996. Depois delas, o Brasil voltou ao lugar mais alto do pódio duas vezes, sendo uma em Atenas 2004, com Emanuel e Ricardo, e outra nos Jogos do Rio 2016, com Alison e Bruno Schmidt.

22.Futebol

Diferente da Seleção principal que é pentacampeã Mundial. A seleção olímpica (sub-23) conquistou somente uma medalha de ouro em Olimpíadas. A medalha foi conquistada nos Jogos do Rio 2016.  Comandada por Rogério Micale foram convocados para o torneio os Goleiros: Fernando Prass e Uilson. Laterais:  William, Douglas Santos e Zeca. Zagueiros: Rodrigo Caio, Luan e Marquinhos. Meias: Thiago Maia, Rodrigo Dourado, Fred, Rafinha Alcântara e Felipe Anderson. Atacantes: Neymar, Douglas Costa, Luan, Gabriel Barbosa (Gabigol) e Gabriel Jesus.

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo