Futebol americano

Reta final da NFL prepara fortes emoções na AFC para os playoffs

Steelers
Karl Roser/Pittsburgh Steelers

Estamos quase na semana 13 da NFL e a disputa fica cada vez mais acirrada pelas sete vagas nos playoffs. Com algumas equipes com posições encaminhadas na pós-temporada, outras ainda sonham com uma boa reta final em busca de cumprir seus objetivos para 2020. Com isso, o Esporte News Mundo apresenta a situação de cada divisão e os palpites para AFC e NFC.

AFC DO MELHOR E O PIOR TIME NA TEMPORADA

AFC LESTE

Ter o pior time da NFL nesta temporada não faz a divisão ficar tão fácil para as outras equipes. Com os Bills (8-3) liderando, os Dolphins (7-4) vem logo em seguida com Patriots (5-6) em terceiro e os Jets (0-11) em último. Apesar da disparidade, o título da divisão ainda está em aberto assim como a briga pelo wildcard.

Os Bills certamente possuem os jogos mais difíceis entre os rivais. Com 49ers, Steelers, Broncos, Patriots e Dolphins, a franquia terá a missão complicada de implementar uma sequência de vitórias. Para isso, a defesa terá que crescer de produção e mostrar que pode fazer diferença nos playoffs. Os Dolphins também sabem da necessidade de um maior volume na defesa e no ataque, e isso passa pela manutenção de Tua Tagovailoa para continuar crescendo diante de Bengals, Chiefs, New England, Raiders e Buffalo.

Bill Wippert/Buffalo Bills

A montanha de emoções chamada New England Patriots tem flertado com a grande irregularidade na temporada. Depois de quatro derrotas seguidas, a franquia venceu dois jogos e voltou para a briga na divisão. No entanto, a derrota para Houston atrapalhou os planos mesmo com o triunfo sobre os Cardinals. Contra Chargers, Rams, Dolphins, Bills e Jets, o time de Bill Belichick chega para os últimos jogos ainda sonhando com uma vaga no wildcard. Para encerrar o Leste, Nova York segue firme e forte para seu tank em busca de alcançar Trevor Lawrence no Draft de 2021.

AFC NORTE

Do outro da pior campanha, a AFC Norte tem os Steelers (10-0_como único invicto da liga. Além de Pittsburgh, Browns (8-3) e Ravens (6-4) são grandes candidatos para ir aos playoffs com Cincinnati (2-8-1) praticamente eliminado.

Em Pittsburgh, a franquia lidera a divisão com muita tranquilidade. Com um ataque forte e uma defesa potente, os Steelers caminham para uma grande campanha que já é histórica como a sequência mais longa de invencibilidade do time. Até o fim da fase regular, o time de Mike Tomlin terá Washington, Buffalo, Cincinnati, Indianapolis e Cleveland. Em segundo lugar, os Browns fazem um bom campeonato e terão confrontos complexos até o fim da temporada regular diante de Titans, Ravens, Giants, Jets e Pittsburgh.

Depois de nadar de braçadas em 2019, os Ravens vem sofrendo em 2020 e as três derrotas consecutivas complicam a situação da equipe na briga pelo wild card. Até o final da temporada regular, Baltimore enfrenta Cowboys, Browns, Jaguars, Giants e Bengals. Por falar na franquia de Cincinnati, a lesão de Joe Burrow não muda tanto a perspectiva do time para o ano e a tabela complicada deve consolidar a lanterna da divisão para a equipe que jogará contra Dolphins, Dallas, Steelers, Texans e Ravens.

AFC SUL

Ainda em aberto, a divisão promete pegar fogo até os últimos jogos com Titans (8-3) e Colts (7-4) brigando pelo título. Os rivais venceram um ao outro fora de casa, mas o triunfo de Tennessee na última semana deu a liderança mesmo com cinco jogos na disputa. Para o time de Derrick Henry, a franquia enfrentará Cleveland, Jacksonville, Detroit, Green Bay e Houston. Já Indianapolis tem jogos mais complexos principalmente contando os duelos contra Steelers e Raiders, ambos fora de casa, dois confrontos contra os Texans e os Jaguars.

Em terceiro lugar, Houston (4-7) apresentou uma melhora nas duas frentes do campo e conseguiu duas vitórias seguidas. Apesar do bom desempenho, a franquia ainda está longe da disputa por uma vaga nos playoffs, mas pode complicar seus adversários diretos com dois jogos contra os Colts e o último diante de Tennessee, além das partidas com Bengals e Bears. Com a segunda pior campanha em 2020, os Jaguars (1-10) sabem que dificilmente a situação mudará mesmo com uma tabela mais fácil. Focado no Draft de 2021, a franquia de Jacksonville terá Vikings, Titans, Ravens, Chicago e Indianapolis.

AFC OESTE

Praticamente decidida, a divisão tem os Chiefs (10-1) com uma larga vantagem na liderança. Com Patrick Mahomes ‘on fire’ a franquia deve confirmar em breve o título do Oeste com uma sequência tranquila diante de Broncos, Dolphins, Saints, Falcons e Chargers. Em segundo, os Raiders (6-5) vinham bem, mas oscilaram nas últimas semanas e precisam se recuperar em uma tabela que pode complicar a vida de Las Vegas na briga pelos playoffs. Os próximos compromissos do time de Jon Gruden são contra Jets, Colts, Los Angeles, Miami e Denver.

Tanto Broncos (4-7) quanto Chargers (3-8) sabem da dificuldade de buscar algo em 2020 e começam a pensar na próxima temporada. Para Denver, a principal missão é encontrar um equilíbrio entre ataque e defesa principalmente na posição de quarterback com o questionado Drew Lock. A sequência até o fim da temporada regular apresenta Chiefs, Panthers, Bills, Los Angeles e Raiders. O oposto acontece com o time de Anthony Linn que possui Justin Herbert em uma grande temporada de estreia, mas a defesa cede muitos pontos e acaba resultando em um desempenho fraco até aqui. Nos últimos cinco jogos, LA terá Patriots, Falcons, Las Vegas, Denver e Kansas City.

Mike Nowak/Los Angeles Chargers

Palpites ENM:

Campeões das divisões: Buffalo Bills, Pittsburgh Steelers (bye), Tennessee Titans e Kansas City Chiefs;

Wildcard: Cleveland Browns, Baltimore Ravens e Miami Dolphins

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo