Paralimpíadas

Brasil tem dobradinha de medalhas e recordes pessoais no atletismo, na manhã de sexta, em Tóquio

Brasil tem dobradinha de medalhas e recordes pessoais no atletismo, na manhã de sexta, em Tóquio
Reprodução/Youtube Paralympic Games

Na manhã desta sexta-feira, teve dobradinha do Brasil nas Paralímpiadas de Tóquio no arremesso de peso com Thiago Paulino fatura, o ouro, e Marco Aurélio Borges, bronze da classe F57, para cadeirantes. Mesmo sem subir ao pódio, Jardênia Felix brilhou e conquistou novo recorde latino-americano na final do salto em distância da classe T20, para deficientes intelectuais. Christian Gabriel garante vaga na final dos 200m masculino T37, para paralisados cerebrais.

Na prova do salto em distância da classe T20 para deficientes intelectuais, Jardênia Felix saltou 5,29m, logo, na primeira tentativa e conquistou o recorde continental da modalidade. Na prova a brasileira teve um desempenho regular, chegou a terceira posição na prova, mas após segunda rodada de saltos caiu para a quarta colocação lugar, após repetir a mesma marca da primeira oportunidade.

A brasileira que foi ao pódio nos 400m, encerrou a prova do salto na quinta colocação após saltar 5,28m e queimar a última oportunidade. A medalha de ouro ficou com Karolina Kucharczyk, da Polônia, com recorde paralímpico ao atingir a marca de 6,03m.

+Dobradinha verde e amarela: Thiago Paulino fatura o ouro e Marco Aurélio Borges fica com o bronze no arremesso de peso classe F57

Já nas eliminatórias dos 200m feminino T12, para atletas de baixa visão, o Brasil foi representado por Viviane Soares e Ketyla Teodoro. Na disputa, as duas velocistas do time verde e amarelo alçaram a melhor marca da temporada, não conseguiram avançar para a briga pela medalha. Na modalidade, Omara Durand, de Cuba, foi a mais rápida de todas as baterias com 23s40. As brasileiras fecharam a participação com os seguintes tempos: Viviane 26s61, enquanto Ketyla  26s74.

Quem também entrou em ação, nesta sexta-feira, foi Vitor de Jesus, Ricardo Mendonça e Christian Gabriel na etapa qualificatória dos 200m masculino T37, para paralisados cerebrais.

O time verde e amarelo, não avançou nas finais dos 100m T36, também para paralisados cerebrais. Na prova, Aser Ramos competiu pela primeira bateria e encerrou na quarta colocação em 12s25, seu melhor resultado da temporada. Além dele, Rodrigo Parreira também competiu na segunda bateria, mas uma lesão muscular acabou tirando o brasileiro da prova.

Na primeira bateria Vitor de Jesus terminou na sexta colocação em 24s79. Depois, Ricardo Mendonça ficou na segunda colocação com o tempo de 22s96. Com os resultados os brasileiros ficam fora das finais. Já Christian Gabriel, fez o quinto melhor tempo na soma de todas as baterias e carimbou a última vaga para a final e vai brigar por medalhas.

+Conheça as classificações funcionais das modalidades paralímpicas
++Paralimpíadas de Tóquio: confira o calendário, horários e modalidades

Na noite desta sexta-feira, o Brasil vai brigar por medalhas nas finais do lançamento do dardo Feminino da classe F54 com Poliana Jesus e nos 200 M Masculino classe T35 com Fábio Bordignon.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo