Futebol Internacional

Relembre cinco emocionantes retas finais de La Liga

Foto: divulgação La Liga

Com poucos pontos separando o líder Atlético de Madrid da dupla Real Madrid e FC Barcelona, ​​faltando apenas duas rodadas (a 36ª se encerra hoje), a corrida pelo título desta temporada da LaLiga Santander está lá com a mais acirrada e emocionante dos últimos tempos. Aqui está uma retrospectiva de cinco outros finais dramáticos das últimas três décadas

1993/1994 – DEPORTIVO DEIXA TÍTULO ESCAPAR NO ÚLTIMO DIA DA TEMPORADA

O Barcelona negou ao Real Madrid o título da LaLiga em 1991/1992 e 1992/1993, mas o último dia da temporada de 1993/1994 da LaLiga foi ainda mais dramático. O RC Deportivo estava pronto para o primeiro campeonato – em um verdadeiro conto de fadas -, tendo liderado a tabela de classificação por meses, e só precisando vencer o Valencia em casa para garantir o tão esperado título, justamente à frente dos atuais bicampeões. Um Depor compreensivelmente nervoso perdeu chances após chances, e o duelo no Riazor ainda estava sem gols na parte final do segundo tempo. Enquanto isso, no Camp Nou, o apito final já havia decretado a vitória por 5-2 do Barça sobre o Sevilla. Johan Cruyff e sua equipe se aproximaram de um rádio, enquanto o ala do Depor Nando foi derrubado na área e sofreu um pênalti. Com o habitual atacante Donato a essa altura substituído, o zagueiro Miroslav Djukic avançou apenas para dar um golpe final nessa disputa pela taça nacional. No entanto, a bola parou nos braços do goleiro do Valencia, Jose Luis Gonzalez. Fim de jogo, festa em Barcelona e tristeza Corunha.

1999/2000 – LA CORUÑA DEIXA BARÇA PARA TRÁS E ENFIM CONQUISTA A TAÇA

Foto: divulgação La Liga

A espera do Deportivo continuou, mas eles viram sua chance novamente em 1999/2000, chegando ao topo na semana 12 e permanecendo lá com o passar dos meses. Com cinco jogos disputados, o Depor estava dois pontos à frente do mesmo Barcelona – enquanto Zaragoza, Alavés, Valencia e Real Madrid ainda estavam com chances de disputar o título. E com apenas dois jogos a serem disputados, Barça e Depor deixaram tudo para o último dia … de novo. Dessa vez, o La Coruña não vacilou e fez bonito. Donato ganhou a redenção com um gol no terceiro minuto para acalmar os nervos, e o atacante holandês Roy Makaay dobrou a vantagem antes do intervalo. O Barça sabia que suas chances já haviam se esgotado, e terminaram com um empate em 2-2, dentro de casa, com o rival galego do Depor, o RC Celta. As celebrações em Riazor foram ainda mais emocionantes, considerando o que aconteceu anos antes.

2006/2007 – REYES SAI DO BANCO PARA ENTRAR NA HISTÓRIA

Foto: divulgação La Liga

Barcelona e Real Madrid lutaram pelo topo da tabela de classificação durante toda a temporada 2006/2007, com Sevilla e Valência também na disputa pela taça. Foi quando um empate por 3-3 no segundo El Clasico da temporada, em março – um jogo em que um certo jogador de 19 anos de idade, Lionel Messi, marcou um “hat-trick” – garantiu que a disputa ficasse ainda mais acirrada. Afinal, com apenas dois jogos restantes, o Barcelona receberia seu grande rival Espanyol para dar continuidade à boa fase. Mas após o famoso “Tamudazo” no Camp Nou, com gol de Raul Tamudo, os comandados de Frank Rijkaard viram o Real abrir vantagem. Chegando ao duelo contra o Mallorca precisando de uma simples vitória para garantir a taça, enquanto no mesmo dia o clube culé encarava o já rebaixado Tarragona. E quando a bola rolou, enquanto o Barça vencia por 5-1, o técnico dos blancos, Fabio Capello, retirou David Beckham e mandou Jose Antonio Reyes, no que provou ser uma troca pelo título – pouco depois, Reyes, bastante inspirado, marcou duas vezes e deu a vitória para o clube da capital por 3-1, garantindo o título de forma bem dramática.

2013/2014 – GODIN LEVA O ATLÉTICO AO TÃO ESPERADO (E MERECIDO) TÍTULO

Foto: divulgação La Liga

A temporada 2013/2014 foi para lá de emocionante, em relação à disputa pelo topo da tabela da LaLiga, com uma intensa troca de liderança entre Barcelona, ​​Real Madrid e Atlético de Madrid ao longo dos meses. O Atlético era a equipe mais consistente, indo ‘jogo a jogo’, como diria o técnico argentino Diego Simeone. No entanto, as três equipes tiveram dificuldades: o Barça foi derrotado pelo Granada, o Atlético perdeu do Levante e o Real Madrid tropeçou diante do Celta. Foi quando tudo ficou para a última rodada, mais uma vez. Com o Atlético três pontos à frente do segundo colocado Barça, e Simeone visitando o Camp Nou precisando apenas evitar a derrota. Foi quando Alexis Sanchez colocou os catalães em vantagem, mas viu Diego Godín acertar uma bela cabeçada para decretar o empate no placar. Um pouco mais tarde, Lionel Messi até teve um gol anulado, e o Atlético voltava ao posto mais alto desde 1995/1996.

2016/2017 – RONALDO COMANDA REAL MADRID RUMO À GLÓRIA NA LALIGA

O Real Madrid começou bem e logo controlou a corrida da LaLiga na temporada 2016/2017, com Cristiano Ronaldo em boa forma. No entanto, o Barça se recusou a desistir, e o hat-trick de Messi na vitória por 3-2 no El Clasico do Bernabéu manteve os catalães a uma curta distância. O técnico dos blancos, Zinedine Zidane, continuou a rotacionar sua equipe, mas obteve resultados graças a um ‘esquadrão B’ com jogadores de alta classe – como James Rodriguez, Alvaro Morata e Mateo Kovacic. Mas Messi parecia estar em uma missão pessoal para negar seus maiores rivais. O argentino também foi fundamental para que o clube catalão vencesse o terceiro colocado Atlético de Madrid, sendo ainda o responsável por mais dois gols na vitória por 3-0 sobre o quarto colocado Sevilla. No entanto, o Real Madrid tinha um jogo crucial em mãos, e uma vitória por 4-1 diante do Celta o colocou com três pontos de vantagem no último dia. Foi quando Ronaldo marcou seu 14º gol, nos últimos nove jogos da LaLiga, e ajudou o clube a vencer o Málaga por 2-0, voltando a ser campeão espanhol depois de cinco temporadas.

+Celta de Vigo lança produtos recicláveis para relembrar permanência na La Liga em 2019

+Koeman diz que falará sobre renovação de contrato apenas ao final da temporada

+Alejandro ‘Papu’ Gomez: cinco coisas que talvez você não saiba sobre ele

Para saber mais sobre Futebol Internacional, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e no Youtube.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo