Geral

Relembre como era o mundo na última vez que o Barcelona foi eliminado na fase de grupos da Champions

Barcelona
Photo by Alexander Hassenstein/Getty Images

Desde a temporada 2000-01, o Barça não sabia o que era cair na fase de grupos do maior torneio de clubes do mundo. Foram 4 títulos do time nesse período, que foi marcado pelo estilo de jogo que apresentava, principalmente na Era Guardiola. Na última vez que o Barcelona não avançou à fase de grupos, há 21 anos atrás, o mundo era diferente. Relembre o que acontecia no mundo futebolístico na época:

                 

O próprio Barcelona era somente 1 vez campeão da Europa. O time se tornou um dos principais e mais tradicionais da competição ao longo dos anos, mas, no começo do século, havia vencido apenas uma vez, na temporada 1991-92. O maior vencedor, como hoje, era o Real Madrid, com 8 títulos.

Divulgação/Barcelona (twitter)

+ Para saber tudo sobre Futebol Internacional, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

O Brasil ainda era tetracampeão da Copa do Mundo. Quando pensamos no penta da seleção brasileira, imaginamos que já faz um certo tempo, afinal, em 2022 fará 20 anos desde a última conquista. Cafú levantou o troféu do 5º título brasileiro um ano depois do Barça cair na fase de grupos.

Photo by Tim De Waele/Getty Images

Messi e Cristiano Ronaldo eram adolescentes. Hoje, não conseguimos imaginar o futebol sem as duas lendas que sempre quebraram recordes, além da competitividade interna que proporcionou ao mundo futebolístico o mais alto nível por mais de uma década. Na última vez que o Barcelona havia caído em uma fase de grupos, Lionel Messi tinha 14 anos, enquanto CR7 tinha 16 anos.

Photo by Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images

O campeonato brasileiro era decidido em mata-mata. Há anos o Brasileirão é disputado no formato de pontos corridos, assim como o campeonato nacional de outros países. Na temporada 2001, o formato ainda era de mata-mata, exemplo de algumas copas que temos hoje. O vencedor Atlético Paranaense, conquistando seu primeiro título nacional, derrotou o São Caetano na final.

Photo by Wagner Meier/Getty Images

Luís Figo era eleito o melhor jogador do mundo. Na temporada 2001, o português jogava no Real Madrid e se tornava o melhor do mundo, vencendo o prêmio pela FIFA.

Photo by Pascal Le Segretain/Getty Images

Além do mundo do futebol, muitas coisas eram diferentes. A virada do século proporcional às pessoas maior acesso a tecnologia e informação. Relembre o que marcou o mundo que ainda não existia no ano da última queda do Barça na fase de grupos da Champions:

  • Playstation 2 era lançado. O console mais vendido do mundo foi lançado no ano de 2000.
  • Acesso à internet. A rede que revolucionou o mundo era acessado apenas por 4% da população mundial.
  • Smartphone que conhecemos não existia. Hoje, a maioria da população possui e depende de um aparelho celular, mas na época, essa facilidade não existia na rotina das pessoas.
  • Filmes e sagas não tinham sido lançados. Filmes famosos como Homem-Aranha, A Era do Gelo e Star Wars: O Ataque dos Clones ainda não haviam sido lança. A saga Harry Potter estara sendo lançada no mesmo ano, em 2001.
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo