Futebol Internacional

Repescagem na Europa decide três vagas na Copa e há expectativa por grande jogo

Foto: Carlos Rodrigues/Getty Images

A Europa ainda tem três vagas para a Copa do Mundo do Catar e elas começarão a ser definidas na próxima quinta-feira (24), quando terá início a repescagem das Eliminatórias Europeias. Nesta fase estão 11 seleções (a Rússia foi punida pela Uefa), que ficaram em segundo durante a fase de grupos ou que tiveram bom desempenho na última edição da Liga das Nações. Após sorteio, as seleções foram divididas em três chaves e agora disputam as vagas restantes no Mundial.

Ao todo o futebol europeu tem 13 vagas garantidas na Copa do Mundo, sendo que dez (Sérvia, Espanha, Suíça, França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Croácia, Inglaterra e Alemanha) já foram preenchidas pelos campeões de cada grupo das Eliminatórias. Os outros três só serão conhecidos após a repescagem, que terá a sua última rodada de jogos no próximo dia 29 de março.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Chave 01:

Na primeira chave de disputas estão Escócia, Ucrânia, País de Gales e Áustria. Uma dessas seleções conquistará a sua vaga na Copa do Mundo do Catar, enquanto as outras três não terão essa oportunidade em 2022. O sorteio deu vantagem a Escócia e País de Gales, que poderão jogar em casa na primeira eliminatória. Em caso de classificação, Gales também será sede da última partida. Caso contrário, a anfitriã será a Áustria.

Assim, neste primeiro momento, a Escócia recebe a Ucrânia no dia 24 de março, às 16h45 (de Brasília) e, no mesmo dia e horário, País de Gales joga em casa diante da Áustria. Quem vencer no tempo normal se garante no último jogo eliminatório e, em caso de empate, há a determinação de prorrogação e, se houver necessidade, pênaltis para definir os vencedores.

Chave 02:

O mesmo esquema de disputa vale para a chave 02, que conta com Polônia, Suécia e República Tcheca. A Rússia havia sido sorteada para enfrentar os poloneses na condição de mandante, mas o conflito bélico iniciado pelo país contra a Ucrânia fez a Fifa tomar a decisão de punir os russos com a eliminação. Desta maneira, a Polônia já está classificada para o jogo decisivo.

Do outro lado da chave estão Suécia e República Tcheca, que vão se enfrentar nesta quinta-feira (24), com mando dos suecos. Quem avançar vai medir forças contra os poloneses em confronto direto visando a Copa do Mundo do Catar. O jogo decisivo, que será disputado na Polônia, acontece no próximo dia 29 de março.

Chave 03:

A última das chaves de repescagem das Eliminatórias Europeias é também a que mais chama a atenção pelas presenças de Itália e Portugal. Além das duas seleções, que são consideradas as favoritas, estão Macedônia do Norte e Turquia. Os primeiros jogos terão mando de italianos e portugueses, que enfrentam Macedônia e Turquia, respectivamente. As partidas também acontecem no dia 24 de março, às 16h45 (de Brasília).

Assim como vale para todas as outras chanves, as duas seleções que levarem a melhor, estarão classificadas para o jogo decisivo em busca de uma vaga na Copa do Mundo. A vantagem do mando de campo para a última partida também já foi definida pela Fifa e será de Portugal ou Turquia. O jogo decisivo será no dia 29 de março.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo