Relembre como estava a Chapecoense antes da paralisação do futebol brasileiro

Foto: Márcio Cunha/ACF

O futebol em Santa Catarina foi paralisado no dia 16 de março, logo após o fim da primeira fase do Campeonato Catarinense 2020, devido à pandemia do Covid-19. Quase quatro meses depois, o estadual está de volta com as quartas de final e a rodada que definirá quem cairá para a segunda divisão. Mas e aí, torcedor, você lembra como estava seu time antes da pandemia?

O Esporte News Mundo reuniu as principais informações para que não falte embasamento quando os jogos voltarem a ser pauta nas conversas com os amigos. 

Chapecoense

A temporada de 2020 começou ruim para a Chapecoense, a pior desde 2008. Já na 6ª rodada do Catarinense, após o empate com o Criciúma, o técnico Hemerson Maria foi demitido. Então, Umberto Louzer assumiu o time, que tinha o pior ataque da competição, com apenas dois gols feitos. A escassez de gols fez com que a Chape fosse a única equipe das Séries A, B e C – totalizando 60 clubes – que não havia ganhado um jogo no estadual. 

Enquanto isso, paralelamente, a Copa do Brasil começava suas primeiras fases. E finalmente o time desencantou. Fora de casa, a Chapecoense venceu o Boavista por 2 a 0 e avançou para a segunda fase, com direito à quebra de jejum de vitórias no ano. Depois disso, o time de Umberto Louzer ainda engatou duas vitórias nas últimas duas rodadas do estadual, pulando da zona de rebaixamento para a de classificação para as quartas de final. 

Apesar de focar nos treinos de finalização e jogadas ofensivas, a Chape voltou a ser inoperante. O artilheiro da equipe no ano, Foguinho, com três gols, não conseguiu tirar o 0 do placar na partida contra o São José – RS. Fora de casa, pela Copa do Brasil, a Chapecoense empatou e depois perdeu nos pênaltis. Até a paralisação, foram 11 jogos, com 3 vitórias, 5 empates e 3 derrotas.

Parada no calendário

De acordo com o regulamento, por ter ficado em 8º na classificação do estadual, a Chape vai pegar o Avaí, que ficou em 1º. Após mais de 70 dias de paralisação, o Verdão do Oeste voltou aos treinos no final de maio, no Centro de Treinamento Água Amarela.

O objetivo em comum é treinar forte para voltar 100%. Com 10 gols feitos em 11 jogos, o grupo busca melhorar os números. Porém, aconteceram três baixas no elenco. Um reforço importante, o atacante Fernandinho, emprestado pelo Bahia, acabou rompendo o ligamento anterior cruzado do joelho direito e passará por cirurgia, desfalcando a Chape antes mesmo de estrear. Vini Locatelli, maior garçom da equipe, com duas assistências, sofreu uma fratura no quinto metatarso e já passou por cirurgia. Por fim, o volante Alan Santos teve ruptura completa do tendão de Aquiles, sem necessidade de cirurgia, mas com recuperação de seis meses devido ao tratamento biológico.

Outra novidade é a autorização da Federação Catarinense de Futebol (FCF) para inscrição de mais três jogadores. Como a Chapecoense havia inscrito 29 dos 30 possíveis no começo do campeonato, o clube pôde colocar mais um na lista. Com isso, o volante Willian Oliveira, o meia Denner, o atacante Régis e o zagueiro Luiz Otávio poderão atuar pelo Verdão do Oeste já nessa quarta-feira.

PARA SABER TUDO SOBRE OS TIMES DE SANTA CATARINA, SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo