Tênis

Retrospectiva 2020: Nadal alcança 1000 vitórias, Serena Williams chega à 39ª semifinal de Slam e Djokovic iguala recorde de Sampras

(Photo by MICHAEL BRADLEY/AFP via Getty Images)

O ano de 2020 foi repleto de superação, desafio e emoção em todos os aspectos, inclusive no esporte. Neste período delicado e excepcional devido à pandemia do novo coronavírus, o mundo do tênis ficou parado por um tempo e voltou bem diferente. Confira no Esporte News Mundo as grandes conquistas da temporada.

Janeiro/Fevereiro

A primeira edição da ATP Cup, torneio disputado em quadras duras por equipes nacionais, teve como grande campeão o time da Sérvia, liderado pelo atual número 1 do mundo, Novak Djokovic.

Djokovic não perdoou no Aberto da Austrália, Grand Slam de Melbourne, e derrotou o austríaco Dominic Thiem por 3 sets a 2 na final, realizada no dia 2 de fevereiro.

(Photo by SAEED KHAN/AFP via Getty Images)

Na chave feminina, Sofia Kenin, dos Estados Unidos, e a espanhola Garbiñe Muguruza eliminaram favoritas e chegaram à final. De virada, a estadunidense desbancou Muguruza e sagrou-se campeã do Australian Open.

(Photo by SAEED KHAN/AFP via Getty Images)

O ATP 500 do Rio de Janeiro trouxe surpresas para os espectadores, principalmente após Dominic Thiem ser eliminado nas quartas de final. Cristian Garín, do Chile, venceu o italiano Gianluca Mager na decisão do Rio Open.

Março

Por conta do avanço da COVID-19 ao redor do mundo, as federações internacionais responsáveis pelas competições femininas e masculinas (WTA e ATP) decidiram, inicialmente, cancelar a temporada de saibro e retornar em junho. O Roland Garros, Grand Slam parisiense, que é originalmente realizado em junho, foi adiado pela organização para setembro.

Junho

Novak Djokovic, #1 do ranking mundial, foi alvo de críticas desde o início da pandemia, quando em abril demonstrou ser contra uma imunização obrigatória. Dois meses depois da declaração polêmica, Djokovic promoveu um torneio na Sérvia, o Adria Tour, com aglomeração, torcida e poucas pessoas usando máscaras.

(Photo by ANDREJ ISAKOVIC/AFP via Getty Images)

Agosto/Setembro

Em maio, a ATP anunciou pelas redes sociais que a saúde e o bem-estar da população mundial é prioridade e prolongou a suspensão da temporada até o dia 31 de julho.

O Masters 1000 de Cincinnati foi disputado uma semana antes do Grand Slam nova-iorquino, no mesmo lugar. O complexo de Flushing Meadows recebeu partidas desde o dia 22 de agosto, início do Masters, até a final do US Open, dia 13 de setembro.

Na final do Aberto de Cincinnati, Novak Djokovic venceu Milos Raonic, do Canadá, e conquistou o troféu de campeão. Já no Aberto dos Estados Unidos, o sérvio foi desclassificado nas oitavas de final.

Sem Rafael Nadal, que optou por não viajar em meio à crise sanitária, e Djokovic, que saiu precocemente do Slam, Dominic Thiem e Alexander Zverev duelaram pelo título inédito do US Open. Thiem, #3 mundial, superou o alemão e ergueu a taça de campeão.

(Photo by Al Bello/Getty Images)

Seis vezes campeã no Arthur Ashe Stadium, Serena Williams deu adeus ao heptacampeonato do US Open em uma belíssima disputa contra Victoria Azarenka na semifinal. A partida marcou a 39ª semifinal de Grand Slam da estadunidense, que acumula 23 títulos de majors (7x AO, 3x RG, 7x WB e 6x USO).

Do outro lado, Naomi Osaka derrotou a #24 Jennifer Brady e decidiu o título de 2020 com a bielorrussa. Azarenka fez 6/1 no primeiro set, mas sofreu com a jovem de 23 anos e ficou com o vice.

(Photo by Matthew Stockman/Getty Images)

No fim de setembro, Novak Djokovic conquistou o Aberto de Roma, no Foro Itálico, e se tornou o maior campeão de Masters 1000, com 36 títulos.

Campanha Masters de RomaNovak Djokovic
1ª rodada2×0 Salvatore Caruso
2ª rodada2×0 Filip Krajinovic
Quartas de final2×1 Dominik Köpfet
Semifinal2×0 Casper Ruud
Final2×0 Diego Schwartzman

Outubro

O terceiro e último Grand Slam desta temporada especial, uma vez que Wimbledon foi cancelado, começou no dia 27 de setembro, em Paris, França. O frio parisiense afetou as quadras do complexo, as quais ficaram mais lentas. Entretanto, os tenistas não deixaram a desejar.

Sem muitas surpresas, Novak Djokovic e Rafael Nadal, atuais #1 e #2, respectivamente, compuseram a decisão na quadra Philippe-Chatrier. Apelidado como ‘rei do saibro’, Nadal atropelou o sérvio e levantou pela décima terceira vez o troféu do major.

(Photo by Julian Finney/Getty Images)

Se na chave masculina a final foi previsível, o oposto aconteceu na feminina. Logo na segunda ronda, Serena Williams abandonou a competição por lesão no tendão de Aquiles.

– Eu realmente queria fazer um esforço aqui. Estou sentindo muitas dores para andar, então esse me parece ser um sinal de que eu devo tentar me recuperar – disse Serena.

Para chegar a final, Iga Swiatek, jovem polonesa de 19 anos, eliminou Marketa Vondrousova, Hsieh Su-wei, Eugenie Bouchard, Simona Halep – cabeça de chave número 1 do campeonato – Martina Trevisan e Nadia Podoroska. A adversária Sofia Kenin também superou grandes jogadoras, como Petra Kvitová, ex #2 do ranking da WTA.

Swiatek surpreendeu mais uma vez e venceu Kenin em sets diretos (6/4 e 6/1). Além de vencer o primeiro Grand Slam da carreira, a tenista tornou-se a primeira polonesa a conquistar um título desse porte em simples.

(Photo by THOMAS SAMSON/AFP via Getty Images)

Novembro

Ainda no mês de outubro, Novak Djokovic decidiu não participar do Masters 1000 de Paris, enquanto Dominic Thiem desistiu por conta de uma lesão no pé.

O Masters parisiense foi decidido entre Alexander Zverev, da Alemanha, e o russo Daniil Medvedev. Zverev foi melhor no primeiro set, porém, Medvedev virou e confirmou a vitória.

Campanha Masters 1000 ParisAlexander ZverevDaniil Medvedev
1ª rodada2×0 Miomir KecmanovicWO Kevin Anderson
2ª rodada2×1 Adrian Mannarino2×1 Alex de Minaur
Quartas de final2×0 Stan Wawrinka2×0 Diego Schwartzman
Semifinal2×0 Rafael Nadal2×0 Milos Raonic
Final1×2 Daniil Medvedev2×1 Alexander Zverev

Apesar de ter sido derrotado na semifinal, Rafael Nadal alcançou a incrível marca de 1000 vitórias na carreira, após bater Fernando Lopez na terceira rodada do Masters 1000 de Paris. Clique aqui para conferir quais tenistas estão ao lado de Nadal.

(Photo by FRANCK FIFE/AFP via Getty Images)

Para fechar 2020, o ATP World Tour Finals, competição entre os oito melhores tenistas do ano, foi muito disputado e emocionante. Novak Djokovic, Rafael Nadal, Dominic Thiem, Daniil Medvedev, Stefanos Tsitsipas, Alexander Zverev, Andrey Rublev e Diego Schwartzman foram os atletas que mais pontuaram.

Pela sexta vez, Djokovic terminou a temporada em primeiro lugar do ranking mundial da ATP. Desta forma, o sérvio de 33 anos se igualou ao estadunidense Pete Sampras, que finalizou no topo do mundo entre os anos de 1993 a 1998.

Primeira rodada Grupo Londres 2020:

Rafael Nadal 2×0 Andrey Rublev

Dominic Thiem 2×1 Stefanos Tsitsipas

Primeira rodada Grupo Tokyo 1970:

Novak Djokovic 2×0 Diego Schwartzman

Daniil Medvedev 2×0 Alexander Zverev

Segunda rodada Grupo Londres 2020:

Rafael Nadal 0x2 Dominic Thiem

Stefanos Tsitsipas 2×1 Andrey Rublev

Segunda rodada Grupo Tokyo 1970:

Novak Djokovic 0x2 Daniil Medvedev

Alexander Zverev 2×1 Diego Schwartzman

Terceira rodada Grupo Londres 2020:

Rafael Nadal 2×1 Stefanos Tsitsipas

Dominic Thiem 0x2 Andrey Rublev

Terceira rodada Grupo Tokyo 1970:

Novak Djokovic 2×0 Alexander Zverev

Daniil Medvedev 2×0 Diego Schwartzman

Semifinal 1:

Rafael Nadal 1×2 Daniil Medvedev

Semifinal 2:

Novak Djokovic 1×2 Dominic Thiem

(Photo by Clive Brunskill/Getty Images)

Siga os perfis do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo